Black Friday: Loja do Mecânico foca em promoções e live commerce para crescer 20% em vendas
Companhia investe em experiência personalizada para atrair o público e aumentar volume de vendas durante o tradicional período promocional do varejo.
São Paulo (SP), novembro de 2024 – Uma das principais datas comerciais do varejo brasileiro, a Black Friday movimenta bilhões em vendas anualmente. Para 2024, de acordo com a Confi.Neotrust, empresa de análise de dados, a expectativa é de que as vendas cresçam até 9,1%, atingindo R$ 9,3 bilhões, em relação ao período promocional do ano passado. Na Loja do Mecânico, principal plataforma multicanal de máquinas e ferramentas da América Latina, a data é estratégica por ser um importante catalisador de vendas no último trimestre do ano. As transações do canal na Black Friday vêm crescendo de forma contínua nos últimos anos. Para 2024, a expectativa é de um aumento de 20% em relação a 2023.
Para impulsionar esse aumento, a empresa aposta em uma série de ações ao longo de todo o mês de novembro, incluindo promoções, descontos e live commerce, entre outras. Com uma plataforma omnichannel, a Black Friday da Loja do Mecânico irá englobar todos os seus canais de vendas: site, aplicativo, lojas físicas e televendas. Além de otimizar a experiência do cliente em todas as etapas da jornada de compra, a estratégia busca alcançar um público ainda mais amplo, tanto do ambiente online, como mídias sociais, quanto dos canais físicos.
"Na Loja do Mecânico, a Black Friday começou há bastante tempo. Estamos trabalhando ativamente desde o início do ano para alcançarmos bons resultados nessa data -- e muito disso envolve pensar além das estratégias de vendas. É indispensável entender as preferências do público ao longo de todo o funil de aquisição. Oferecer uma experiência completa e fluida, para que o cliente se sinta valorizado em cada etapa, é muito importante se quisermos fidelizá-lo", diz Rodrigo Pothin, CMO da Loja do Mecânico.
"Temos realizado investimentos contínuos em tecnologia, treinamento e em uma abordagem omnichannel para que a jornada do consumidor seja intuitiva e ágil do primeiro clique à retirada do produto na loja ou ao recebimento em casa. Esse cuidado reflete o nosso compromisso de sermos não só uma plataforma, mas também um parceiro de confiança para todos os nossos clientes, sejam eles profissionais do setor automotivo ou consumidores finais. O objetivo é oferecer uma experiência personalizada para todos", afirma Pothin.
No ambiente online, onde a companhia conta com um aplicativo com mais de um milhão de downloads e um site com 15 milhões de acessos mensais, a expectativa é de que as vendas da Black Friday alcancem um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Para isso, ofertas com descontos progressivos de até 80% ao longo de todo o mês em centenas de produtos, além de cupons de desconto exclusivos, fazem parte da estratégia. Adicionalmente, a Loja do Mecânico promoverá a Black Week, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de novembro e deve acelerar ainda mais o ritmo de compras, desbloqueando ofertas adicionais.
Neste ano, os consumidores contarão também com uma oferta especial para ajudar na aquisição de equipamentos de alto valor agregado: os consórcios de máquinas e ferramentas terão desconto de 50% na primeira parcela, sem taxas de adesão e parcelamento em até 84 vezes, sem reajustes. Já em relação ao portfólio de produtos, a Loja do Mecânico segue investindo na diversificação para atender a todos os perfis, com produtos de marcas próprias e de outros fabricantes, como Dewalt, Bosch, Makita, Kaercher, Menegotti e V8 Brasil e mais 400 fornecedores nacionais e internacionais.
"O portfólio diversificado faz parte da nossa estratégia de entender e antecipar as necessidades dos nossos clientes. Sabemos que a Black Friday é o momento em que muitos esperam encontrar aquele produto que desejam por um preço que caiba no seu orçamento. Por outro lado, esse período é também uma oportunidade para fortalecermos o relacionamento com esse consumidor, demonstrando que temos tudo o que ele precisa, da ferramenta mais básica à mais sofisticada, e com a qualidade que ele confia", explica Pothin.
Live commerce com influenciadores
Uma das principais tendências do setor, as transmissões de live commerce têm atraído milhares de consumidores em busca de boas promoções e interação com as marcas. A Loja do Mecânico seguirá apostando nessa experiência para criar conexões e se aproximar ainda mais do público. A empresa transmitirá a Live de Ofertas Black Friday, no dia 28 de novembro, a partir das 19h, pelos canais digitais da companhia, como YouTube, Instagram e o aplicativo da loja. Durante a transmissão, o público terá a chance de comprar diversos produtos com descontos exclusivos de até 80% sobre os preços já promocionais no site.
"As lives são uma forma de nos conectarmos com o público e reforçar nosso posicionamento como um lugar de quem faz. Ou seja, queremos fortalecer as conexões com nossos clientes que, assim, como nós, fazem acontecer. Para nos auxiliar nessa missão, reunimos um time de influenciadores e patrocinadores, que vão comandar essedesafio, engajando diretamente com o consumidores e permitindo que os clientes vejam de perto os detalhes dos produtos, garantindo a confiança de comprar conosco e sem perder nenhuma oferta", diz Pothin.
Para comandar a live, a companhia aposta em um grande time de influenciadores do setor. São eles: Leandro Torneiro, especialista em mecânica automotiva, conhecido por tutoriais e dicas de manutenção de veículos; Família Project Car Brasil, focada em restauração e customização de carros; Marcelo Tonella, especialista em mecânica e que produz vídeos didáticos sobre manutenção de veículos clássicos; Guilherme Tonimek, criador de conteúdo automotivo; Daiane Pimenta, influenciadora automotiva que ensina dicas de reparos e manutenção; Henrique Carvalho, especialista em mecânica e ferramentas; Tiu Luquinha, criador de conteúdo automotivo voltado à mecânica e personalização de veículos; Di Vieira, influenciador automotivo que aborda temas técnicos e práticos sobre manutenção e uso de ferramentas; e Passarote, criador de conteúdo sobre projetos automotivos e dicas de uso de equipamentos e manutenção. Além desses influenciadores, patrocinadores oficiais também participarão da live. São eles: Karcher, WBertolo, Disflex, Bosch, Menegotti e V8 BRASIL.
"Estamos otimistas quanto à Black Friday 2024 e a nossa expectativa é atingirmos um novo recorde em vendas, sem deixar de entregar uma experiência de valor ao público por meio das diversas ativações que estamos realizando no decorrer de todo o mês", conclui Pothin.
Sobre a Loja do Mecânico
Fundada em 2003, na cidade de Franca (SP), a Loja do Mecânico é pioneira no comércio de máquinas e ferramentas no Brasil e consolida-se como o maior e-commerce do setor na América Latina. Com a chegada do fundo de investimento EB Capital em 2020, a companhia deu a largada ao projeto de expansão de hubs omnichannel. Atualmente, são 18 pontos físicos que potencializam a proposta de omnicanalidade, permitindo ao cliente comprar no canal de sua escolha, seja físico ou online. As cidades que contam com ponto físico no Estado de São Paulo são: Franca, Ribeirão Preto, Jundiaí, Limeira, Campinas, Praia Grande, Sorocaba, Jacareí, Presidente Prudente, Marília, Mogi das Cruzes, Guarulhos, Barueri, Embu das Artes, Osasco, Araraquara e Piracicaba, além da capital de Minas Gerais, Belo Horizonte.
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Fonte: Loures Consultoria