Novo Porsche Cayenne chega em versão híbrida por R$ 690.000

Se ainda havia algum purista que torcia o nariz ao ver um Cayenne na rua, pensando que SUV e Porsche não são sinônimos, a nova gama de modelos que chega ao Brasil trata de pôr fim a este tipo de equívoco. Além de ser referência tecnológica no mercado mundial de utilitários-esportivos, o Cayenne mostra seu DNA esportivo em diversas situações, inclusive na pista, onde o icarros foi convidado a testar no Autódromo Velocitta, no interior de São Paulo, alguns dos modelos que chegam ao Brasil a partir deste mês de setembro. O novo Porsche Cayenne agora tem sete versões, que vão de 470 cv a impressionantes 739 cv, divididas entre três unicamente a combustão e quatro híbridas, tanto nas carrocerias SUV e Coupé. No Brasil, o modelo 2024 das quatro versões a combustão já está disponível, caso do Cayenne S, Cayenne S Coupé e Cayenne Turbo GT. Já os modelos com tecnologia híbrida plug-in (Cayenne E-Hybrid, Cayenne E-Hybrid Coupé, Cayenne Turbo E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé) estão em pré-venda e tem entrega prevista para o segundo semestre de 2024. Mais potência em toda linha Cayenne Um teste no autódromo é sempre um dia feliz para um jornalista automotivo, ainda mais quando se trata de um modelo esportivo. Mas ainda assim é estranho associar tamanha performance e desempenho em uma pista que recebe as principais categorias do automobilismo brasileiro em um SUV com mais de duas toneladas. Porém, basta acelerar a 200 km/h no principal trecho de reta e acionar o freio para fazer uma curva mais fechada que vemos todo o DNA do carro. Sim, trata-se de um legítimo Porsche. O local do lançamento também é bem apropriado para uma novidade nos modelos 2024: todas as versões ganharam mais potência no novo Cayenne. Com design aperfeiçoado e nova gama de motores (V8 4.0 litros), a Porsche busca colocar o carro como o SUV mais esportivo do exigente público deste segmento premium. Os modelos SUV e Coupé da versão Cayenne S passam a desenvolver potência máxima de 474 cv, torque de 61,18 kgfm e fazendo a marca da 0 a 100 km/h em 4,7 segundos. Já na versão Turbo GT, que agora conta com 659 cv, ele acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade máxima de 305 km/h. Fica até difícil imaginar um SUV com este tipo de performance, mas ele entrega muito mais desempenho do que um motorista que nunca dirigiu um Cayenne possa imaginar. No Autódromo Velocitta, o carro chama a atenção não apenas por sua velocidade final e incrível arrancada, mas também pela aderência no contorno das curvas. O carro responde com precisão os comandos do motorista e tem uma estabilidade que dá segurança a quem está pisando forte no acelerador, sem trancos e sustos. O teste também incluiu trechos off road, de estrada e de cidade e aí, claro, o SUV se mostra bem confortável e luxuoso. Até mesmo na poeira o Cayenne se mostrou ambientado – mas, este repórter confessa, a estrada e o autódromo fazem mais jus a tanta cavalaria disponível no pedal do acelerador. Versão híbrida é a mais barata Ao contrário do que acontece normalmente em versões a combustão e híbrida convivendo lado a lado no mesmo modelo, no caso do Cayenne é justamente a nova versão híbrida a mais barata. O novo Cayenne E-Hybrid tem preço anunciado de R$ 690.000. O carro conta com motor turbo V6 de três litros, que gera 304 cv. Em combinação com um novo motor elétrico (de 176 cv) faz com que a potência combinada aumente para 470 cv – um número impressionante. A título de comparação, um Stock Car de competição tem 500 cv, e obviamente pesa bem menos e por isso é bem mais veloz, mas dá uma dimensão de quanta cavalaria estará disponível para o dono do novo Porsche Cayenne E-Hybrid. Outra importante novidade é que a nova bateria de alta tensão teve a capacidade aumentada para 25,9 kWh, e, com isso, agora é possível uma autonomia puramente elétrica de 90 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP. Essa é uma ótima notícia para quem faz uso no ciclo urbano de trajetos curtos (mesmo que pegue muito trânsito) e também gosta de ter a vantagem da maior autonomia do híbrido para realizar grandes viagens. Já as versões Turbo E-Hybrid fazendo do Porsche Cayenne o carro mais potente entre os híbrido plug-in do mercado. As duas versões (SUV e Coupé) foram otimizadas, ganhando mais autonomia elétrica (agora de 82 quilômetros) e desempenho. As unidades de potência (motor a combustão e elétrico) proporcionam uma potência combinada de 739 cv e um torque máximo de 96,87 kgfm. Com isso, o novo Cayenne Turbo E-Hybrid faz de de 0 a 100 km/h em apenas 3,7 segundos e atinge uma velocidade máxima de 295 km/h, números que são até “comuns” para um Porsche, mas que chamam a atenção para modelos híbridos. Tanto Cayenne E-Hybrid como Cayenne Turbo E-Hybrid incluem um novo carregador móvel de 11 kW, que reduz o tempo de carregamento. O cliente também recebe o serviço de instalação, incluindo despesas com mão de obra e materiais assumidas pela Porsche – um

Novo Porsche Cayenne chega em versão híbrida por R$ 690.000
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