Stock Car: Altíssimas velocidades, emoção e acidentes nas vitórias de Cesar Ramos e Átila Abreu no circuito oval de Goiânia

O final de semana da sétima etapa da temporada 2023 da Stock Car Pro Series foi das mais emocionantes. As corridas de número 599 e 600 da história da principal categoria do automobilismo brasileiro tiveram um pouco de tudo: altíssimas velocidades, muitas disputas por posição, estratégias variadas e também acidentes. As vitórias ficaram com Cesar Ramos (Ipiranga Racing) na primeira corrida e com Átila Abreu (Pole Motorsport) na segunda. O pódio da primeira prova foi completado por Nelsinho Piquet e Lucas Foresti, enquanto na segunda, Abreu foi ladeado no pódio pelo companheiro de equipe Rafael Suzuki e por Rubens Barrichello. Nas disputas do anel externo de 2.695 metros, os carros chegaram a superar os 260 km/h nas duas longas retas de Goiânia. Felipe Baptista atingiu a maior velocidade: 262,1 km/h. Na primeira corrida, Cesar Ramos conseguiu converter a sua vantagem na pole position em vitória. O piloto gaúcho fez uma boa largada e adotou a estratégia de parar logo no início da janela de pit stops obrigatórios e trocou apenas o pneu traseiro direito. Após 36 voltas e pouco mais de 31 minutos, o piloto do Toyota Corola #30 foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada com Nelson Piquet Jr em segundo e Lucas Foresti em terceiro. “Estou muito feliz, é óbvio, quando a gente faz a pole a gente quer ganhar, mas a gente sabe da dificuldade aqui no anel externo. No ano passado eu fiquei em segundo e muito perto do Rubinho o tempo todo, mas eu não consegui dar um ataque como o Nelsinho me deu hoje, então foi uma das corridas mais difíceis da minha vida. Essa vitória foi merecida, a gente começou a construir ela na sexta-feira, nos primeiros treinos”, disse Ramos. “A gestão do carro foi difícil, é uma pista que parece fácil, mas são duas freadas muito agressivas por causa da velocidade, o calor estava extremo, e as altas temperaturas prejudicam um pouco o desempenho dos freios. É um desafio grande. Se o carro começa a perder performance, a gente tem que lidar com tudo isso sem perder ritmo. Consegui concretizar meu objetivo, que era ganhar corrida e ser o maior pontuador do final de semana”, completou. Ricardo Zonta, Rafael Suzuki, Felipe Fraga, Gabriel Casagrande, Átila Abreu, Gaetano di Mauro e Dudu Barrichello fecharam os dez primeiros que inverteram as posições no grid. Então vice-líder da tabela, Daniel Serra abandonou a disputa da primeira corrida com problemas em seu carro, enquanto Thiago Camilo, então líder do campeonato, resistia bravamente em sexto lugar até levar um toque de Julio Campos e sair da pista, caindo para 17º. Com a inversão de grid, Dudu Barrichello e Gaetano Di Mauro dividiram a primeira fila. Na largada, Átila Abreu se posicionou por dentro e dividiu a curva com Gaetano Di Mauro enquanto Dudu Barrichello se manteve na liderança. Na saída da curva dois, vários carros se envolveram em incidentes que forçaram o abandono de Matias Rossi, Thiago Camilo e Guilherme Salas, acionando o Safety Car, que só deixou a pista após quatro voltas e 21 minutos no regressivo.Dudu teve problemas de câmbio na relargada e abandonou a prova, tendo sido ultrapassado por Abreu, Di Mauro, Suzuki e Zonta. Na abertura da janela, Di Mauro liderava a prova quando entrou para a sua parada obrigatória. Enquanto isso Abreu continuou na pista e entrou apenas na volta 10. Na volta 21, a cerca de sete minutos do final, uma disputa de posição envolvia seis carros. Piquet tentou ultrapassar Casagrande por dentro na reta principal; o piloto do #83 tentou fechar a trajetória – tarde demais: os dois carros se tocaram, Casagrande rodou e foi acertado em cheio pelo carro de Cacá Bueno, que ficou com três rodas. Felipe Massa também foi atingido por destroços e deixou a corrida. Ninguém se feriu. O safety car voltou à pista, mas por conta do acidente, a direção de prova encerrou a corrida com bandeira vermelha, faltando pouco mais de três minutos para o final. Átila Abreu ficou com a vitória, Rafael Suzuki com o segundo lugar e Rubens Barrichello completou o pódio. “Para essa corrida a gente fez uma escolha errada do acerto, perdendo velocidade e isso no circuito oval na classificação, um décimo de segundo faz diferença. Eu sabia que meu carro era bom de corrida, porque nos treinos eu estive bem, eu fui quarto, terceiro, mas eu precisava largar bem. Eu consegui; pulei ali já para perto do décimo, negociei muito bem as ultrapassagens, e houve um momento crucial que eu ‘descasei’ o push e na volta seguinte eu consegui passar cinco carros e me coloquei numa situação muito boa”, disse o piloto do #51.  “Estou muito feliz com todas as decisões e quero parabenizar a equipe, os mecânicos... Que esses caras trabalham muito e sem eles isso não seria possível. Então, é bom vencer novamente e agora que seja o restante de campeonato com novos ares”, completou. Gianluca Petecof foi o quarto colocado, seguido de Daniel Serra em boa recuperação, Bruno Baptista, Enzo Elias, Ricardo Zonta, Felipe Baptista e Cacá Bueno fechando os dez primeiro

Stock Car: Altíssimas velocidades, emoção e acidentes nas vitórias de Cesar Ramos e Átila Abreu no circuito oval de Goiânia
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