Carro do Ano 2025: confira as notas de cada finalista do prêmio

Jurados avaliaram critérios com notas de 0 a 10 para eleger os vencedores do prêmio mais importante da indústria automotiva brasileira O Carro do Ano é maior e mais tradicional premiação da indústria automotiva brasileira. Em 2024, o prêmio celebrou os avanços dos automóveis em sete categorias de automóveis e três de motores. Os vencedores foram divulgados durante um evento realizado no dia 26 de novembro. Ainda assim, em nome da transparência, Autoesporte revela agora as notas de cada finalista. Vale lembrar que os finalistas do Carro do Ano 2025 foram escolhidos por indicação direta de 26 jurados especialistas no segmento, seguindo os critérios de modelos pré-finalistas classificados pelo Comitê Gestor de acordo com o regulamento. O limite ainda foi de cinco finalistas por categoria, e apenas um modelo por marca pôde ser classificado em uma mesma classe. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Em relação a cédula de votação, os jurados tiveram que avaliar, com notas de 0 a 10, critérios como design, desempenho, motorização, consumo, acabamento, segurança, conforto, ergonomia e custo/benefício, por exemplo. A indicação para os votantes que não tiveram a oportunidade de testar algum dos finalistas era de preencher a ficha com "não testado". Desta forma, carros que não foram dirigidos por pelo menos dois terços dos jurados não tiveram notas aferidas. Confira as notas de cada finalista do Carro do Ano 2025: Carro do Ano 2025: Renault Kardian 1º) Renault Kardian: 8,34 2º) Hyundai Creta: 8,29 3º) Peugeot 2008: 8,24 4º) Citroën Basalt: 7,65 5º) BYD Dolphin Mini: 7,45 O Renault Kardian é o grande vencedor do Carro do Ano 2025. Essa é a primeira vez que a Renault — e uma fabricante francesa — vence a categoria mais importante. Com as notas reveladas, observamos que o Kardian conquistou o prêmio com uma vantagem muito pequena. Afinal, houve grande equilíbrio entre o SUV, o Hyundai Creta e o Peugeot 2008. A diferença na nota média entre eles foi de 0,05 e 0,1 ponto, respectivamente. Dolphin Mini e Basalt ficaram em um patamar mais abaixo. O SUV compacto está disponível exclusivamente com motor 1.0 turbo de 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, com câmbio manual ou automatizado de dupla embreagem, de seis e sete marchas, respectivamente. Entre os principais atributos estão o design e a lista de itens de conforto. Initial plugin text Carro do Ano Premium 2025: Hyundai Ioniq 5 1º) Hyundai Ioniq 5: 8,42 2º) Honda CR-V: 8,22 2º) Volvo EX30: 8,22 4º) Kia EV5: 8,01 5º) BMW X2: sem nota O Hyundai mais premiado da história recente da marca também conquistou o Carro do Ano Premium 2025. O Ioniq 5 foi eleito o melhor com preços de R$ 200 mil a R$ 400 mil. A diferença na média das notas, neste caso, foi um pouco maior. Com 8,42, o Ioniq 5 conseguiu 0,2 ponto de vantagem em relação a CR-V e EX30, que empataram na segunda posição. O EV5 ficou na quarta colocação, com nota de 8,01. Por fim, o BMW X2 não foi testado por pelo menos dois terços dos votantes. O Ioniq 5 é vendido em versão única por R$ 394.990. Equipado com dois motores elétricos, dispõe de 325 cv de potência e 61,6 kgfm de torque. Com esse conjunto, o hatch vai de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos, com velocidade máxima de 185 km/h. Já o pacote de baterias é de 84 kWh e a autonomia chega a 374 km, conforme medição do Inmetro. Entre os destaques do Ioniq 5 estão o desempenho e o generosíssimo espaço interno. Carro do Ano Superpremium 2025: Audi Q6 e-tron Audi Q6 e-tron 2024 foi o grande vencedor na categoria Superpremium Divulgação 1º) Audi Q6 e-tron: 8,34 2º) BMW iX2: 8,20 3º) Chevrolet Blazer EV: 8,13 4º) Hyundai Palisade: 8,01 5º) Mercedes-Benz E300: sem nota O Audi Q6 e-tron foi eleito o Carro do Ano Superpremium 2025. O modelo é comercializado nas versões Performance (R$ 559.990) e Performance Black (R$ 599.990), e marca uma nova fase na eletrificação na Audi. Feito sobre a plataforma PPE, tem bateria de íons de lítio de 94,9 kWh que garante a boa autonomia de 411 km, segundo o Inmetro. Já o motor elétrico rende 387 cv de potência e 54,5 kgfm de torque. O 0 a 100 km/h, de acordo com a fabricante, é feito em 5,9 segundos. Nas notas, o Q6 superou o iX2 por pouco. A diferença entre eles foi de 0,05 ponto. O E300 não foi avaliado pelo número mínimo de jurados, logo, aparece sem nota. Carro do Ano Luxo 2025: Lexus RX 450h+ 1º) Lexus RX 450h+: 8,53 2º) BMW i5: 8,52 3º) Mercedes-AMG SL 63 S E: sem nota A categoria mais acirrada do Carro do Ano 2025 foi logo a estreante, decidida por uma diferença de 0,01 ponto. Bom para o Lexus RX 450h+, eleito Carro do Ano Luxo 2025. O primeiro SUV híbrido plug-in da marca no Brasil foi reconhecido como o melhor na categoria com preços acima de R$ 600 mil. O Lexus RX 450h+ estreou com preço de R$ 609.990. Sob o capô, traz um motor 2.5 aspirado a gasolina de 187 cv e 23,6 kgfm. Os dois motores elétricos auxiliares, um dianteiro e outro traseiro, s

Carro do Ano 2025: confira as notas de cada finalista do prêmio
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Jurados avaliaram critérios com notas de 0 a 10 para eleger os vencedores do prêmio mais importante da indústria automotiva brasileira O Carro do Ano é maior e mais tradicional premiação da indústria automotiva brasileira. Em 2024, o prêmio celebrou >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)