JAC E-J7: como é guiar o primeiro sedan elétrico do Brasil

O JAC E-J7 traz em seu currículo o selo de ser o primeiro sedan elétrico à venda no Brasil. E claro que isso carrega aspectos positivos e outros nem tanto, dependendo do ponto de vista. Oferecido atualmente a partir de R$ 234.900, o E-J7 é equipado com motor elétrico de 193 cv de potência no eixo dianteiro e 34,7 kgfm de torque. A aceleração é um dos pontos fortes do EJ-7, chegando de 0-100 km/h em 5,9 segundos, número que impressiona se levarmos em consideração os seus 1.650 kg. Lançado no Brasil em novembro de 2021 com preço de R$ 259.900, o E-J7 chegou importado da China e mede 4,76m de comprimento, 2,76m de entre-eixos, 1,82m de largura e tem 1,49m de altura. Seu porta-malas é destaque no segmento, podendo carregar até 520 litros. Carro de boa construção, o E-J7 é fruto da parceria da JAC Motors com a Volkswagen na China. Por lá, o modelo é vendido com nome de Si Hao E50a. Consumo A JAC divulga o cálculo de autonomia pelo ciclo europeu WLTP, que é de 402 km, mas segundo os dados do INMETRO, a medição brasileira, ele pode rodar 259 km. A real é que você certamente vai conseguir guiar por uns 300 km sem precisar recarregar. A bateria do E-J7 é de 50,1 kWh. Se considerarmos o custo médio da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), de R$0,62 por kWh, o dono do E-J7 vai gastar R$ 7,75 a cada 100 km. Se compararmos com a gasolina, isso seria o equivalente a gastar 1,2 litro e conseguir rodar 100 km, ou seja, o EJ-7 realmente preza pela economia. Ainda por esse cálculo da própria montadora, podemos estimar que o dono do JAC E-J7 precisará gastar pouco mais de R$ 30 para a carga completa do carro, o que é bem barato se compararmos com o preço para encher o tanque de um carro a combustão. Visual O E-J7 chama atenção por onde passa, mesmo nessa cor branca que teoricamente seria a mais discreta do portfólio. A dianteira tem vincos no capô, os faróis e as luzes DRL são em LED, compondo um conjunto interessante com a grade frontal fechada. Justamente ao abri-la que você poderá inserir o cabo de energia do carregador.  O motor está localizado no eixo dianteiro e esse carro tem um sistema de arrefecimento das baterias embaixo do capô, até para que ele aguente bem as altas temperaturas do nosso país. O design da traseira é bem bonito e ainda mais chamativo, com a caída do teto lembrando um coupé. As lanternas em LED interligadas trazem uma iluminação moderna para o E-J7. Interior A cabine deste JAC prima pelo conforto dos ocupantes. O E-J7 vem com aquecimento para o banco do motorista, o espaço para os assentos traseiros é muito bom, e o veículo ainda recebe teto solar, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, seletor de marchas giratório e partida por botão. O acabamento das portas é interessante, com couro no descansa braço e detalhes em black piano na lateral. O painel é soft touch e o interior tem uma iluminação que você pode alterar as cores e a intensidade na central multimídia.  Falando nela, a tela da multimídia é de 10,4 polegadas, com um visual interessante e formato vertical moderno, mas seus comandos não são muito fluidos.  Para acionar o ar-condicionado, inclusive, a falta de agilidade atrapalha um pouco a atenção do motorista que desejar alterar a temperatura no meio do trânsito. O espelhamento de Android Auto e Apple CarPlay pode ser feito somente via cabo. A lista de equipamentos do E-J7 ainda inclui entradas USB, painel digital e regulagem de facho do farol.  Os bancos, em couro, possuem ajustes elétricos para motorista e passageiro da frente, mas para recliná-los é necessário fazer manualmente. Já o volante tem ajuste de altura, mas sem profundidade.  Guiando o carro O E-J7 tem uma condução bem prática, simples e confortável. O desempenho é positivo, bem rápido, e a entrega instantânea de torque traz a sensação de você estar dentro de um veículo esportivo, mesmo ele não tendo essa proposta.  A sensibilidade do pedal de freio é algo você precisa se acostumar para dirigi-lo, já que ao pisar firme ele realmente dá um tranco e pode surpreender quem não conhece o veículo. Os modos de condução são apenas Eco e Sport, não tem o que poderíamos chamar de Normal. O veículo não conta com frenagem autônoma de emergência e nem piloto automático adaptativo, itens que nessa faixa de preço poderiam incrementar ainda mais a lista de equipamentos. Sentimos falta também do alerta de ponto cego e do sensor de estacionamento. Com o túnel central plano, o E-J7 promete facilitar bastante a vida de quem realizar uma viagem com três pessoas nos bancos traseiros. O espaço é o um dos principais pontos fortes deste carro junto com a sua agilidade. O JAC E-J7 realmente chegou ao Brasil como um carro que inaugurou o segmento e tinha a intenção de brigar com modelos a combustão em 2021, como Audi A3 sedan, Honda Accord Hybrid e BMW Série 3.  Por este preço (R$ 234.900), porém, em 2023, a luta é maior e ele passa a ter novos rivais elétricos, co

JAC E-J7: como é guiar o primeiro sedan elétrico do Brasil
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
O JAC E-J7 traz em seu currículo o selo de ser o primeiro sedan elétrico à venda no Brasil. E claro que isso carrega aspectos positivos e outros nem tanto, dependendo do ponto de vista. Oferecido atualmente a partir de R$ 234.900, o E-J7 é equipado com mo >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.