Seat confirma que não terá nenhum modelo BEV até 2026, em conferência anual da marca

Seat confirma que não vai ter nenhum modelo elétrico até meados de 2026, durante o ‘Change Need Drivers – Annual Press Conference 2023', dentro da Volkswagen AGA Cupra confirmou durante o Change Need Drivers – Annual Press Conference 2023, sua conferência anual que ocorre junto com a Cupra, que não vai apresentar nenhum modelo elétrico antes de 2026. Um dos motivos citados até o momento é que a marca não poderia ser eletrificada no mesmo ritmo que a Cupra está sendo. A Cupra, por sinal, está vivendo um período muito frutífero, com a chegada de novos produtos e com um avanço nas vendas que foi de quase 93% em 2022. A informação de que a marca não vai se eletrificar foi divulgada por meio de Wayne Griffiths, CEO da Seat e da Cupra. “Os novos carros elétricos em que estamos focados no momento são para Cupra. Não podemos eletrificar as duas marcas ao mesmo tempo. Seat é combustão. Cupra é BEV. Acho que a ideia [de que as duas marcas] se complementam, estando no mercado ao mesmo tempo, principalmente nesta fase de transição, faz muito sentido.”, destacou Griffiths em entrevista ao Autocar. O mais curioso é que, a fala do executivo, parece dar ao entender que a Cupra tem uma série de projetos elétricos em desenvolvimento, mas na verdade existem apenas dois: um que nasce a partir do Tavascan Concept e o outro que nasce a partir do UrbalRebel Concept. Ainda sem um destino dentro do Volkswagen Group, a Seat terá uma luz dentro de alguns meses. “Estamos a trabalhar numa estratégia de micromobilidade para construir um veículo de quatro rodas [o Minimo] e nas decisões sobre a futura eletrificação da marca Seat [em termos de carros] será tomada posteriormente.”, adiciona.A Seat ainda ficou sem um destino dentro do grupo, ao ponto de que a marca foi sacrificada em 2022 com a crise dos semicondutores em favor de marcas irmãs como Skoda e Volkswagen. Ou seja, quando havia uma falta do componente, era a Seat que era a mais afetada. Claramente suas vendas iriam cair. Só no primeiro bimestre de 2023, as marcas da espanhola já aumentaram 12%, ajudando a operação Seat e Cupra ter um resultado positivo depois de alguns anos de prejuízos. Ano passado, o subgrupo atingiu 10,5 bilhões de euros em lucros.Recentemente, a Seat confirmou que a linha atual continua entre 2028 a 2029. Atualmente, o máximo de eletrificação que a marca possui está com um trio de modelos híbridos plug-in (PHEV): Leon, Leon Sportstourer e Tarraco. Com a crise dos semicondutores, a VAG ainda ceifou as vendas da Seat ao dar preferência para Volkswagen e Seat terem seus modelos com produção sem problemas. Isso fez a marca espanhola ter uma queda de 45% nas vendas em alguns mercados europeus no período, ao mesmo que era forçada a sofrer com falta de semicondutores.“Não estamos matando a Seat. Cupra é o futuro da Seat. Cupra é a reinvenção da Seat daqui para frente. Cupra se moverá muito mais rápido para a eletrificação. Ainda estamos trabalhando em um plano para a Seat. É bom até 2028 ou 2029. É uma marca de entrada para clientes jovens. Realmente joga para a Europa, particularmente Espanha, Reino Unido e Áustria.”, disse o CEO da VAG, Thomas Schäfer, no ano passado. Fotos: Seat / divulgação

Seat confirma que não terá nenhum modelo BEV até 2026, em conferência anual da marca
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Seat confirma que não vai ter nenhum modelo elétrico até meados de 2026, durante o ‘Change Need Drivers – Annual Press Conference 2023', dentro da Volkswagen AGA Cupra confirmou durante o Change Need Drivers – Annual Press Conference 2023, sua conferência >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.