Mercedes-Benz apresenta o eActros, caminhão elétrico com autonomia de 500 quilômetros

As vendas começam já neste ano, mas a produção fica para o final de 2024  A Mercedes-Benz Trucks revelou a versão em série do primeiro caminhão elétrico de longa distância. O fabricante apresentou hoje o Mercedes-Benz eActros 600 como uma estreia mundial para um público internacional em um evento ao sul de Hamburgo. Com este camião elétrico pesado, o fabricante planeia definir o novo padrão no transporte rodoviário de mercadorias – em termos de tecnologia, sustentabilidade, design e rentabilidade para operadores de frotas eletrônicas.  A elevada capacidade da bateria de mais de 600 quilowatts-hora – daí a designação do modelo 600 – e um novo eixo motor elétrico particularmente eficiente desenvolvido internamente, permitem que o e-truck alcance uma autonomia de 500 quilómetros sem carregamento intermediário. Portanto, o eActros 600 poderá percorrer significativamente mais de 1.000 quilômetros por dia. Isto é possível graças ao carregamento intermediario durante as pausas pré-determinadas. De qualquer forma, cerca de 60 por cento das viagens de longa distância dos clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa são inferiores a 500 quilómetros, o que significa que a infraestrutura de carregamento nos depósitos e nos pontos de carga e descarga é suficiente nesses casos. Para todas as outras utilizações, a expansão contínua da infraestrutura de carregamento pública é vital para tornar o camião elétrico viável para transporte de longa distância em toda a Europa. Além do carregamento CCS com até 400 kW, o eActros 600 também permitirá posteriormente o carregamento em megawatts (MCS). Desde o início das vendas, os clientes podem solicitar uma pré-instalação para isso.  O veículo foi tecnicamente projetado para um peso bruto combinado de até 44 toneladas. Com semirreboque padrão, o eActros 600 tem uma carga útil de cerca de 22 toneladas na UE. Em alguns casos, a legislação nacional pode permitir uma carga útil mais elevada. Visualmente, o e-truck é caracterizado por um design fundamentalmente novo e purista, com linhas claras e formato aerodinâmico. No que diz respeito à rentabilidade dos operadores de frotas, o camião eléctrico pretende estabelecer novos padrões, substituindo a longo prazo a maioria dos camiões a diesel no importante segmento de transporte de longo curso. O núcleo do conceito da Mercedes-Benz Trucks para transporte de longa distância elétrico a bateria é oferecer aos clientes uma solução holística que consiste em tecnologia de veículos, consultoria, infraestrutura de carregamento e serviços.  As vendas do caminhão elétrico começam este ano. O início da produção em série está previsto para o final de 2024. Além do pesado, a Mercedes-Benz Trucks também produzirá variantes rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado, oferecendo aos clientes outras aplicações possíveis para transporte totalmente elétrico. Uma frota de cerca de cinquenta veículos protótipos está sendo construída, alguns dos quais também serão colocados em testes práticos com os primeiros clientes numa próxima etapa. Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “O eActros 600 representa a transformação do transporte rodoviário de mercadorias em direção à neutralidade de CO2 como nenhum outro camião com estrela de três pontas. Caracteriza-se por uma tecnologia de acionamento altamente inovadora que pode oferecer aos nossos clientes uma eficiência energética particularmente elevada e, portanto, rentabilidade. Isto torna a entrada na mobilidade elétrica ainda mais atrativa para os operadores de frotas.” Preço da eletricidade e sistema de portagens são decisivos para a rentabilidade em comparação com os camiões a gasóleo   O período de tempo dentro do qual os operadores de frota podem alcançar a paridade de custos com um camião a diesel comparável utilizando o eActros 600 no transporte de longa distância difere de país para país, em particular dependendo do preço da eletricidade e do gasóleo e do sistema de portagens. Nos grandes países de trânsito como França e Alemanha, por exemplo, o baixo preço da eletricidade e as portagens planeadas para camiões baseadas em CO2, respetivamente, têm um efeito positivo nos custos operacionais dos camiões elétricos a bateria. Isto significa que o eActros 600 pode ser mais rentável do que um camião de longo curso a diesel num período médio de manutenção do veículo de cerca de cinco anos ou após cerca de 600.000 quilómetros – apesar de um preço de compra cerca de duas a duas vezes e meia superior ao preço de aquisição. equivalente diesel. É possível economizar mais de 80% de CO2 em comparação com caminhões a diesel durante todo o ciclo de vida  A pegada de CO2 do eActros 600 depende fortemente do mix de eletricidade utilizado para a operação de condução. Com o atual mix energético europeu, o eActros

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As vendas começam já neste ano, mas a produção fica para o final de 2024  A Mercedes-Benz Trucks revelou a versão em série do primeiro caminhão elétrico de longa distância. O fabricante apresentou hoje o Mercedes-Benz eActros 600 como um >>>

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