Instituto Escola do Mecânico e do Funileiro abre 45 vagas para capacitação gratuita, em parceria com os lubrificantes Mobil™

As oportunidades são para as regiões de Campinas, Americana e São Paulo, e serão direcionadas para jovens entre 15 a 21 anos, em situação de vulnerabilidade social

Instituto Escola do Mecânico e do Funileiro abre 45 vagas para capacitação gratuita, em parceria com os lubrificantes Mobil™
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Novembro de 2024 – Com a missão de gerar impacto social positivo na vida de jovens, através do conhecimento em mecânica automotiva, o Instituto Escola do Mecânico e do Funileiro — projeto mantido e licenciado pela empresa detentora da marca “Escola do Mecânico” — e os lubrificantes Mobil™, marca líder global em lubrificantes sintéticos e que se destaca entre as mais lembradas pelos profissionais da área, anunciam a criação do programa “Mecânicos do Futuro”, que prevê a oferta gratuita de vagas para cursos de capacitação no setor automobilístico. 

O projeto de impacto social teve início no município de Campinas, e deve expandir sua operação para a cidade de Americana, no mês de novembro, e para São Paulo, Capital, em dezembro. O objetivo da iniciativa é viabilizar oportunidades de conhecimento com foco em geração de renda e inclusão produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Inicialmente, serão oferecidas 45 vagas — 15 para cada região contemplada pelo projeto — com prioridade para jovens de 15 a 21 anos.   

Além das habilidades técnicas, as formações do “Mecânicos do Futuro” têm como foco capacitar os jovens para o desenvolvimento do autoconhecimento, tornando aptos para o mundo do trabalho. “É um projeto importante que retrata a união de empresas comprometidas com o crescimento do setor de reparação automotiva, enquanto valoriza o ofício da mecânica e dá oportunidades reais de empregabilidade, beneficiando igualmente toda a cadeia envolvida nesse processo”, explica a idealizadora do programa e fundadora do Instituto, Sandra Nalli. 

Para Marina Teixeira, Coordenadora de Marketing B2C dos lubrificantes Mobil™, a iniciativa se insere em um cenário com alta demanda, tendo em vista que, apenas na cidade de São Paulo, capital paulista, mais de 20% dos jovens entre 15 e 29 anos estão sem emprego e sem perspectiva de capacitação, principalmente pela falta de condições financeiras, segundo demonstra o levantamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento. No panorama nacional, considerando apenas a faixa etária de 18 a 24 anos, a taxa de desemprego chega a 16,8% dos jovens — de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. 

“A criação do projeto Mecânicos do Futuro é mais um importante passo da marca Mobil™ em direção ao seu objetivo de mover pessoas e negócios do jeito certo para todos. Infelizmente, em território nacional, temos muitos jovens sem uma perspectiva de carreira, justamente pela falta de oportunidades gratuitas como a que estamos oferecendo em parceria com a Escola do Mecânico. Para nós, anunciar mais um projeto dessa natureza, é motivo de bastante orgulho e representa uma forma de valorizarmos a profissão dos mecânicos, que estão entre os principais parceiros da nossa marca”, enfativa a executiva. 

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Entre os critérios avaliados para a seleção dos candidatos está a inscrição no CadÚnico, plataforma de dados que classifica o perfil das famílias de baixa renda, além do interesse em atuar no segmento automotivo, bem como atributos como diversidade de gênero, raça e pessoas com deficiência.  

Após a capacitação, o projeto ainda contribuirá para o encaminhamento imediato dos jovens ao mercado de trabalho, conectando-os junto às empresas/indústrias do segmento via cadastramento no aplicativo Emprega Mecânico, ferramenta 100% gratuita e disponível aos alunos. Desde que foi criado, o app já empregou mais 1,5 mil profissionais e, hoje, conta com mais de 32 mil candidaturas por ano.  

A oferta gratuita de vagas no programa “Mecânicos do Futuro” está alinhada ao pilar de sustentação da Escola do Mecânico — principal fator de influência para o estabelecimento da parceria com os lubrificantes Mobil™ — que consiste em fazer o segmento de reparação automotiva crescer e prosperar, por meio do embasamento na educação, capaz de transformar vidas e histórias. Juntas, as marcas têm o propósito de contribuir para o crescimento da área, promovendo emprego e renda, além de acelerar o mercado de ponta a ponta. 

Sobre o Instituto Escola do Mecânico  

É uma associação sem fins econômicos, de direito privado, constituída em 17 de janeiro de 2023, com autonomia administrativa e financeira. Licenciada pela empresa detentora da marca “Escola do Mecânico” e da metodologia “Mecânica Automotiva”, o Instituto foi idealizado pela CEO Sandra Helena Nalli, também fundadora da Escola do Mecânico. Ela atua há mais de 20 anos na área de capacitação profissional, e a escola nasceu justamente de um projeto social em que Sandra participou como voluntária, na qualificação de jovens que cumpriam medidas socioeducativas em unidades da Fundação CASA- Campinas/SP. Com o objetivo de promover e ampliar o acesso aos projetos sociais da escola, foi constituída a organização da sociedade civil. 

Sobre a Escola do Mecânico 

Fundada em 2011, é um negócio de impacto social, que oferece formação e empregabilidade em mecânica em todo Brasil. Nasceu com a missão de formar profissionais qualificados para o mercado de reparação automotiva, gerando impacto social e renda. Hoje, é referência na qualificação de milhares de mecânicos disputados no mercado de trabalho, nas áreas de Linha Leve, Pesada e Motocicletas. Com sede em Campinas, interior de SP, conta com 42 unidades entre rede própria e franquias espalhadas em nove Estados brasileiros (São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Goiás, Minas Gerais e Paraná). Desenvolveu o aplicativo “Emprega Mecânico”, gratuito, que conecta alunos formados e o mercado de trabalho. A escola recebeu investimento da Yunus Corporate, conhecido como o banco dos pobres e dos negócios sociais, que aportou R$ 1 milhão – um dos poucos negócios fundados por uma mulher a ser selecionado para receber o investimento. 


Mobil

Sobre a marca de lubrificantes Mobil™  

Os lubrificantes Mobil™ estão presentes nos mais diversos segmentos do mercado. Seja levando astronautas para o espaço, movimentando todos os setores industriais, movendo as colheitas de terras agrícolas, fretes terrestres, aéreos e marítimos, movimentando carros, motos e caminhões. Acima de tudo, movimentando pessoas. Por isso, a marca está em constante movimento junto aos seus consumidores, contribuindo com a evolução de suas trajetórias, rumo à novas conquistas. Afinal, se tem movimento, tem Mobil™. 


Fonte: Mobil (Mosaike)