Novo sistema de assistência para motos com radar da Bosch será utilizado pela pr ...
Stuttgart, Alemanha, e Yokohama, Japão - Os motociclistas já podem se sentir ainda mais seguros na condução de duas rodas: a Bosch apresentou seis novos sistemas de assistência para motos baseados em radar, cinco deles pioneiros no mundo. De acordo com a pesquisa ‘Bosch Accident Research’, esses sistemas poderiam ajudar a prevenir um em seis acidentes apenas nas estradas alemãs. Das seis novas funções de assistência, quatro serão reveladas em um novo modelo do principal fabricante europeu de motocicletas, KTM, em novembro de 2024 e estão programadas para entrar em produção em 2025. "O objetivo da Bosch é tornar a motocicleta ainda mais segura e confortável empregando novas tecnologias inovadoras - sem diminuir o prazer de pilotar", diz Geoff Liersch, Presidente mundial de duas rodas e powersports da Bosch, responsável pelos produtos e sistemas para veículos de duas rodas e veículos de uso específico, como quadriciclos e moto aquáticas. "As novas funções marcam mais um passo nessa direção, e estamos felizes em ter a KTM como cliente." O fabricante incorporará as quatro funções de assistência ao condutor da Bosch que usam radar frontal. Esta não é a primeira vez que a Bosch e a KTM trabalham juntas: em 2013, as duas empresas colaboraram no lançamento bem-sucedido do MSC, o sistema de controle de estabilidade da motocicleta. "Estamos muito satisfeitos com o relacionamento colaborativo de longa data entre nossas equipes de desenvolvimento, e estamos animados que a KTM seja a primeira a utilizar essas novas funções", diz Stefan Haist, líder do time KTM de sistemas de controle de chassis - Desenvolvimento Street. Assistência de frenagem de emergência (EBA) Aviso de colisão traseira (RCW) Segurança em duas rodas desenvolvida por motociclistas para motociclistas ABS para motos de alto desempenho Sistemas avançados de assistência ao motociclista com nova geração de radar Controle de cruzeiro adaptativo - Stop & Go (ACC S&G) Radar Bosch para veículos de duas rodas Assistência para distância de pilotagem (RDA) Aviso de distância traseira (RDW) Assistência de frenagem de emergência (EBA) A assistência de frenagem de emergência ajuda o piloto a atingir o desempenho total do freio em situações críticas. Aviso de colisão traseira (RCW) O RCW avisa os veículos atrás da motocicleta se uma colisão traseira for iminente e pode, assim, proteger o motociclista de um acidente. Segurança em duas rodas desenvolvida por motociclistas para motociclistas Segurança em duas rodas desenvolvida por motociclistas para motociclistas ABS para motos de alto desempenho ABS para motos de alto desempenho Sistemas avançados de assistência ao motociclista com nova geração de radar Os sistemas de assistência da Bosch oferecem mais suporte sobre duas rodas sem restringir a experiência de pilotagem. Controle de cruzeiro adaptativo - Stop & Go (ACC S&G) O ACC Stop & Go permite mais conforto e segurança em congestionamentos ou outras situações de partida e parada. Radar Bosch para veículos de duas rodas A nova geração de radares da Bosch para veículos de duas rodas alcança melhor desempenho graças a um alcance total de 210 metros, que é até 50 metros maior do que seu antecessor. Assistência para distância de pilotagem (RDA) O RDA ajuda a manter uma distância adequada dos veículos à frente e, assim, evita colisões traseiras. Aviso de distância traseira (RDW) A RDW monitora a situação atrás do motociclista e pisca um aviso no display se outro veículo se aproximar demais. Sistemas de assistência da Bosch oferecem mais suporte sobre duas rodasControle de cruzeiro adaptativo - Stop & Go (ACC S&G)Para os motociclistas, os engarrafamentos podem ser cansativos e perigosos já que precisam usar constantemente a embreagem, os freios e, em seguida, começar a se mover novamente. Para facilitar essa tarefa, a Bosch lançou o controle de cruzeiro adaptativo (ACC) em 2020. Uma vez que a velocidade desejada é definida, esse sistema ajusta constantemente a velocidade do veículo ao fluxo do tráfego, mantendo a distância segura necessária em relação ao veículo da frente. Agora, a Bosch elevou essa tecnologia a um novo nível oferecendo maior conforto na pilotagem através de sua nova função ACC S&G, que proporciona uma parada controlada como suporte ao motociclista. O sistema funciona melhor com uma transmissão automática, como a utilizada na nova moto da KTM, que será a primeira a incorporar essa nova função. Se a motocicleta parar, não há necessidade de os pilotos usarem a embreagem; eles podem colocar a moto em movimento simplesmente pressionando um botão ou ativando brevemente o acelerador assim que o veículo à frente começar a se mover. Assistência para passeios em grupo (GRA)Pilotar em grupo em uma formação escalonada é popular entre os motociclistas, embora possa ser desafiador com o ACC, pois a função espera que as motocicletas à frente estejam no
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.