Kart: Introdução dos motores OKN no Brasil provoca alterações na nomenclatura de algumas filiações e é novidade do RNK 2025
Documento divulgado pela CBA apresenta regras desportivas que deverão ser seguidas ao longo do próximo ano nos campeonatos nacionais e como recomendação aos regionais. Regras técnicas serão apresentadas em janeiro.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), por intermédio de sua Comissão Nacional de Kart (CNK) e de seu Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN), divulgou nesta segunda-feira (16) a parte desportiva do Regulamento Nacional de Kart (RNK) para a temporada 2025 do kartismo nacional.
O novo documento apresenta todas as regras desportivas que deverão ser seguidas ao longo do próximo ano nos campeonatos nacionais e como recomendação aos regionais.
A principal novidade em todas as competições organizadas pela CBA/CNK será a introdução dos motores OKN (2 tempos), que já foram utilizados na 1ª Regional Cup Brasil, em julho deste ano, na Paraíba, com grande sucesso.
A chegada dos propulsores, que representam o que há de mais atual em termos de motores nas categorias de alto rendimento, visa um maior alinhamento com as diretrizes da FIA Karting, o que também provocou algumas alterações na nomenclatura das filiações.
Como já divulgado há alguns meses, a categoria Júnior Menor deixa de existir e, dependendo da filiação e idade, os pilotos poderão disputar nesta faixa etária as categorias Cadete, Mini 2T ou Júnior. Esta última passará a se chamar OKN Júnior e utilizará os motores Iame OKNJ FIA.
Mirim e Cadete não terão mudanças com relação aos motores e nem com as idades, mas na Mini 2T haverá a troca de motores do atual KTT 125cc para os Vortex 60cc FIA, mantendo um caminho natural de evolução para os pilotos nas categorias com motores de 2 tempos.
Como também já foi adiantado, a categoria Graduado será renomeada como OKN e utilizará os motores TM OKN FIA. Além disso, será criada a categoria OKN Master, com motores OKN, mais fortes que os X30 e abertas aos pilotos com filiação CBA PSK-Pro e PSK-Am. As categorias OKN e OKN Master correrão juntas, mas na medida em que crescerem podem ser separadas.
Nas categorias Sênior, a Sênior AM passa a se chamar S X30 e a Sênior Pro será intitulada SP X30. Outra alteração de destaque nas duas categorias é que agora apenas os campeões da Sênior AM até 2024 serão obrigatoriamente promovidos à Sênior Pro a partir de 2025.
Já a Super Sênior Master levará a partir de 2025 o nome de Grand Super Sênior e também contará com motores Iame X30, mesmo caso da Novatos.
Além disso, ainda haverá algumas mudanças nas idades de algumas categorias, como é o caso da Super Sênior, que será aberta a pilotos com idade de 40 anos, completados em 2025, e acima (e não mais 45 e acima). A nova Grand Super Sênior também permitirá agora pilotos com idade de 50 anos, completados em 2025, e acima (e não mais 56 e acima).
Nas categorias 4 tempos, será criada a categoria F4, aberta a pilotos com licença PNK (Piloto Novato de Kart) da CBA. Na F4 Graduado, agora será permitido apenas pilotos com licença CBA PGK e PSK-Pro.
Com isso, a categoria Super F4 deixa de existir e os pilotos que disputavam essa categoria migram automaticamente para a F4 Graduado.
Com relação à F4 Sênior, caso os pilotos possuam resultados expressivos, independentemente da idade, eles não poderão disputar a categoria e deverão competir na F4 Graduados (veja os destalhes completos no RNK).
As categorias Mirim, Cadete e Sênior 60+ não sofrerão mudanças em suas nomenclaturas e motores.
Confira o resumo das novidades para 2025:
Mini 2T: Motor KTT 125cc será substituído por Vortex 60cc FIA;
Júnior Menor: categoria deixará de existir;
Júnior: Categoria passa a se chamar OKN Júnior e os motores Iame MY darão lugar aos Iame OKNJ FIA;
Graduados: Categoria será renomeada como OKN. Motores Iame MY serão trocados por TM OKN FIA. Criação da OKN Master, com pontuação e premiação independentes da OKN;
Novatos: motor Iame MY será substituído por Iame X30;
Sênior AM: passa a se chamar S X30 e troca o motor Iame MY pelo Iame X30. Apenas os campeões da categoria até 2024 serão obrigatoriamente promovidos à Sênior Pro a partir de 2025;
Sênior Pro: será renomeada como SP X30 e troca o motor Iame MY pelo Iame X30;
Super Sênior: motor Iame MY será substituído por Iame X30. Categoria será aberta a pilotos com idade de 40 anos, completados em 2025, e acima;
Super Sênior Master: passa a se chamar Grand Super Sênior e utilizará os motores Iame X30. Categoria admitirá pilotos com idade de 50 anos, completados em 2025, e acima;
F4: criação da categoria, que será aberta a pilotos com licença PNK da CBA;
F4 Graduado: será permitido apenas pilotos com licença CBA PGK e PSK-Pro. Pilotos com idade para competir na F4 Sênior, mas com resultados expressivos, serão obrigados a competir na F4 Graduado, independentemente da idade;
Super F4: categoria deixa de existir e os pilotos anteriormente admitidos passam a correr na F4 Graduado;
Categorias 2 Tempos: todas as categorias que utilizam motores OKN, X30 e Vortex 60 serão abertas para motores próprios dos pilotos nos campeonatos nacionais. Ou seja, nenhuma delas terá motor sorteado.
Confira as graduações das licenças da Cédula Desportiva Nacional para 2025:
a) Piloto Mirim de Kart – PMK;
b) Piloto Cadete de Kart – PCK;
c) Piloto Junior de Kart – PJK;
d) Piloto Novato de Kart – PNK;
e) Piloto Graduado de Kart – PGK;
f) Piloto Sênior de Kart Am– PSK-Am;
g) Piloto Sênior de Kart Pro – PSK-Pro;
h) Piloto de Kart Indoor – PKI.
Para requerer a Licença para Kart, os pilotos deverão se enquadrar nos seguintes intervalos de anos de idade:
a) PMK – Aberta a pilotos com idades entre 08 e 09 anos, completados em 2025.
b) PCK – Aberta a pilotos com idades entre 09 e 11 anos, completados em 2025.
c) PJK – Aberta a pilotos com idades entre 12 e 14 anos, completados em 2025.
d) PNK – Aberta a pilotos com idades entre 14 e 27 anos, completadas em 2025.
e) PGK – Aberta a pilotos com idades entre 14 e 27 anos, completados em 2025.
f) PSK-Am – Aberta a pilotos com idade de 28 anos, completados em 2025, e acima, sem experiência prévia na categoria Graduado 2 Tempos ou similar e/ou sem títulos nacionais nas categorias Júnior e Novato.
g) PSK-Pro – Aberta a pilotos com idades de 28 anos, completados em 2025, e acima, promovidos da PGK, PSK-Am, PSK-B ou da PNK, respeitando os limites de idade. Pilotos filiados como PSK-A até 2022 poderão solicitar filiação PSK-Pro.
h) PKI – Exclusiva para competições com karts tipo Rental, dotados de proteção envolvente em todo o chassi e com motores de 4 tempos, e aberta a pilotos com idade de 13 anos, completados em 2025.
Para saber todos os detalhes do novo RNK, acesse: Aqui
Para mais informações, acesse www.cba.org.br
Fonte: CBA / FG Com