Chevrolet confirma fim de linha de Cruze e Cruze Sport para o final deste ano na Argentina

Chevrolet confirma que produção de Cruze e Cruze Sport6 vai se encerrar em Alvear, Santa Fé, na Argentina, neste último trimestre de 2023 depois de quase oito anosFaz tempo algum tempo que não se ouve falar sobre o Chevrolet Cruze e Cruze Sport6. Mas o sedã e o hatch médio continuam à venda em nosso mercado, mas por mais alguns meses. Possivelmente, até o início de 2024, quando os estoques devem ser zerados. A informação foi antecipada pelo jornal argentino Ámbito Financeiro e depois disso a própria marca confirmou que ele continua na linha de produção até o fim do quarto trimestre de 2023, encerrando uma produção de quase oito anos. Lançado aqui em 2011 no lugar do Vectra, o Cruze chegou ao nosso mercado com o propósito de ser um carro global e por um certo tempo ele realmente foi. A reestilização da primeira geração chegou em 2014 e uma nova geração já estava em desenvolvimento. Ela saía de São Caetano do Sul (SP) para Alvear, em Santa Fé, na Argentina, a partir de 2016, quando foi lançada a segunda geração do sedã e hatch médio. Em 2019, o Cruze ganhou a primeira reestilização e desde então seguiu praticamente sem novidades. A última novidade foi em janeiro do ano passado, quando o sedã ganhou a série Midnight e o hatch a RS. “O Cruze continuará sendo produzido até o final de 2023, fechando um ciclo de fabricação bem-sucedido de quase 8 anos na Argentina. A GM continuará produzindo peças de reposição em seu Complexo Industrial Automotivo neste país pelos próximos 10 anos.”, destacou a Chevrolet em comunicado. Os primeiros rumores surgiram com o jornal argentino Ámbito Financeiro, que descobriu que a marca teria retirado o sedã médio e o hatch médio não estaria mais disponível para os planos de consórcios no país vizinho. A informação foi repassada a concessionários e fornecedores.O indicativo era claro desde meados de 2020. A Argentina tinha se tornado o único país no mundo que ainda produzia os dois modelos. Outrora global, o nome Cruze passou a ser totalmente regional. Não há planos de um substituto e a Chevrolet dará adeus ao segmento de hatchs/sedãs médios, onde sempre foi muito forte desde o lançamento do Monza, na década de 1980. Desde então, a marca apresentou o Vectra, Astra, Astra SW e Vectra GT na década de 1990 e 2000, enquanto o Cruze apareceu como o quarto da ordem.Além disso, o fim da produção marca o fim também da plataforma modular D2XX na região, que ainda será usada pela atual geração do Equinox por mais alguns anos. Outro ponto que precisa ser destacado é que o fim do Cruze Sport6 marcará em definitivo o fim do segmento de hatchs médios. Quem deseja um modelo deste porte, terá que partir para soluções muito mais caras, como Audi A3 Sportback, BMW Série 1 e Mercedes-Benz Classe A. Em nosso mercado, a linha Cruze é vendida com motor 1.4 16v Ecotec Turbo Flex que desenvolve 153/150cv de potência com torque de 24,5/24,0kgfm, sendo acoplado ao câmbio automático de 6 marchas.Em nosso mercado, o Cruze vendeu desde seu lançamento, em 2011, 205.733 unidades, enquanto o Cruze Sport6 emplacou um pouco menos: 90.206 unidades. Juntos, a Chevrolet vendeu pouco mais de 295 mil unidades só no nosso mercado. Em 2021, a fábrica de Alvear chegou a marca de 150.000 unidades produzidas do Cruze de segunda geração, feito integralmente na Argentina e que abastecia nosso mercado. Hoje, acredita-se que o valor produzido é próximo de 200.000 unidades. A Chevrolet não fala em nenhum modelo para colocar em seu lugar. Atualmente, o Cruze parte de R$ 148.650 e o Cruze Sport6 é vendido em versão única por R$ 168.190.Fotos: Chevrolet / divulgação

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