Exclusivo: BMW i5 é o anti-Tesla de quase 600 cv e que chega ao Brasil em 2024; teste

Sedã elétrico do Série 5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chega a 250 km/h; confira as impressões A BMW vai ampliar seu extenso catálogo de carros elétricos no Brasil. Atualmente, a marca alemã oferece três SUVs (iX1, iX3 e iX) e dois sedãs (i4 e i7), mas este número vai aumentar com a chegada do inédito BMW i5 M60 xDrive. E isso acontece em 2024. Novo BMW X7 chega ao Brasil em outubro com motor V8 e faróis de Fiat Toro BMW iX M60 acelera como um X6 M e custa mais de R$ 1 milhão; teste BMW i7 M70 tem 660 cv, mas passa longe de ser um sedã elétrico esportivo; testamos Autoesporte esteve em Lisboa (Portugal) para conhecer e dirigir o novo sedã elétrico que, como o nome sugere, é baseado na oitava geração do Série 5. Aliás, é plausível dizer que esta será a última geração do Série 5 a ser oferecida em versões com motores a combustão. Vamos começar pela concepção do i5 M60 e pelo verdadeiro objetivo do sedã elétrico nas lojas. Ainda que as vendas de SUVs estejam em alta em todo o planeta, os sedãs desempenham um papel global estratégico, principalmente na Europa e na China (onde o modelo também será produzido para atender o mercado local). Traseira do BMW i5 tem visual elegante por conta do filete cromado que corta as lanternas Divulgação Neste segmento, o seu principal rival será o Tesla Model S, que é um dos carros elétricos mais vendidos do mundo, especialmente nos países nórdicos (como Suécia, Finlândia e Dinamarca) e nas grandes metrópoles dos Estados Unidos e China. Estamos falando de um carro com grande potencial nessas regiões — e um possível best-seller. A BMW pode até se aproveitar da atual situação da Tesla, que encara processos judiciais em todo mundo pela falta de qualidade. Alguns proprietários encontraram rachaduras nas carrocerias de carros novos. Outros contrataram upgrades que não foram instalados nos veículos, como freios esportivos. Carros da Tesla acumulam defeitos, acidentes e manobras questionáveis da empresa Voltando ao i5, o sedã elétrico tem 5,06 metros (9,7 centímetros a mais que o Série 5 anterior), 1,90 m de largura (3,2 cm a mais), 1,51 m de altura (3,6 cm extras) e 2,99 m de distância entre-eixos (ou 2 cm a mais que o antecessor). Aos que criticam o design da BMW pela grade frontal cada vez maior, o i5 tem um estilo mais comedido. Aqui, a peça se projeta para a lateral do carro – e não de forma vertical como no iX. Grade frontal é contornada por um filete de LED que fica iluminado durante a noite Divulgação Em comparação com o Série 5 a combustão, há algumas mudanças. A grade frontal é fechada, já que carros elétricos não utilizam muito o vento para resfriar a bateria e o motor elétrico. A traseira é a parte que mais gosto. Além do design estreito das lanternas, elas receberam um leve acabamento cromado na parte central que traz um charme de carro executivo. O para-choque traseiro foi pintado de preto para incorporar ares de esportividade. Em suma, estamos falando da versão M, a mais esportiva e cara do i5. Visual do novo i5 está bem equilibrado Divulgação O público europeu ainda poderá comprar a versão perua, Touring, que já foi flagrada em testes na Alemanha. A BMW mostrou o modelo aos jornalistas presentes, mas todos os celulares foram lacrados e nenhuma foto foi registrada. Posso garantir: é uma das peruas mais lindas que já vi. A perua terá exatamente o mesmo painel da versão sedã, com uma tela interligada para central multimídia Divulgação O BMW i5 tem duas opções mecânicas. A versão eDrive40 tem motor elétrico traseiro que desenvolve 340 cv de potência e até 43,9 kgfm de torque. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6 segundos e a velocidade máxima é de 193 km/h. Segundo a BMW, a autonomia pode chegar a 582 km em ciclo WLTP com 100% de carga na bateria. Já a versão que dirigi em Lisboa, a M60 xDrive, tem dois motores elétricos (um em cada eixo) que são capazes de entregar 598 cv. Seu torque chega a 83,7 kgfm quando a função do launch control está ativada. Como resultado, o sedã elétrico pode atingir 100 km/h em míseros 3,8 segundos. Imagine uma futura versão M Competition… Aos motoristas que dirigem em rodovias sem limite de velocidade (não é o caso dos portugueses, restritos a 130 km/h), o i5 pode atingir 250 km/h. Por conta do vigor extra dos motores, sua autonomia acaba sendo menor: 516 km. Basta pincelar o pé no acelerador do i5 para as costas grudarem no banco Divulgação Vale lembrar que o ciclo WLTP utilizado na Europa é mais generoso do que os parâmetros de medição aprovados pelo Inmetro em 2023. A tendência é que tanto o i5 eDrive40 quanto o i5 M60 xDrive tenham números menores quando forem lançados no Brasil. Para o nosso test-drive, a BMW preparou um trajeto de cerca de 100 km que partiu do norte de Lisboa e foi até a freguesia turística de Ericeira. O trânsito matutino da capital portuguesa não permitiu acelerar muito no início da rodovia, mas o poder enjaulado nos dois motores elétricos do i5 se fazia presente nas saídas dos pedágios. O sedã

Exclusivo: BMW i5 é o anti-Tesla de quase 600 cv e que chega ao Brasil em 2024; teste
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Sedã elétrico do Série 5 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e chega a 250 km/h; confira as impressões A BMW vai ampliar seu extenso catálogo de carros elétricos no Brasil. Atualmente, a marca alemã oferece três SUVs (iX1, iX3 e iX) e dois sedãs >>>

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