Ram Rampage R/T: 5 razões para comprar e 5 motivos para fugir

Versão topo de linha da picape intermediária tem esportividade além do visual e muitos equipamentos A Ram Rampage é um dos principais lançamentos de 2023. Entre a pré-venda e o início das entregas, foram vendidas mais de 8 mil unidades da picape intermediária. O modelo, que compartilha plataforma com a Fiat Toro, chega para "bombar" a marca Ram da mesma forma que Renegade e Compass fizeram com a Jeep. VEJA TAMBÉM Ram Rampage: versões, preços, equipamentos e fichas técnicas Dona da Fiat terá 9 caminhonetes até o final do ano; conheça todas Por que a Ram Rampage a diesel é mais barata que a versão a gasolina? Para isso, aposta em visual bastante diferente da Toro, tem lista de equipamentos recheada e um motor 2.0 turbo bem mais potente do que o 1.3 turbo da "prima" da Fiat. Confira abaixo cinco razões para comprar a versão topo de linha, R/T, e cinco motivos para fugir da picape. O que gostamos? 1- Desempenho Ram Rampage R/T é a segunda picape mais rápida do Brasil Divulgação A Rampage é o primeiro modelo nacional da Stellantis a usar o motor 2.0 turbo Hurricane 4. Além dela, o importado Jeep Wrangler também compartilha o propulsor, que tem excelentes números de desempenho. São 272 cv e 40,8 kgfm, mais do que a maior parte dos motores desta cilindrada. Com isso, a Rampage é a segunda picape mais rápida do Brasil na aceleração de 0 a 100 km/h, cumprindo a prova em 6,9 segundos — perde apenas para a “irmã” 1500 Rebel, que leva 0,5 s a menos. Na concorrência direta, porém, não há comparação. A Maverick turbo leva 7,1s e a Toro 1.3 turbo, longos 10,7 s. A velocidade máxima é de 220 km/h. 2- Esportiva sem ser desconfortável Ram Rampage R/T tem condução mais refinada do que a Toro Divulgação Os bons números de desempenho e a proposta esportiva poderiam fazer da Rampage um veículo desconfortável ou sem identidade de picape. Mas nada disso acontece com a caminhonete da Ram. O trabalho de suspensão na versão R/T deixou a caminhonete com excelente dinâmica de condução e ainda assim confortável quando o desejo é rodar na boa. É mais macia do que a Ford Maverick, porém bem mais refinada do que a Fiat Toro, com quem compartilha a plataforma. 3- Estilo Outra boa sacada da Ram foi batizar a variante mais invocada de R/T e dar à Rampage toda a roupagem esportiva: rodas e faixas pretas, saída dupla de escape e acabamento mesclando couro e suede. Ram Rampage R/T mescla acabamento de couro com suede André Paixão/Autoesporte De forma geral, a Stellantis conseguiu diferenciar bem suas picapes intermediárias. Vale lembrar que Toro e Rampage compartilham plataforma, o motor turbodiesel, câmbio automático de nove marchas e parte da carroceria — as portas dianteiras são as mesmas, por exemplo. Porém, a picape mais nova tem cabine completamente distinta e dianteira e traseira redesenhadas com a identidade da marca do carneiro. O resultado foi tão bom que os norte-americanos estão especulando a venda da Rampage por lá. Cabine da Ram Rampage R/T lembra a do Jeep Commander Divulgação 4- Mais do que uma Toro (inclusive em equipamentos) Além de todas as diferenças citadas acima (motorização, estilo e refinamento), a Rampage ainda se diferencia da Toro na lista de equipamentos. Só a picape da Ram pode receber, de fábrica, rodas de 19 polegadas, central multimídia de 12,3 polegadas e controlador de velocidade adaptativo. Rodas da Ram Rampage R/T são de 19 polegadas, maiores do que as da Toro André Paixão/Autoesporte No caso da Toro, as maiores rodas disponíveis são aro 18, a central multimídia tem 10 polegadas e o ACC sequer é oferecido, mesmo nas versões topo de linha. Por fim, a Rampage ainda conta com o prestígio da marca Ram, considerada mais premium do que a própria Fiat, ainda que as duas pertençam ao mesmo grupo automotivo. 5- Tamanho certo Ram Rampage R/T tem pouco mais de 5 metros de comprimento Divulgação Desde o lançamento da Renault Oroch em 2016, o Brasil tem um novo segmento de picapes — as intermediárias. São opções com caçamba e capacidade de carga considerável (1.015 kg na Rampage diesel), mas construídas da mesma forma que um automóvel, usando monobloco. Essas características agradam tanto quem precisa de um veículo para o trabalho nem tão pesado, como os clientes que preferem o conforto de um SUV, mas com outro tipo de embalagem. O sucesso da Fiat Toro (ela mais uma vez) e recentemente as boas vendas da Chevrolet Montana comprovam essa tese. No caso da Rampage, o porte é similar ao de uma picape média de 20 anos atrás. São 5,02 m de comprimento, 2,99 m de entre-eixos e 1,89 m de largura. Na caçamba vão 980 litros. O que não gostamos? 1- Consumo Ram Rampage R/T bebe mais que Maverick e Toro Divulgação Chega a ser irônico, mas a Rampage R/T é a versão mais econômica entre as opções com motor a gasolina. Ainda assim, o consumo não é exemplar. De acordo com o Inmetro, a picape produzida em Goiana (PE) roda 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. Em nosso convívio com caminhonete, porém, o consumo urbano não

Ram Rampage R/T: 5 razões para comprar e 5 motivos para fugir
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