Nissan lança plano estratégico X-in-1 para o desenvolvimento de motores eletrificados

Nissan confirma que paridade do preço dos carros a combustão para os elétricos deve acontecer em meados de 2026 e revela plano estratégico ‘X-em-1’A Nissan confirmou uma nova estratégia para seus carros eletrificados com a apresentação parcial de um plano de motores chamado de ‘X-in-1’. O plano é que a marca japonesa vai trazer componentes do motor e-Power e elétrico que serão compartilhados e modularizados, resultando uma redução em custos de desenvolvimento que chegam a 30% comparado ao mesmo ano de 2019. Essa redução será sentida em meados de 2026, quando a Nissan acredita que haverá uma paridade de preços. Essa paridade de preços deve estar relacionada com os carros eletrificados frente aos modelos a combustão. Com isso, a Nissan acredita que seus automóveis vão ganhar em competitividade, principalmente os elétricos e os carros com o sistema e-Power. A Nissan desenvolveu um motor protótipo chamado de 3-in-1, que modulariza o motor, o inversor e o redutor, planejando para o uso de carros elétricos. Outro protótipo é o 5-in-1, que modulariza adicionalmente o gerador e o incrementador, planejado para os motores e-Power. Com isso, os motores 3-in-1 e 5-in-1 e outras variantes possíveis que a marca pode criar, vão permitir que componentes de elétricos e dos carros com e-Power sejam produzidos na mesma linha de produção. A japonesa é uma das marcas que estão na vanguarda do desenvolvimento de elétricos, desde 2010 com o lançamento do Leaf. Para melhorar continuamente as suas tecnologias de eletrificação, a Nissan tem ouvido atentamente os seus clientes de veículos elétricos em todo o mundo. Em 2016, a marca apresentou o e-Power, utilizando um motor elétrico e um motor a combustão que gera energia para as baterias.Nele, o motor elétrico que é o responsável por mover o carro, enquanto o motor a combustão entra apenas como um gerador de energia. De acordo com a marca, o plano X-in-1 oferecendo alguns benefícios, como: 1. A partilha e a modularização dos componentes principais melhoram a eficiência da produção e reduzem os custos do grupo motopropulsor em aproximadamente 30% em comparação com 2019. A Nissan pretende alcançar a paridade de preços do e-POWER com os veículos ICE por volta de 2026 e; 2. A redução do tamanho e do peso da unidade melhora o desempenho de condução do veículo e minimiza o ruído e a vibração.A marca ainda enumerou que 3. Adote um motor recém-desenvolvido que reduz o uso de elementos pesados ​​de terras raras para 1% ou menos do peso do ímã e; 4. A partilha de componentes essenciais e tecnologia de controlo proporciona uma experiência de condução agradável, única nos veículos elétricos da Nissan. O plano estratégico faz parte do ciclo de investimentos da Nissan em seu plano estratégico chamado de Ambition 2030, onde a marca espera lançar cerca de 27 novos produtos, sendo 19 elétricos até o fim do ano fiscal de 2030.“Aproveitamos ao máximo nossa experiência e conhecimento de nosso desenvolvimento e produção de tecnologias eletrificadas ao longo de mais de uma década. Através das nossas inovações no desenvolvimento de grupos motopropulsores eletrificados, continuaremos a criar novo valor para os clientes e a fornecer veículos 100% motorizados – EVs e e-POWER – tão amplamente quanto possível.”, destaca o Vice-Presidente Sênior, Toshihiro Hirai, que lidera o desenvolvimento de engenharia de motores e veículos elétricos.VídeoFotos: Nissan / divulgação

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