Bentley Batur é obra de arte de 750 cv que custa mais de R$ 13 milhões; teste

Cupê é uma série limitada a 18 unidades produzidas à mão que traz até ouro no acabamento Não é sempre que tenho a oportunidade de dirigir um carro muito especial, seja pelo preço, seja pela exclusividade, seja pelo desempenho. Os critérios de avaliação vão ao limite. Para um homem comum como este que vos escreve, é difícil pesar a importância do Bentley Batur, um esportivo restrito a 18 unidades totalmente diferentes e que custa 2,5 milhões de euros — “apenas” R$ 13,5 milhões. A Bentley levou um seleto grupo de jornalistas a Tenerife, na Espanha, para conhecer a novidade. E depois de um voo cheio de solavancos por causa de uma tempestade, pude acelerar o Batur sobre ruas escorregadias da região, adornadas por pedras vulcânicas e muita neblina (por vezes, com visibilidade inferior a 50 metros). Foi a oportunidade perfeita para conhecer mais sobre o Batur, que é baseado em um velho conhecido. Bentley Batur tem até ouro 18 quilates em alguns acabamentos do interior Divulgação Conversei com Paul Williams, chefe técnico da divisão esportiva Mulliner, que, entusiasmado, explicou a concepção do Batur (o nome vem do maior lago de Bali, na Indonésia). Sua equipe retirou todos os painéis da carroceria do Continental GT Speed na linha de montagem de Crewe, no Reino Unido, mantendo apenas o para-brisa e os pilares dianteiros. Estas são as únicas peças comuns entre o Continental e a nova criatura. Veja também Toyota copia Rolls-Royce e transforma sedã executivo em SUV de luxo Messi dirige SUV de luxo nos EUA que chega a 290 km/h e vale mais de R$ 2 milhões no Brasil Carros mais caros do mundo: 12 modelos, de Rolls-Royce a Bugatti O Batur é apenas o segundo Bentley customizado pela Mulliner, depois do Bacalar, que também foi baseado no Continental. Os modelos personalizados, segundo Williams, fizeram o lucro da Mulliner disparar 82% no período. O valor médio dos carros da Bentley também cresceu, de 180 mil para 220 mil euros. Parte do sucesso se deve justamente à exclusividade. Bentley Batur teve apenas 18 unidades produzidas Divulgação A Mulliner até poderia vender mais unidades do Batur, mas isso não faria sentido. As 18 unidades já estão encomendadas. Segundo a Bentley, quatro delas vão embarcar para os Estados Unidos, enquanto as outras serão distribuídas no Oriente Médio, na Coreia do Sul e em alguns países da Europa. O Batur é mais do que uma edição para colecionadores. O esportivo celebra os 20 anos do Continental e marca a despedida do motor W12, que deixará de ser produzido no ano que vem. A unidade estreia um novo sistema de admissão, compressor e intercoolers, como um presente de despedida aos donos. As rodas traseiras do Batur giram na direção oposta à das dianteiras, o que resulta num raio de esterçamento reduzido Divulgação Eu me aproximo do esportivo e noto a grade gigante e mais profunda, o enorme capô e as linhas proeminentes que se estendem da dianteira da carroceria até a parte de trás. No lugar da fibra de carbono, o Batur tem aplicações de fibras naturais sustentáveis, mais leves que o alumínio, nas saias e no difusor traseiro. Os faróis estreitos não remetem aos Bentley atuais, que ainda têm o padrão arredondado. A marca antecipa que esse será o estilo dos modelos elétricos que vão surgir a partir de 2025, como uma prévia do que há por vir. De 2030 adiante, todos os carros da marca serão elétricos. O Bentley tem motor 6.0 W12 biturbo que recebe um incremento de 91 cv, saltando de 659 cv para 750 cv Divulgação O motor W12 6.0 litros biturbo recebeu um incremento de 91 cv, saltando de 659 cv para 750 cv em comparação com o do Continental. O torque máximo passa a ser de 100 kgfm, suficientes para fazer o esportivo disparar até 337 km/h. Aliado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de oito marchas, o conjunto permite que o Batur vá de zero a 100 km/h em 3,4 segundos — o que impressiona, considerando que se trata de um carro de 2,2 toneladas. Metade dos cilindros são desligados em situações de carga leve no acelerador, proporcionando um consumo mais moderado. Interior do Batur lembra carros da Porsche, como Panamera e Cayenne Divulgação Ou seja, o Batur passa a se mover com se tivesse “apenas” seis cilindros entre a terceira e a oitava marchas, abaixo de 3 mil rpm. Ainda assim, durante o trajeto de cerca de 60 km pela estrada, a média de consumo foi de 5,7 km/l. O pacote mecânico inclui suspensão pneumática de três câmaras, barras estabilizadoras eletrônicas que podem contrariar o rolamento da carroceria e diferencial traseiro autoblocante. Em baixas velocidades, as rodas traseiras giram na direção oposta à das dianteiras, o que resulta num raio de esterçamento reduzido e em melhor manobrabilidade. Rodas de 22 polegadas do Bentley Batur têm estilo moderno e descolado, que foge do clássico Divulgação Em velocidades mais elevadas, as rodas traseiras do Batur giram na mesma direção que as da frente a fim de melhorar a estabilidade. O sistema de escape é de titânio e os freios são de carbeto

Bentley Batur é obra de arte de 750 cv que custa mais de R$ 13 milhões; teste
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Cupê é uma série limitada a 18 unidades produzidas à mão que traz até ouro no acabamento Não é sempre que tenho a oportunidade de dirigir um carro muito especial, seja pelo preço, seja pela exclusividade, seja pelo desempenho. Os critérios de avaliaç >>>

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