Bombeiros de SP fazem treinamento com Renault contra incêndio em elétricos
Durante o treinamento, os bombeiros tiveram orientações como a maneira certa para imobilizar e cortar o contato para desligar o veículo, localizar sua tomada, desconectar a bateria e ter uma leitura correta do incidente para que se saiba o que se pode ou não fazer.O curso também abordou o incêndio na bateria causado por curto-circuito, perfuração, superaquecimento ou falha no componente. Para isso há três formas de extinguir o fogo: resfriamento (quando se joga água até o fim da queima), queima controlada (quando o carro é colocado em local seguro para aguardar a queima da bateria) e imersão (quando o veículo é submerso para anular a fuga térmica da bateria).Já no vazamento de eletrólitos, no caso de um acidente, o curso orientou sobre utilização de máscaras e luvas de proteção para evitar intoxicação no contato.De acordo com dados do EV FireSafe (evfiresafe.com), entre 2010 e 2020, a probabilidade de um veículo elétrico se incendiar é de 0,0012%, contra 0,1% de um veículo à combustão. Desde 2010 foram reportados apenas cerca de 500 incêndios de veículos elétricos em todo o mundo. Nestes, não há registro de chiques em socorristas."Esse curso contribui para a proteção de vidas e do patrimônio. Estamos muito orgulhosos de poder colaborar com o corpo de bombeiros nesse avanço técnico, que, sem dúvida, terá um impacto direto na segurança da nossa comunidade", explica Regina Souza, gerente de Gestão de Rede e Treinamento da Renault do Brasil.Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.
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