Teste: Land Rover Defender clássico de R$ 1,4 mi tem vida nova com motor V8
Jipe clássico se recusa a morrer e retorna em pacote customizado exclusivo; veja as impressões É dia 29 de janeiro de 2016. Solihull, na Inglaterra. O último Land Rover Defender, feito por 67 anos ininterruptos com poucas mudanças, atravessa a linha de montagem sob os aplausos dos funcionários da fábrica. Vê-se todo tipo de reação: sorrisos, lágrimas, gargalhadas, comemorações. Após tantas décadas, este verdadeiro ícone britânico ficaria apenas na memória daqueles que o amam. Um pequeno grupo de executivos da então Land Rover — hoje abreviada como JLR — não parecia tão comovido. Eles sabiam que aquele não era o fim da história do carismático aventureiro. Autoesporte foi até a Inglaterra para dirigir o Defender Classic Works, a “nova” velha roupagem do jipão, e desvendar os bastidores de sua criação. Graças a um programa de restauração e toques de criatividade, o modelo tem lenha para queimar por mais alguns anos. Da esquerda para a direita: Trophy, Trophy 25, Works V8 e Bespoke Nick Dimbleby/Autoesporte O programa Classic Works foi criado em 2018 para manter aceso o patrimônio histórico da JLR. Por ele, os clientes podem adquirir o Defender clássico com motor V8 e roupagens exclusivas. A customização é parte fundamental deste projeto, tanto que o modelo até retornou para o configurador do site oficial da marca. JLR tem fábrica que dá vida nova a carros antigos; conheça Acervo secreto tem carros do 007, 1° Land Rover e Jaguar de R$ 9 milhões Primeiro, a JLR se lança ao mercado de usados para garimpar unidades em bom estado do Defender produzidas entre 2012 e 2016. Muitos clientes se sentem honrados em contribuir com o projeto, contou Paul Barritt, chefe do programa Classic Works. O jipe é levado a Coventry, na oficina, para ser desmontado. Este é o passo inicial da restauração. Fábrica de Coventry é onde o Defender Classic Works "renasce" Nick Dimbleby/Autoesporte Cada peça é meticulosamente analisada pela equipe de engenharia — e o que precisa ser substituído vem do acervo residual da própria montagem do Defender antigo. O chassi é trocado em todos os casos, mesmo quando o estado de conservação é bom. Essa é a única parte estrutural do antigo Defender produzida na Inglaterra até hoje, em um método old school com pouca automatização. Outro componente totalmente novo é o motor V8 5.0 a gasolina, que desenvolve 405 cv de potência e 51 kgfm de torque, sempre com a transmissão automática de oito velocidades e tração 4x4. O câmbio é o mesmo que equipa a atual geração do Defender. Motor V8 a gasolina é o mesmo que equipa outros carros da Land Rover Nick Dimbleby/Autoesporte Quanto à carroceria, praticamente tudo é reaproveitado. Existem casos em que uma unidade se torna doadora de componentes a outras. Dessa forma, dois carros podem acabar se tornando um nas entranhas da oficina. Customização é a alma do projeto Classic Works Nick Dimbleby/Autoesporte + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. O trabalho de funilaria é o mesmo de quando o jipe era produzido oficialmente, mas a marca disponibilizou novas opções de cores. Ao todo, são 50 tonalidades. Julgando que os clientes também podem escolher a cor do teto, é difícil de imaginar que um Defender deixará a fábrica de Coventry exatamente igual ao outro. Versão customizada Classic Works é feita tanto com mão inglesa quanto mão francesa Divulgação Sobre acabamento interno e tapeçaria, tudo é feito do zero. Os proprietários também podem combinar várias opções de cores e materiais para deixar o Defender com sua própria personalidade. As texturas de todos os materiais são ótimas. Afinal, o jipão continua sendo um ícone fashion britânico mesmo com quase 80 anos. Detalhe do acabamento interno do Land Rover Defender Classic Works Nick Dimbleby/Autoesporte Initial plugin text Essa reedição do Defender certamente não é para qualquer um. Após todo o trabalho de curadoria e restauração, o jipão não sai da loja por menos de 190 mil libras. Em conversão direta, equivale a R$ 1,38 milhão. A edição especial Islay, limitada a 30 unidades, chega a 245 mil libras, ou R$ 1,71 milhão. E como anda? É hora da aventura! Dirigir o Land Rover Defender é uma das melhores sensações que alguém pode ter ao volante de um carro Nick Dimbleby/Autoesporte Rodei por cerca de 150 km no interior da Inglaterra — mais especificamente entre as cidades de Chichester (onde está o famoso autódromo de Goodwood) e Coventry (uma das sedes da JLR). O trajeto ainda incluiu uma atividade off-road bem desafiadora. Nada como encarar um pântano e sair com as botas (e os pneus) sujos de lama Nick Dimbleby/Autoesporte O primeiro percalço foi me acostumar com a mão inglesa. Contei mais sobre isso neste outro artigo. Superado este empecilho, pude curtir um dos carros mais legais que já dirigi na vida. Como não poderia ser diferente, o motor de oito canecos vibra bastante. O Defender tem um comportamento sempre aceso, com muito vig
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.