Morre Antônio Megale, ex-presidente da Anfavea, aos 66 anos

Executivo comandou a associação das fabricantes entre 2016 e 2019 e é considerado o "pai" do regime automotivo Rota 2030 Morreu nesta sexta-feira (13) Antônio Megale, que presidiu a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) entre 2016 e 2019. Ele foi considerado por muitos o "pai" do Rota 2030, conjunto de regras e objetivos para apoiar desenvolvimento tecnológico, eficiência energética e outros pilares da produção automotiva. Por que os fabricantes querem que você pague (ainda mais) caro por automóveis? "O futuro é eclético, e não apenas elétrico", diz presidente da Anfavea Produtos brasileiros precisam ser competitivos da “porta para fora”, diz novo presidente da Anfavea Megale teve papel importante na evolução da indústria nacional com o Rota 2030. Após o fim do Inovar-Auto em 2017, outro programa do governo de incentivos a tecnologia e evolução da cadeia produtiva, o então executivo encabeçou o novo plano e foi responsável por convencer o presidente da República da época, Michel Temer, a tirar o projeto do papel. Segundo a Anfavea, Megale derrubou “todas as barreiras” e conseguiu concretizar o Rota 2030 em julho de 2018. Meses depois, em outubro do mesmo ano, Temer assinou o decreto e regulamentou o programa na abertura do Salão do Automóvel de São Paulo. Ele se dedicou por quatro décadas ao setor automotivo. Além de ter sido presidente da Anfavea, também esteve à frente da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) entre 2011 e 2014, e foi vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) entre 2017 e 2021. No ano passado, havia anunciado sua aposentadoria. Antônio Megale era mineiro e formado em engenharia mecânica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com pós-graduação em administração de empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em sua trajetória na indústria, ainda foi diretor de assuntos governamentais da Volkswagen do Brasil, e somou passagens por Chrysler e Renault. Deixou a esposa e dois filhos. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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