Como funciona um radar de velocidade?

Radares fixos e móveis trabalham de formas completamente distintas São os radares que entregam quando um motorista está acima do limite de velocidade da via. Vale ressaltar, antes de tudo, que fixos e móveis trabalham de formas completamente distintas e usam física pura para cobrar por uma foto do seu veículo entregue em casa. Brincadeiras à parte, explicaremos neste artigo como funciona os radares fixos, aqueles de poste conhecidos por muitos como pardal, e os móveis, que são os usados geralmente por um operador, seja do tipo pistola ou em estrutura com formato de caixote. Radar de velocidade: qual é a tolerância para não ser multado? Preciso dar passagem na pista da esquerda se eu já estiver no limite de velocidade da estrada? Passar no sinal amarelo dá multa? Radares móveis Embora todos os medidores de velocidades sejam popularmente conhecidos como radares de velocidade, apenas os móveis poderiam ser chamados assim, de fato. Os postes com câmeras são apenas medidores e não trabalham como radar, e a explicação para isso está no conceito físico usado por cada um dos sistemas. A principal diferença está na forma como o aparelho capta a velocidade do veículo. No caso dos radares móveis é emitida uma onda eletromagnética contra o veículo, que a rebate. Seguindo Efeito Doppler, um fenômeno físico ondulatório que mede velocidade pela propagação da onda, a frequência rebatida é proporcional a velocidade do carro. Com isso, o operador consegue ver se o veículo está acima da velocidade e aplicar a multa. Medidores de velocidades (fixos) Os medidores de velocidade fixos (ou radares fixos, no popular) funcionam através de sensores instalados no asfalto. Você já deve ter observado, na cidade ou na estrada, que próximo aos postes com câmeras há marcas no chão, seja um pouco a frente ou mais atrás da instalação. Essas marcações, são na verdade laços indutivos. Eles não têm um formato padrão, mas geralmente os radares contam com dois ou três desses colocados no chão. Seu funcionamento também tem base na física. Quando o veículo passa pelos laços indutivos, eles mandam sinais para o sistema, que mede o tempo em que o veículo passou por cada um deles. Dividindo isso pela distância entre os sensores, o computador terá a velocidade do carro. Se estiver acima da permitida pela via, a câmera fotografa. No entanto, há algumas ações após isso. As imagens são enviadas ao órgão de trânsito responsável pela via e um operador analisa os dados para registrar a infração (gerando a multa que chega ao condutor), ou então anula. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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