Rodobens analisa tendências de consumo no mercado automotivo

Maioria dos clientes, na faixa etária de 30 a 50 anos, valoriza a reputação da marca, a depreciação e os custos de manutenção na hora de escolher o carro; Veículos premium e híbridos despontam entre os mais buscados.

Rodobens analisa tendências de consumo no mercado automotivo
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Diante do cenário de recuperação do varejo automotivo, a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave) revisou sua expectativa de vendas de veículos para 2024, que passou de 14,7% para 15,1%. No acumulado de janeiro a setembro, as vendas de veículos novos aumentaram 14,1%, totalizando 1,86 milhão de unidades.

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A Rodobens, especialista em projetos de vida, vem acompanhando essa retomada do setor e revela os perfis e as preferências dos consumidores que adquiriram veículos em suas concessionárias no acumulado do ano. Confira abaixo a análise, que revela a diversidade dos compradores em relação à faixa etária, gênero e localização geográfica, refletindo um mercado em constante evolução.

Perfis e preferências

O levantamento da Rodobens indica que a maioria dos consumidores está na faixa etária de 31 a 50 anos, com predominância do público masculino, que representa cerca de 58% dos condutores. Já as regiões mais relevantes nas vendas são o Sudeste e o Centro-Oeste, onde a crescente urbanização gera uma demanda por veículos cada vez mais práticos e tecnológicos.

Na hora da compra, esses consumidores valorizam fortemente a reputação do veículo, sua depreciação e os custos de manutenção e seguro. “A confiança na marca é um fator decisivo, pois nossos clientes buscam veículos de alta qualidade e durabilidade. Além disso, o meio de aquisição é outro critério determinante. As facilidades e vantagens dos serviços financeiros oferecidos, como consórcio e financiamento, são grandes diferenciais competitivos”, afirma Rafael Dolabella, Diretor de Automóveis da Rodobens.

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Inovação e experiência

Nos últimos nove meses, o segmento de automóveis tem experimentado um crescimento significativo, refletindo uma transformação no mercado. “Os consumidores buscam exclusividade e tecnologia de ponta nos automóveis, além de uma experiência diferenciada no pré e pós-venda. Assim, estamos atentos a essas mudanças e investindo em um relacionamento mais próximo e personalizado com nossos clientes”, destaca Dolabella.

Diversas marcas já estão adotando novos padrões de qualidade e inovação, buscando atender às demandas de consumidores cada vez mais exigentes. Essa evolução é impulsionada pela incorporação de tecnologias avançadas, sustentabilidade e design arrojado, fatores que se tornaram essenciais para conquistar a preferência do público.

Adoção de veículos híbridos e elétricos

De acordo com os dados da Fenabrave, no segmento de carros híbridos e elétricos, as vendas acumuladas no ano registraram um avanço de 54,4% em relação ao mesmo período de 2023.

Nas concessionárias da Rodobens, a demanda por veículos híbridos tem aumentado significativamente. Desde 2020, as vendas desses modelos nas concessionárias Rodobens mais que dobraram. “O cliente valoriza a eficiência e a sustentabilidade, e nós estamos prontos para oferecer essas opções”, complementa Dolabella.

Mudanças no comportamento de compra

Após a pandemia, a Rodobens notou uma mudança no comportamento dos consumidores, que buscam mais comodidade e informações acessíveis. “Hoje, muitas vendas começam no ambiente digital, seja pelo nosso site ou pelo WhatsApp. Por isso, investimos na capacitação da nossa equipe para oferecer um atendimento personalizado e humanizado”, explica o Diretor de Automóveis da Rodobens.

Para atender às novas demandas, as concessionárias da Rodobens têm investido em mídia digital e na criação de uma área de Sales Development Representative (Representante de Desenvolvimento de Vendas, em português), com foco em atendimento especializado.

Além disso, a empresa lançou o “Combo de Vantagens”, que, em sinergia com os negócios da Rodobens, integra serviços financeiros à venda de veículos, oferecendo uma experiência de compra integrada. Caso o cliente adquira mais de um produto da empresa, como financiamento e seguro Rodobens, ele recebe alguns benefícios de forma gratuita, como revisão, emplacamento ou até mesmo a combinação de ambas as opções.  “Com o Combo de Vantagens, proporcionamos uma jornada simplificada, na qual o consumidor pode resolver todas as suas necessidades de mobilidade e gestão financeira em um único lugar. Essa integração reforça a sinergia entre as diferentes áreas de atuação da Rodobens, agregando valor tanto para os clientes quanto para o portfólio de serviços da empresa”, explica Dolabella.

Com essas e outras estratégias de negócios, até setembro, a Rodobens já registrou um crescimento em negócios gerados em relação ao mesmo período do ano anterior, movimentando mais de R$ 2,5 bilhões em vendas automotivas. “Esses números refletem não apenas o nosso sucesso, mas também a confiança que os consumidores depositam na nossa marca”, conclui o executivo.


Sobre a Rodobens

A Rodobens, especialista em projetos de vida, possui um ecossistema único de distribuição, com amplo portfólio de serviços financeiros: consórcio, seguros, crédito, leasing e locação, suportados por plataforma sinérgica, de rede de concessionárias próprias de automóveis Toyota, Mercedes, Hyundai e veículos comerciais Mercedes-Benz, redes de parceiros e canais digitais. Com sede em São José do Rio Preto, presença em todo o território nacional e mais de 70 anos de atuação, é reconhecida por ter uma sólida cultura de inovação e tradição, ao entregar uma experiência completa aos seus clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores.

Site: Rodobens e Rodobens RI

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Fonte: RPMA Comunicação