BMW apresenta o XM 50e, um híbrido mais acessível que pode vir com o 3.0 TwinPower
BMW apresenta uma nova versão do XM, o 50e, que estreia como nova versão de entrada do utilitário esportivo e que foi revelado junto com o Label RedMuito discretamente, a BMW apresentou uma nova versão de entrada para o XM durante o Salão do Automóvel de Xangai, na China. Depois da versão topo de linha Label Red, a marca apresentou junto o XM 50e, que estreia como uma versão de entrada do SUV. O 50e se destaca por vir com o motor eletrificado, fazendo com que todas as versões do XM sejam híbridas. No caso da nova versão, a BMW alia um novo motor, mais simples, com o 3.0 TwinPower Turbo a gasolina. A BMW não confirma detalhes mecânicos, mas tudo indica que ele tenha o mesmo motor do Série 7 na versão M760e. Essa traz o 3.0 TwinPower Turbo a gasolina que entrega 380cv e 53,0kgfm junto de um motor elétrico 197cv e 28,6kgfm. Juntos, o sistema 571cv e 81,6kgfm, junto de um câmbio automático de 8 marchas e a tração integral xDrive. A BMW só confirmou que o SUV possui autonomia elétrica que varia de 76km a 84km, dados que muito próximos com o do Série 7, que tem autonomia elétrica de 77km a 85km. Essa autonomia é conquistada com uma bateria de 18,7kWh. Atualmente, o XM é vendido com o 4.4 V8 TwinPower Turbo a gasolina que entrega 489cv de potência e 66,3kgfm junto de um motor elétrico de 197cv e 28,6kgfm. Juntos, o XM desenvolve 653cv de potência e 81,6kgfm, acoplado a um câmbio automático de 8 marchas e com uma tração integral xDrive (AWD). De acordo com a BMW, ele ainda oferece desempenho de 0 a 100km/h em 4,3 segundos e atinge a velocidade máxima de 250km/h (opcionalmente tem o pacote M Driver’s que aumenta para 270km/h).Com a tração nas quatro rodas e com torque instantâneo, o SUV diminui a aceleração de 0 a 100km/h em 4,1 segundos. Para chegar aos 200km/h, ele acelera em 14,3 segundos. O SUV pesa 2.700kg. Híbrido, ele vem com uma bateria de íons de lítio de 25,7kWh que oferece uma autonomia elétrica de 88km no modo 100% elétrico e pode rodar nesse modo com velocidade máxima de 140km/h. Já o Label Red vem com motor 4.4 V8 TwinPower Turbo que desenvolve 585cv e 76,5kgfm junto de um motor elétrico de 197cv e 28,6kgfm.Ambos os motores entregam 748cv e 101,6kgfm, acoplado a uma transmissão automática de 8 marchas e uma tração integral M xDrive, AWD. Com esse conjunto mecânico híbrido plug-in (PHEV), a BMW confirma que o SUV consegue acelerar de 0 a 100km/h em 3,8 segundos e máxima limitada eletronicamente em 250km/h. O consumidor ainda pode optar pelo pacote M Driver’s Package, que aumenta a capacidade de acelerar 0 a 100km/h em 3,7 segundos e chega a velocidade máxima de 280km/h. Só com motor elétrico, a velocidade máxima é de 140km/h.Uma das novidades é que o motor elétrico de 197cv pode alcançar 45,9kgfm como um Overboost. O SUV ainda possui uma distribuição de peso perfeita de 50/50, que permite que ele rode 48km no modo puramente elétrico, provenientes de uma bateria de íons de lítio de 19,2kWh. Outro ponto é que o SUV possui um WallBox de recarga das baterias, de 7,4kW, que recupera de 0% a 100% em 3h15. O consumo no modo híbrido é de 58,8km/l, no ciclo WLTP.Fotos: BMW / divulgação
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.