Dodge apresenta o Challenger SRT Demon 170 como sétima série especial da linha Last Call

Bye bye, HEMI: Dodge apresenta o Challenger SRT Demon 170, a última série especial da linha Last Call dos motores a combustão da marca norte-americanaA Dodge confirmou que em breve vai se tornar uma marca puramente elétrica. E, para isso, a norte-americana confirmou que séries especiais seriam lançadas como uma forma de se despedir de Challenger e Charger com motores a combustão. Enquanto a marca já apresentou as seis primeiras séries especiais no ano passado, agora chegou a vez da sétima versão a ser apresentada. Batizada de SRT Demon 170, ele se torna o Challenger mais potente e rápido já construído. Para isso, a Dodge resgatou o Demon, que foi uma das versões mais insanas que a marca já fez do cupê. Mas agora, ela foi longe demais. Com uma produção limitada em 3.300 unidades, o SRT Demon 170 terá uma tiragem de 3.000 unidades para os EUA e 300 unidades para o Canadá. O Demon, base para o Demon 170, era equipado com um motor V8 HEMI capaz de desenvolver 851cv de potência. Pulverize esses números. Isso porque o Demon 170 traz o mesmo motor, mas entregando 1.040cv e um torque de 130,7kgfm, alcançados quando abastecido com E85, um combustível que tem 85% de etanol. Com gasolina convencional, o esportivo entrega 913cv e 112kgfm, números que são mais próximos ao Demon, mas igualmente maiores. Com esse conjunto, ele acelera de 0 a 100km/h em 1,66 segundo e chega ao ¼ de milha em 8,91 segundos e 243,28km/h. Para alcançar esse feito, a Dodge trouxe um motor 6.2 V8 quase novo. Uma das novidades é que ele ganha um superalimentador que oferece 40% a mais de pressão no turbo que o Hellcat, de 3,0 litros. Outra novidade fica por conta da polia do superalimentador, que foi atualizada, enquanto ganha um corpo de borboleta é de 105 milímetros contra os 92 milímetros do Demon. Ele ainda ganha tubos de combustível e os injetores capazes de oferecer mais combustível por serem maiores. O cupê ainda ganha acelerador de maior diâmetro, fixadores atualizados e válvulas de admissão revestidas de nitreto. O motor ainda ganha guias de válvula e materiais atualizados para compatibilidade com etanol, bielas de maior resistência, novos materiais principais e rolamento da biela para maior capacidade de carga e novas velas de ignição que proporcionam “combustão ideal com etanol combustível”. Só o motor ainda conta com um módulo de controle do trem de força recalibrado que otimiza o abastecimento e o tempo de ignição para combustível premium.Quando abastecido com etanol, um sensor determina a porcentagem de etanol no combustível e esse número é mostrado no painel de instrumentos. A potência do motor ainda é ajustada automaticamente com base na porcentagem de etanol e “quando um limite de 20% de etanol é detectado, o ícone da bomba de gasolina localizado no cluster aparecerá em branco”. Junto ao motor, ele traz uma nova transmissão que aguenta o tranco. O câmbio automático de 8 marchas foi atualizada e envia energia para um eixo de transmissão traseiro que é mais robusto, sendo 30% mais resistente e aumenta o diâmetro do tubo e da espessura das paredes, assim como usa juntas homocinéticas maiores.O eixo traseiro também foi reforçado para alcançar 53% a mais de resistência, graças, em partes, à prensagem isostática a quente. O esportivo tem um anel e pinhão maiores, de 240 milímetros, novo flange de entrada para acomodar a homocinética maior. Os semi-eixos passam a ter 43 estrias, com um processo de tratamento térmico revisado que traz “rigidez otimizada para desempenho de aceleração”. Outro diferencial está nos pneus do carro, que se torna o “primeiro carro de produção de fábrica construído com pneus radiais de arrasto escalonados e para-lamas”.Ele possui rodas de 18 polegadas e pneus Mickey Thompson ET Street R 315/50R17 no eixo traseiro que é otimizado para a pista de arrancada e pneus dianteiros 245/55 R18, de 18 polegadas. Os pneus trazem ranhuras adicionais para melhorar o desempenho na rua e possuem um corpo de náilon que oferece maior transferência de potência em comparação com as paredes laterais do pneu, feitas de poliéster tradicionais. As rodas dianteiras mais leves ajudam a transferir peso para o eixo traseiro, oferecendo um coeficiente de tração significativamente maior.Já as rodas são feitas de alumínio forjado, mas os consumidores interessados podem pedir por rodas de fibra de carbono com o centro feito de alumínio forjado, ferragens de titânio e um padrão de trama grande para uma aparência mais perceptível. As rodas dianteiras são 9,1kg mais leves e as rodas traseiras são 5,4kg mais leves que as rodas do Redeye Widebody. Em termos visuais, a marca americana ainda confirmou que ele ganha para-lamas traseiros alargados do pacote Widebody. Ao todo, o SRT Demon 170 é 71,2kg mais leve que o Redeye Widebody. Para isso, a Dodge cortou componentes como acabamento do porta-malas, estofamento NVH e tirou o banco traseiro.Existe até um carpete feito de material mais leve, sistema de áudio minimalista, com dois alto-falantes, frei

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