Virabrequim: o que é, para que serve e principais problemas da peça
Fragmento é vital para o funcionamento do motor por transformar o movimento vertical dos pistões em rotação O motor a combustão dos carros têm diversas peças ditas vitais, pois são de extrema importância para o funcionamento do propulsor. E todos precisam estar em sincronia para que o veículo exerça a sua função, que é a de se locomover. Uma delas é o virabrequim. Também conhecido como árvore ou eixo de manivela, a peça fica na parte de baixo do bloco, logo acima do cárter. “É o eixo principal do motor, que interliga todas as manivelas das bielas de cada pistão e que, junto ao volante de inércia, mantém a rotação estável do motor. Ele é apoiado em diversos mancais de lubrificação hidrodinâmicas muito precisas”, disse Erwin Franieck, diretor do Instituto SAE4Mobility, Óleo do motor: como escolher o lubrificante correto? Quanto custa o conserto dos 10 carros mais baratos do Brasil? Fluido de freio: o que é, para que serve e quando devo trocar? O funcionamento é basicamente o mesmo para diversos tipos de carros. Segundo Franieck, geralmente o número de cilindros e o posicionamento deles são os maiores fatores de mudança do virabrequim. Virabrequim é fundamental na locomoção dos carros Reprodução/Getty Para motores V8, por exemplo, onde os cilindros ficam inclinados, há os de tipo plano e os cruzados. Cada fabricante costuma usar de um jeito, sendo mais comum o cruzado em motores americanos e o plano nos europeus. Initial plugin text Para que serve o virabrequim? Para quem não está familiarizado com o funcionamento de um motor, aí vai uma explicação bem simples, usando uma peça de quatro cilindros bastante comum no mercado brasileiro. É dentro de cada um deles que acontece a explosão da mistura de ar e combustível com o acendimento das velas. Essa combustão causa o movimento vertical dos pistões, que empurram as bielas para baixo em movimentos alternados de dois em dois, ou seja, enquanto uma dupla de pistões está descendo, a outra está subindo para gerar o outro ciclo. É aí que entra o virabrequim. Como as bielas estão ligadas à este eixo, ele gira em torno de si mesmo, transformando o movimento vertical em rotação. A uma das pontas está ligado o volante do motor. Essa peça é ligada à transmissão do carro, que manda esse movimento circular para as rodas e, pronto, movimenta o carro. Virabrequim transforma o movimento vertical dos pistões em rotação Divulgação A outra ponta do virabrequim também é importante. A ela está ligada a correia dentada do motor, ou a corrente, dependendo do modelo. Esse movimento circular vai acionar os comandos de válvula, também essenciais para o funcionamento do motor. Ele também é responsável por acionar a correia de acessórios. A essa peça normalmente é ligada equipamentos como o compressor do ar-condicionado e a bomba d’água do sistema de refrigeração do motor. Como a peça é fabricada? O virabrequim tem basicamente três formas de produção: fundição, forjamento ou usinagem. Na fundição, o aço é derretido e em seguida colocado nos moldes que depois são prensados e resfriados. Virabrequim tem três formas de produção Reprodução/Getty No forjamento, o bloco de aço é aquecido a elevadas temperaturas e conformado mecanicamente através de diversas etapas até adquirir a forma desejada. Em ambos processos, é necessário realizar uma etapa final de acabamento. Na usinagem, que é caracterizado como o processo de fabricação mais caro e demorado dentre todos, o bloco de ferro fundido é somente usinado em diversas etapas para ser transformado em virabrequim. A fundição, por ser o processo de mais baixo custo, acaba sendo o mais utilizado pela indústria em geral. Quais falhas podem acontecer no virabrequim? Por ser uma peça de suma importância, é preciso que o virabrequim funcione de maneira adequada e isso depende da manutenção preventiva de todo o motor, como trocas de óleo no tempo certo e do tipo indicado pelo manual do carro. Mas também há problemas específicos do eixo de manivela. Funcionalidade do virabrequim depende da manutenção preventiva de todo o motor Divulgação “Quando as folgas dos mancais aumentam, ou as forças de um motor turbo extrapolam o limite de torque, podem haver desgaste rápido e excessivo dos mancais, podendo incandescer e chegar ao ponto de travar e o motor entra em colapso total”, explicou Franieck. Além do próprio virabrequim, essas falhas podem causar danos em outras partes do motor, como em pistões, bielas, mancais e até nas válvulas. O desgaste do eixo pode fazer com que a peça trave e isso significa que o motor fundiu. Neste caso, uma retífica completa será necessária e isso não fica barato. Como identificar os problemas do virabrequim? Para ver se há algum indício desses problemas, o técnico aconselha a verificar a pressão de óleo, ver se existem limalhas (pedaços de ferro no filtro de óleo) e notar se o motor raja em acelerações com carga. Também é comum perceber vibrações acima do normal no funcionamento do motor, barulhos e aumento considerável no co
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.