Equipe Nissan de Fórmula E anuncia Marelli como mais recente parceiro técnico
Empresa global de tecnologia automotiva e escuderia japonesa assinam acordo de dois anos.
YOKOHAMA, Japão – A Equipe Nissan de Fórmula E tem o prazer de confirmar que a Marelli uniu forças com a escuderia como Parceiro Técnico em um acordo inicial de dois anos. Com mais de 100 anos de história como parceiro tecnológico global para os setores automotivo e automobilístico, a Marelli pretende cocriar o futuro da mobilidade com clientes e parceiros.
Graças à vasta experiência da Marelli Motorsport, a colaboração dá à Equipe Nissan de Fórmula E a oportunidade de explorar áreas onde a parceria poderia ser aumentada para apoiar o desenvolvimento de automóveis para temporadas futuras. A empresa tem um histórico estabelecido em inovação e produção e procura alavancar, desenvolver e mostrar ainda mais a sua experiência técnica no desporto motorizado eletrificado.
Além da parceria técnica, a marca Marelli aparecerá na asa traseira de ambos os carros Nissan e-4ORCE 05, nas paredes da garagem da equipe e nas plataformas de marketing.
Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: “Estamos muito orgulhosos de nos unirmos à Marelli Motorsport, líder do setor. É fantástico tê-los a bordo e estamos ansiosos para investigar áreas para potencial colaboração no desenvolvimento de sistemas de controle. O campeonato é extremamente competitivo, por isso é importante para nós garantirmos parcerias com as melhores empresas e acreditamos que a Marelli Motorsport se enquadra perfeitamente nisso. Estamos ansiosos para trabalhar com eles e tenho certeza de que teremos um relacionamento frutífero juntos.”
Riccardo De Filippi, Diretor da Marelli Motorsport: “Estamos entusiasmados em expandir a nossa parceria técnica de longo prazo com a Nissan Motor Company em seu programa de Fórmula E, exibindo também com orgulho o logotipo da Marelli na asa traseira de ambos os carros. Estamos ansiosos por trabalhar em estreita colaboração com a equipe, fortalecendo a nossa relação com a Nissan tanto no mercado do automobilismo como no mercado de automóveis de estrada e estamos ansiosos por melhorar as nossas contribuições técnicas no futuro.”
Sobre a Nissan na Fórmula E
A Nissan fez sua estreia em corridas totalmente elétricas na Temporada 5 (2018/19) do Campeonato ABB FIA de Fórmula E, tornando-se o primeiro e único fabricante japonês a entrar na série.
Na Temporada 7 (2020/21), a Nissan anunciou seu envolvimento de longo prazo na Fórmula E e seu compromisso com a era Gen3, que ocorrerá da Temporada 9 (2022/23) até o final da Temporada 12 (2025/26) da série de corridas totalmente elétricas.
Em abril de 2022, a Nissan adquiriu a equipe de corrida e.dams, com a montadora japonesa assumindo total propriedade de seu envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA.
Em junho de 2022, a Nissan anunciou que forneceria sua tecnologia de trem de força Nissan EV para a McLaren Racing durante toda a era Gen3 da Fórmula E.
Para a Temporada 10 do Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, os pilotos da Nissan Fórmula E são Oliver Rowland e Sacha Fenestraz.
Em 28 de março de 2024, antes do primeiro E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se a primeira fabricante a se inscrever para a era Gen4, que vai até 2030, reforçando seu compromisso com suas metas de eletrificação Ambition 2030.
A Nissan corre na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero para um público global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os veículos totalmente novos oferecidos até o início da década de 2030 em mercados-chave. A montadora japonesa pretende trazer sua expertise na transferência de conhecimento e tecnologia entre a pista de corrida e a estrada para melhores veículos elétricos para os clientes.
Sobre a Fórmula E
Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.
Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.
Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.
Fonte: Nissan