Fórmula E: Brasileiro Sérgio Sette Câmara será piloto reserva da Equipe Nissan a partir do E-Prix SP
O piloto de 26 anos, natural de Belo Horizonte (MG), trabalhará em estreita colaboração com Oliver Rowland e Norman Nato ao longo da nova campanha para garantir que a equipe japonesa continue a ser uma forte candidata no campeonato.
- Experiente piloto brasileiro se juntará à equipe japonesa para a Temporada 11, como piloto reserva e de simulador
- Anúncio foi feito na manhã desta terça-feira, 3 de dezembro
- Piloto disputou a temporada anterior pela antiga ERT, atual Kiro Race Co.
São Paulo, 3 de dezembro de 2024 – A Equipe Nissan de Fórmula E anunciou, na manhã desta terça-feira, que o brasileiro Sérgio Sette Câmara será o piloto reserva e de simulador da escuderia para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25.
Sette Câmara foi piloto em tempo integral da série nas últimas quatro temporadas, apresentando desempenho notável. Anteriormente, conquistou várias vitórias e pódios na Fórmula 2 da FIA, antes de chegar ao campeonato 100% elétrico no meio da Temporada 6 (2019/20).
Sua experiência será muito valiosa não só no simulador de preparação de eventos, mas também para ajudar a equipe no desenvolvimento contínuo do carro Nissan e-4ORCE 05 GEN3 EVO.
Sérgio participará de seu primeiro evento oficial em sua nova função na Equipe Nissan de Fórmula E no E-Prix de São Paulo, com atividades a partir de 6 de dezembro, sexta-feira, e corrida no sábado, 7.
Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E, afirmou:
"Estamos muito satisfeitos em receber Sérgio como nosso piloto reserva e de simulador para a Temporada 11. Ele tem muita experiência no campeonato e é um muito talentoso, por isso foi uma escolha clara para contratá-lo. Independentemente da habilidade, é difícil entrar num carro de Fórmula E e ser competitivo imediatamente, dada a sua complexidade, por isso estávamos interessados em recrutar um piloto experiente e garantir que não perderíamos nenhuma oportunidade de marcar pontos na temporada, não importam as circunstâncias. Também nos beneficiaremos do seu amplo conhecimento da série na nossa preparação para a corrida, o que é sempre fundamental. Estou convencido de que ele será um grande trunfo para a equipe e nos ajudará a atingir todo o nosso potencial".
Sérgio Sette Câmara, piloto reserva e simulador da Equipe Nissan de Fórmula E, disse:
"Estou emocionado por me juntar à Equipe Nissan de Fórmula E. Sempre foi um objetivo meu trabalhar com um grande fabricante da série, e a Nissan deu um grande passo em frente na Temporada 10. Acredito que, com a minha experiência, posso ajudar a equipe a manter este ritmo. Tenho o prazer de me tornar o piloto reserva e de simulador e contribuir para o desenvolvimento do carro na direção certa à medida que entramos na era GEN3 EVO. Mal posso esperar para começar e estar presente no E-Prix do Brasil, neste fim de semana, com a equipe."
Serviço E-Prix São Paulo- abertura da Temporada 2024/2025
Datas: 6 de dezembro (sexta-feira): Shakedown, Treino livre 1
7 de dezembro (sábado): Treino Livre 2, Classificação e Corrida
Horário: Sexta-feira a partir de 16h30, sábado a partir das 7h30
Local: Sambódromo do Anhembi - São Paulo
Idade: livre para todas as idades. Os menores de 16 anos deverão estar acompanhados por um dos pais ou um responsável legal
Ingressos: a partir de R$167,50
Compras: Fever UP (URL: Link)
Acesse e siga os perfis do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E no Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube: @FIAFormulaE #ABBFormulaE
Sobre a Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E:
Primeiro campeonato mundial elétrico da FIA - Federation Internationale de
l'Automobile, a Fórmula E desponta como único esporte neutro em carbono da história, certificado desde a concepção.
O Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E realiza corridas eletrizantes ao redor das cidades mais icônicas do mundo, onde se tornou se importante plataforma internacional para o desenvolvimento da tecnologia de veículos elétricos e a promoção da mobilidade limpa, através do automobilismo de alta performance.
Na Fórmula E, equipes e parceiros unem-se pela paixão pelo esporte e pela crença no potencial para acelerar o progresso sustentável, criando um futuro melhor para as pessoas e para o planeta.
Sobre a ABB:
A ABB é líder tecnológica em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente. As soluções da empresa conectam conhecimento de engenharia e software para otimizar processos de fabricação, transporte, alimentação e operação. Com mais de 130 anos de excelência, os cerca de 105.000 funcionários da ABB atuam comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial.
Sobre a Equipe Nissan de Fórmula E:
A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.
Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.
Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E. Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.
A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.
Fonte: Textual