Ônibus O 500 da Mercedes-Benz tem economia de 10% no consumo de combustíveis

Novos O 500 para regiões andinas e outros países da América Latina também foram testados no Brasil, Chile e México  Lançados no último mês de julho, os novos chassis de ônibus rodoviários Mercedes-Benz para países da região andina e da América Latina – O 500 RSD 2448 6x2 de 478 cv e O 500 RS 1945 4x2 de 448 cv Euro 5 – chegaram ao mercado após um intenso programa de testes sob condições severas em grandes altitudes de estradas peruanas, a mais de 4.000 metros, a fim de avaliar performance, consumo, robustez e segurança.  “Os testes na Cordilheira dos Andes no Peru nos trouxeram um excelente resultado: os novos ônibus O 500, mais potentes, chegaram a economizar até 10% de combustível, em comparação ao portfólio atual, conforme as condições da estrada e o estilo de condução do motorista. Isso se deve à harmonia do trem de força, que se destaca pelo novo motor Mercedes-Benz OM 460 LA, pela transmissão automatizada ZF Traxon, eixos traseiros robustos e gerenciamento eletrônico”, afirma Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina. “Nos testes da região andina peruana, este conjunto motriz reafirmou sua robustez e resistência, chegando a operar com folga em subida constante por 3 a 4 horas condição comum nessa topografia. Além disso, é importante destacar que as avançadas tecnologias dos modernos ônibus O 500 oferecem alto padrão de conforto e segurança para os passageiros e de condução para o motorista”. O 500 foi testado em trajetos severos e condições extremas  Os testes no Peru, em condições similares às operações regulares dos ônibus O 500 em grandes altitudes, envolveram trajetos muito severos, com várias adversidades, estradas em boas condições e também algumas não pavimentadas, inclinações acentuadas e temperaturas baixas.  Antes da etapa peruana, os novos ônibus foram submetidos a testes de durabilidade e performance no Brasil e no México, onde atualmente já estão com mais de 400.000km. No Chile, foram realizados ajustes finos do trem de força e análises de partida em frio e saídas em rampas.  “Esses veículos foram testados nas mais rigorosas condições de altitude e temperatura. O desenvolvimento foi pensado em atender principalmente às operações de transporte rodoviário de passageiros na região andina, como de fretamento no segmento da mineração e turismo”, ressalta Mauricio Yamamoto, Managing Director de Ônibus para a América Latina. “No Peru, alguns testes contaram com a participação de motoristas instrutores de empresas clientes, que puderam experimentar o desempenho do novo O 500 em primeira mão e verificar a economia no consumo além de conhecer detalhes das tecnologias de segurança e de auxílio à condução”. O 500 são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil  Os novos O 500 são produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil em sua fábrica de São Bernardo do Campo, na Região Metropolitana de São Paulo. A linha de produção desses veículos é a mais avançada do setor no País, utilizando conceitos da Indústria 4.0.  Tanto o O 500 RSD 2448 6x2 de 478 cv@1.800 rpm e torque de 2.300 Nm@1.100 rpm, “El más potente”, como o O 500 RS 1945 4x2 de 448 cv@1.800 rpm e torque de 2.200 Nm@1.100 rpm, são equipados com o motor Mercedes-Benz OM 460 de 6 cilindros e 12,9 litros, similar à versão consagrada no caminhão extrapesado Mercedes-Benz Actros. Os veículos atendem às legislações locais de emissões com a consagrada tecnologia Euro 5.  “Para obter mais potência e eficiência, lançamos o motor OM 460 para os veículos O 500 que atendem aos países andinos e outros mercados latino-americanos, o qual possui o aumento da capacidade volumétrica para 12,9 litros, novo turbocompressor com pressão de 2.4 bar e nova pressão de injeção de diesel de max de 2.200 bar para garantir uma melhor pulverização do combustível e queima mais efetiva”, diz Jens Burger. “Além disso, passou a ser equipado com novo módulo de controle do motor, nova arquitetura eletrônica, nova unidade de processamento de ar eletrônica eAPU e eVisco controle inteligente de acionamento do ventilador do radiador”. Transmissão automatizada ZF Traxon, robusta e econômica  O trem de força desses novos ônibus rodoviários O 500 conta com a robusta transmissão automatizada ZF Traxon de 12 marchas, com opção de Over Drive e Direct Drive e com possibilidade de receber Intarder, sistema de freio auxiliar Retarder.  “Entre as principais características da Traxon destacam-se uma estratégia de mudanças de marcha que prioriza a economia de combustível, funcionamento silencioso, alto torque de entrada, menor volume de óleo lubrificante e menor custo de manutenção”, afirma Jens Burger.  Essa transmissão vem equipada ainda com EcoMode (maior eficiência no c

Ônibus O 500 da Mercedes-Benz tem economia de 10% no consumo de combustíveis
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