BYD passa a Ford e vira a quarta marca que mais vende carros no mundo; Toyota é líder

Em agosto, marca chinesa alcançou a posição no ranking e já causa preocupação na Europa A BYD é a quarta marca que mais vendeu carros no mundo, segundo levantamento da TrendForce, empresa especializada em mercado. A montadora chinesa ultrapassou a Ford, que sofreu declínio nas vendas e foi ultrapassada também pela Hyundai no mês de agosto. Quem ainda lidera é a Toyota, com 9,8% do mercado mundial, segundo o levantamento da consultoria, que afirma que foram vendidos 5,5 milhões de automóveis nos 37 principais mercados do planeta. Em segundo lugar está a Volkswagen com 6,5% e a Honda, com 4,9%, ficou com a terceira posição. A BYD aparece na quarta colocação e bem perto do pódio, com a fatia de 4,8% do total de vendas mundial. Exclusivo: andamos no BYD Seagull, o próximo carro elétrico “mais barato do Brasil” Carro elétrico mais barato do Brasil e mais: 8 novidades chinesas que serão lançadas no país BYD Dolphin Plus é nova versão do elétrico com 204 cv, rodão e preço de SUV compacto Para chegar a essa posição, a BYD teve um aumento de 5% nas vendas em relação a julho e contou com a queda de 6,7% da Ford. Carros da BYD na linha de montagem autoesporte O grande responsável por esse crescimento foi o próprio mercado chinês, que teve 1,9 milhão de carros vendidos em agosto segundo a CPCA (sigla em inglês para Associação de Automóveis de Passageiros da China). A BYD lidera em casa com 12% do mercado local, mas tem crescido no volume de exportações, chegando ao mercado europeu, inclusive. Nos últimos 12 meses, a fabricante exportou mais de 150 mil veículos. Essa chegada à Europa tem preocupado não só os fabricantes locais como as autoridades. Neste mês, o Parlamento Europeu lançou uma ofensiva para investigar os subsídios do governo chinês para baratear os produtos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o continente estava aberto à competição, mas “não a uma corrida ao fundo do poço”. “Os mercados globais estão agora inundados com carros elétricos mais baratos e os seus preços são mantidos artificialmente baixos por enormes subsídios estatais”, disse von der Leyen, segundo agências de notícias. Ofensiva também no Brasil BYD Dolphin é o elétrico mais vendido do Brasil Divulgação O aumento das vendas das marcas chinesas também é assunto nas reuniões das fabricantes instaladas no Brasil há mais tempo. Empresas têm defendido que o governo aumente os impostos sobre carros elétricos, o que afetaria diretamente as empresas que importam carros a bateria da China. A BYD é uma delas e lidera o mercado de elétricos por aqui com o Dolphin, um hatch compacto com preço inicial na faixa dos R$ 150 mil que fez muitas montadoras entrarem em uma guerra de preços para enfrentar a concorrência. Vale lembrar que o catálogo de elétricos da fabricante ainda conta com o sedan Han e os SUV Tan e Yuan Plus. Há também o híbrido Song Plus. Durante o último sábado, a BYD vendeu 603 unidades de veículos elétricos. Para ter uma referência, todas as outras montadoras que comercializam veículos desse tipo, juntas, anotaram 511 emplacamentos durante todo o mês de agosto. “O novo recorde de vendas no último sábado é uma prova da confiança dos brasileiros nos carros da BYD e mais um passo rumo a um futuro mais verde e sustentável. Nossas concessionárias em todo o país ficaram lotadas durante todo o sábado e estamos muito felizes com o resultado”, disse Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD. Fábrica em Camaçari Fábrica que era da Ford em Camaçari (BA) Getty Images Nesta quinta-feira (28), Baldy disse, durante evento de lançamento do novo Dolphin Plus, que o aumento dos impostos seria apenas um boato e que o governo ainda não informou nada, mas que isso não preocupa a empresa que está em processo avançado de assumir a fábrica que era da Ford em Camaçari (BA). Segundo o porta-voz da empresa, o assentamento da pedra fundamental está programado para o próximo dia 9 de outubro. “A partir daí assumimos a fábrica e começamos o processo de reformas e adaptações”, disse. O executivo também disse que a previsão de início da produção voltou a ser o final de 2024. Há poucas semanas, a expectativa havia sido adiada para o início de 2025. A BYD anunciou investimento de R$ 3 bilhões para a construção do complexo, que também contará com um centro de pesquisa e desenvolvimento. Segundo Baldy, na cerimônia do próximo dia 9, haverá mais anúncios de investimentos na região por parte de fornecedores. O centro promete desenvolver produtos para o mercado nacional. “Teremos o primeiro híbrido plug-in a etanol do país”, prometeu Baldy. A fábrica, no entanto, deve começar as suas atividades com a nacionalização do elétrico Dolphin e do SUV híbrido Song Plus. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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