Volkswagen ID.1 será desenvolvido em base inédita e pode ser feito em países emergentes

Volkswagen trabalha com um hatch elétrico menor que o ID.2, o ID.1, que deve ser produzido também em mercados emergentes, como a Índia; Brasil fica na esperaA Volkswagen não veio a público ainda confirmar que trabalha para que a versão de produção do ID.2all Concept seja produzida também em mercados emergentes. No entanto, o ID.1 é um dos futuros para a Índia, que pode receber o futuro hatch subcompacto elétrico. Lá, é esperado que o modelo comece a ser produzido em meados de 2027, quando ele deve ser apresentado também em meados deste ano na Europa. Ele começa a ser produzido primeiro na unidade alemã de Wolfsburg, mas a Índia surge como potencial candidata para produção. A informação foi confirmada por Thomas Schaefer, CEO da Volkswagen, que falou que a empresa trabalha com quatro ‘fluxos’ de trabalho e que tem estudado a produção do elétrico em outros mercados, incluindo até mesmo mercados emergentes. "Há quase uma obrigação para nós de acertarmos isso. Essa é a verdadeira Liga dos Campeões. Temos que fazer um carro que seja acessível", destacou Schaefer em entrevista ao Automotive News Europe. Ele não será feito sobre a base MEB-Entry. Sendo a primeira porta de entrada aos elétricos desde o fim do e-Up!, o ID.1 nascerá com a missão de substituir justamente o e-Up!. Ainda não se tem muitas informações sobre esse novo elétrico que a marca trabalha, mas ele deve usar baterias LFP junto de uma plataforma criada pela Skoda, que é responsável pelo desenvolvimento de produtos de baixo custo, assim como também é responsável por plataformas. Basicamente, o movimento deve ser o mesmo quando a Volkswagen apresentou a plataforma MQB-A0 e a Skoda ainda desenvolveu a MQB-A00 (também conhecida como MQB-A0-IN). Tudo indica que o modelo usará bateria de fosfato de ferro-lítio de 38kWh, com uma autonomia mínima de 320km e que pode chegar aos 402km. "Ou você resolve o problema com a balança, ou você reduz o tamanho da bateria, ou você faz parceria e dimensiona ainda mais. Ainda não decidimos.", destaca Schaefer. A produção do ID.1 na Índia pode ser interessante para a Volkswagen entrar na concorrência com produtos elétricos como Tata Tiago EV e Citroën ë-C3, por exemplo, que serão produtos com os quais o futuro ID.1 deve acabar concorrendo. Fotos: Volkswagen / divulgação

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