Como resolver o problema dos faróis amarelados nos carros

Taí um problema que começa a acontecer com a maioria dos carros a partir de uns quatro ou cinco anos de uso: as lentes dos faróis dianteiros vão ficando amareladas e opacas e, se nada for feito, acabam totalmente foscas, com um aspecto leitoso. Além da aparência ruim, esse processo reduz a eficiência dos faróis, e você sente isso especialmente quando vai pegar uma estrada à noite. Esse tipo de deterioração ou envelhecimento acontece porque, nos carros de hoje, essas lentes dos faróis são fabricadas com um material sintético chamado policarbonato – que, se houver um acidente, é bem mais seguro que as antigas lentes de vidro, especialmente em casos como atropelamentos. Essas coberturas de material sintético são também bem mais resistentes ao impacto de pedras, insetos ou objetos que caiam dos outros carros e venham de encontro ao seu. Só que, com a exposição ao sol e à sujeira, a camada externa desse policarbonato vai se estragando e ficando com a tal aparência opaca. Quando isso acontece, é preciso providenciar logo uma solução pois, dependendo do caso, um carro com os faróis assim pode ser reprovado numa vistoria do Detran – para transferência, por exemplo – ou mesmo render multas para o dono se for parado em fiscalizações. Como curar a “doença” dos faróis Geralmente, esse problema pode ser resolvido com uma revitalização da superfície das lentes dos faróis. E o método mais eficiente para isso é o polimento, que por meio de lixas e/ou substâncias abrasivas, remove uma fina camada externa do policarbonato e, depois, lustra a “nova pele” do farol, deixando tudo transparente – e, quando ligado, reluzente, como deve ser. Existem no mercado vários produtos especialmente desenvolvidos para esse tratamento de beleza para os faróis cansados. Geralmente, eles incluem lixas ou escovas de diferentes níveis de aspereza, que devem ser usadas em uma ordem determinada, da mais grossa para a mais fina, junto com uma pasta polidora. Esse procedimento é bem comum nas oficinas de estética automotiva, mas se você é daqueles que gosta de realizar pequenos reparos no carro sozinho, dá para seguir as instruções e fazer na sua garagem, mesmo, com algum esforço, mas sem grandes dificuldades. Tem gente, também, que usa soluções caseiras para resolver o problema dos faróis envelhecidos, com receitas que vão da mistura de vinagre com bicarbonato de sódio à pasta de dente. Juram que, depois de uma boa ginástica, funciona (mas, confesso, nunca tentei usar). É bom saber, porém, que mandar fazer essa revitalização na oficina não costuma ser muito caro – algo a partir de R$ 200, dependendo do estado dos faróis e da oficina escolhida. Ou seja, pouco mais do que o já mencionado kit de polimento, que custa a partir de uns R$ 150. Como prevenir o desgaste nos faróis O envelhecimento das lentes de policarbonato dos faróis é algo que vai acontecer com todo e qualquer carro. A menos que ele nunca saia da garagem, a luz do sol e as partículas de poeira e outros detritos do caminho, aos poucos, provocam esse efeito no material. O prazo para isso acontecer, porém, pode ser estendido. E a dica principal para adiar o problema é até um pouco óbvia: manter essa cobertura dos faróis bem limpinha. Isso porque, do pó do asfalto e outras poeiras a restos de insetos mortos, tudo o que fica ali grudado por muito tempo, tomando sol, acaba provocando reações químicas que fazem com que o que era transparente vá ficando meio leitoso. Por isso, de vez em quando – e sempre que voltar de uma viagem mais longa –, lave os faróis com água e sabão neutro, com um pano ou esponja bem macia. Depois seque com uma flanela limpa. Se quiser, é possível aplicar em seguida uma cera protetora (há quem use óleo de banana). Vale por um tratamento de beleza. Às vezes é preciso trocar os faróis Como mencionamos, na grande maioria dos casos, é possível recuperar a transparência das lentes protetoras dos faróis com limpeza e polimento. Mas, se ao examinar o conjunto você notar rachaduras ou arranhões muito profundos no policarbonato, será necessário substituir o componente. E aí fica aqui uma dica: ao substituir, dê sempre preferência a peças idênticas às originais de fábrica. Isso porque, ao avaliar um usado para compra, é comum que se verifique se faróis e vidros têm as marcas usadas pelas montadoras – quando não são, pode ser um indício de que o veículo sofreu um acidente, por exemplo. Pelo mesmo motivo, é aconselhável substituir juntos ambos os conjuntos, esquerdo e direito, para que o carro fique com um bom aspecto. Pode ser mais caro, mas valoriza o carro na hora da venda.

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