ESI[tronic] – Software de Diagnóstico da Bosch auxilia na análise de veículos el ...

Plochingen, Alemanha – Para oficinas mecânicas, a crescente presença de veículos híbridos e elétricos nas estradas traz novos desafios. A manutenção e reparo desses automóveis exigem conhecimentos especializados e os técnicos devem passar por treinamentos específicos para lidar com os sistemas de alta tensão presentes nos veículos elétricos. Para auxiliar as oficinas que trabalham com esses sistemas de transmissão alternativos, a Bosch desenvolveu o software de diagnóstico online ESI[tronic] 2.0, que abrange uma ampla lista de mais de 200 modelos de veículos elétricos e híbridos. Como esses veículos agora estão incluídos no pacote de software de diagnóstico padrão da Bosch, a oficina não precisa adquirir uma licença separada para acessar os dados. Centro de Treinamento Automotivo Bosch promove capacitação sobre sistemas elétricos e híbridos Software de diagnóstico on-line ESI[tronic] 2.0 oferece instruções específicas do veículo para isolar o sistema de alta tensão Centro de Treinamento Automotivo Bosch promove capacitação sobre sistemas elétricos e híbridos Software de diagnóstico on-line ESI[tronic] 2.0 oferece instruções específicas do veículo para isolar o sistema de alta tensão Desconectar com segurança o sistema de alta tensão Para diversos trabalhos em veículos elétricos e híbridos, a principal preocupação é isolar o sistema de alta tensão, garantindo a segurança dos técnicos das oficinas contra o risco de eletrocussão. Isso requer a desconexão do sistema de alta tensão do veículo e a descarga de qualquer corrente residual. Após a desconexão, os técnicos devem sempre assegurar que o veículo não possa ser ligado novamente, além de verificar e registrar a ausência de qualquer tensão. Após a conclusão dessas etapas, é seguro trabalhar próximo aos componentes de alta tensão. Entretanto, dependendo do fabricante e modelo do veículo, o procedimento de desconexão e as instruções correspondentes podem variar. Para garantir a segurança dos técnicos da oficina, é essencial seguir as especificações do fabricante e isolar adequadamente a bateria. O ESI[tronic] 2.0 Online disponibiliza instruções detalhadas para o processo de isolamento específico de cada veículo, baseadas nas definições e dados dos fabricantes.Ler e documentar o estado da bateria de alta tensão Com o passar do tempo, a bateria de alta tensão de um veículo elétrico ou híbrido perde sua capacidade de armazenamento. Por essa razão, alguns fabricantes de veículos disponibilizam dados de diagnóstico sobre o estado da bateria de alta tensão, conhecido como "Estado de Saúde" (SOH). Com a atualização de software 2023/3, uma nova guia denominada "HV battery (SOH)" está acessível na barra de navegação do software de diagnóstico ESI[tronic]. Caso o fabricante do veículo forneça os dados correspondentes no sistema de gerenciamento da bateria HV, o usuário do ESI[tronic] terá acesso a uma função especial para ler e imprimir as informações. O estado de saúde da bateria de alta tensão é exibido como uma porcentagem, comparando-o com uma bateria nova. Ao imprimir o relatório SOH gerado pelo ESI[tronic], a oficina pode disponibilizar aos proprietários dos veículos os valores específicos da bateria instalada.Anomalias no diagnóstico dos modelos da Tesla Atualmente, o ESI[tronic] abrange os modelos Tesla Model S e Model X. O fabricante dos Estados Unidos trouxe várias inovações para o campo do diagnóstico. Sendo assim, é crucial estar familiarizado com a marca e se atentar para certas características especiais a fim de executar diagnósticos bem-sucedidos em veículos da Tesla. Por exemplo, nesses dois modelos, é necessário pressionar o pedal do freio para ativar o modo que concede acesso às funções de diagnóstico CAN, permitindo que a oficina realize o trabalho de avaliação de maneira ágil e eficiente.O link "Informações importantes sobre a marca" está disponível no software de diagnóstico ESI[tronic] Online e, por meio dele, é possível obter mais explicações sobre essas características especiais, dando ao usuário ESI[tronic] uma visão geral rápida dos diagnósticos em relação aos veículos da Tesla. Outros modelos da marca, bem como os elétricos e híbridos de diferentes fabricantes, serão adicionados ao software de diagnóstico da Bosch como parte das atualizações regulares oferecidas.Capacitação em veículos elétricos e híbridos com expertise BoschAs avançadas tecnologias automotivas e equipamentos de última geração exigem formação especializada e profissionais habilitados para melhor assertividade no dia a dia das oficinas. Neste sentido, o Centro de Treinamento Automotivo (CTA), localizado na Bosch em Campinas, conta com uma ampla programação de capacitações sobre diversas temáticas. No portfólio do Centro de Treinamento Automotivo, há o curso Veículos Elétricos e Híbridos – Fase II, para proporcionar conhecimento e preparar os profissionais para realizar intervenções e análises nos sistemas híbrido

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Plochingen, Alemanha – Para oficinas mecânicas, a crescente presença de veículos híbridos e elétricos nas estradas traz novos desafios. A manutenção e reparo desses automóveis exigem conhecimentos especializados e os técnicos devem passar por treinamen >>>

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