Motoristas de Uber e 99 podem cobrar mais para ligar o ar-condicionado do carro? Empresas respondem

Polêmica está cada vez mais comum pelo Brasil com a chegada do calor Está aumentando os casos nas redes sociais de reclamações quanto a cobrança adicional que motoristas de aplicativo estão praticando para ligar o ar-condicionado. Com temperaturas chegando aos 40 graus nas últimas semanas, a prática gerou revolta na internet. Autoesporte entrou em contato com Uber e 99 para saber se a medida é legal, mas as empresas deram respostas opostas. Entenda a polêmica No caso do veículo da imagem que abre essa reportagem, o motorista pede R$ 2 de “caixinha” para ligar o ar-condicionado e entregar mais conforto ao passageiro. Mas há outras reclamações com cobranças de R$ 1 e até R$ 5. A exigência dos condutores associados aos aplicativos se dá por causa do gasto extra pelo uso do ar. Motoristas de Uber podem virar CLT; será que todos querem vínculo empregatício? Uber divulga lista de carros que não serão aceitos a partir de 2024; veja se o seu é um deles Prefeitura de São Paulo lança aplicativo de transporte rival de Uber e 99 Na maioria dos casos a cobrança é indireta com uma plaquinha virada para o banco traseiro constando o valor e o número do pix, em que deve ser enviado a taxa. A ideia dividiu opiniões, já que uns entendem que o ar-condicionado já está incluso na corrida, enquanto outros defendem os motoristas sobre a redução do lucro no trabalho. Em algumas corridas o motorista simplesmente se nega a ligar o sistema, como aconteceu com André Paixão, editor de conteúdo da Autoesporte, nesta semana. “Pedi um Uber X no aeroporto de Congonhas para minha casa, uma viagem de cerca de 40 minutos que custou em torno de R$ 65. Quando o carro chegou, todos os vidros estavam abertos. Eram 20h15 e fazia 30 graus. Assim que pedi ao motorista para ligar o ar-condicionado, ele perguntou qual era a categoria que havia solicitado. Disse que era Uber Vip. Ele então afirmou que só ligaria o ar-condicionado se fosse Confort ou acima. Depois, disse que o veículo sequer dispunha do recurso. O carro em questão era um Nissan V-Drive que, sim, contava com o dispositivo. Confrontei o motorista sobre a mentira, mas ele afirmou que não iria ligar o ar-condicionado", relata Paixão. A Uber dz uma coisa e a 99 diz outra Divulgação As empresas de aplicativos se esquivam do caso. A Uber, por exemplo, emitiu uma nota à nossa reportagem afirmando que o uso do ar-condicionado deve ser combinado entre motorista e passageiro, e que não há obrigatoriedade do uso do sistema. Entretanto, reforça que cobranças efetuadas fora da plataforma violam o código da empresa. "O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma da Uber, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black etc.). Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens. A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos. Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar a viagem caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência em cada viagem pode ser avaliada por ambas as partes, com o objetivo de tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade. É importante reforçar que o Código da Comunidade Uber estabelece que o motorista parceiro deve realizar manutenção para garantir as condições de funcionamento de todos os itens do veículo, incluindo aqueles exigidos pela legislação, e que usuários não devem aceitar cobranças realizadas fora da plataforma da Uber, que representam violação ao Código e podem levar à desativação da conta responsável", comunica a empresa. A 99 concorda. “A utilização ou não do ar-condicionado deve ser combinada entre motorista parceiro e passageiro para que a viagem ocorra de forma confortável para ambos”, diz a nota da empresa. Que conclui afirmando que "o bom senso, respeito, empatia e gentileza são fundamentais para que a experiência do passageiro e do motorista parceiro seja a melhor possível. Após a viagem, tanto os condutores quanto passageiros são incentivados a avaliar suas corridas, podendo registrar eventuais ocorrências.” E indica o Guia da Comunidade 99 para mais informações. Diferente do que fez a Uber ao citar que não é permitida cobrança extra durante a viagem, proibindo a caixinha do ar-condicionado, a 99 não declarou no comunicado a autorização ou proibição dessa ação. No entanto, em uma nota emitida no ano passado, o aplicativo informou que "o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo" durante a viagem, proibindo a prática também. Motorista de aplicativo Getty Autoesporte reforça que o passageiro não deve aceitar nenhum tipo de cobrança além da que está sendo mostrada pelo aplicativo. O carro bebe mais combustível com o ar-condiciona

Motoristas de Uber e 99 podem cobrar mais para ligar o ar-condicionado do carro? Empresas respondem
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Polêmica está cada vez mais comum pelo Brasil com a chegada do calor Está aumentando os casos nas redes sociais de reclamações quanto a cobrança adicional que motoristas de aplicativo estão praticando para ligar o ar-condicionado. Com temperaturas ch >>>

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