Colapinto na Red Bull? Os rumores que cercam único sul-americano na F1 no GP de São Paulo
Formula 1: Colapinto na Red Bull? Os rumores que cercam único sul-americano na F1 no GP de São PauloFranco Colapinto foi o escolhido pela Williams para substituir Logan Sargeant Joe Portlock - Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty ImagesAlejo Iriart, de São Paulo (Brasil)31 de out, 2024, 13:32Em meio à montagem do GP de São Paulo, a 21ª corrida de Fórmula 1 de 2024, um forte rumor surgiu ao redor do único piloto sul-americano atualmente na competição: o argentino Franco Colapinto poderia se tornar piloto da Red Bull na próxima temporada, integrando a Racing Bulls, equipe B da montadora, após a possível aposentadoria de Checo Pérez.Em termos concretos, sabe-se que a passagem de Colapinto como piloto titular da Williams tem data de vencimento no final da atual temporada, já que a equipe já tem Alex Albon e Carlos Sainz como dupla confirmada para o próximo campeonato. Com isso, o argentino ocuparia um lugar como reserva, o que seria o cenário ideal para os ingleses. Mas foi devido a esse "rebaixamento" de posto que o interesse da Red Bull surgiu, inclusive sendo confirmado pela principal figura da equipe.ESPN no Disney+O Disney+ está ainda maior e melhor. Filmes, séries e os esportes da ESPN num só lugar. Conheça o novo Disney+.Christian Horner, chefe da equipe principal, admitiu esse interesse em uma declaração à mídia alemã AMuS, dizendo que: “Colapinto é um piloto interessante. Surpreendentemente, ele é muito melhor do que o que era projetado a partir da Fórmula 2. Eu seria um mau chefe de equipe se não descobrisse se ele estava disponível”.Checo Perez vive uma temporada rodeada pelos rumores de sua aposentadoria, e até mesmo seu pai postou uma despedida após o GP do México. Mas, além disso, os maus resultados do mexicano (ele foi o último a entrar na pista na sua corrida em casa e marcou apenas 47 pontos nas últimas 14) levaram o conselheiro executivo da Red Bull, Helmut Marko, a admitir que eles estavam analisando as duplas de 2025 para a Red Bull e a Racing Bulls de qualquer forma. O problema é que a equipe austríaca renovou o contrato do piloto no início de junho e agora, para rescindi-lo, terá que desembolsar uma boa quantia em dinheiro. Entretanto, parece que a decisão já foi tomada, especialmente porque já é quase utópico que a Red Bull conquiste o título de construtores dese ano.A empresa de bebidas energéticas, então, abriu sua busca por um piloto de fora de suas próprias fileira, já que o substituto imediato de Pérez virá de dentro delas. Liam Lawson (seu reserva) foi escalado como titular no lugar de Daniel Ricciardo na Racing Bulls, e foi feito um teste do neozelandês e Yuki Tsunoda, o outro piloto da equipe B, como dupla para encontrar a melhor aposta para acompanhar Max Verstappen em 2025.Max Verstappen comemora vitória pela Red Bull Racing no GP do Japão, em Suzuka Song Haiyuan/MB Media/Getty ImagesE Lawson parece ter assumido a liderança. Seu bom desempenho nas cinco corridas que disputou em 2023, além de um bom início em Austin, o colocaria à frente do japonês, que joga contra si mesmo por causa de seu temperamento, que muitas vezes causa birras. Se tudo isso for fechado e Lawson for para a Red Bull, faltará um piloto para a Racing Bulls, e é aí que entra Colapinto. Isack Hadjar (segundo no campeonato de F2) faz parte das categorias de base da equipe de Milton Keynes, mas eles acham que ainda lhe falta um pouco de evolução, e por isso ficaria com o assento de reserva em 2025, podendo acrescentar quilômetros rodados no carro de teste. Arvid Lindblad, que correu na F3 este ano, é uma grande esperança dentro da montadora, mas é um pouco inexperiente. Foi assim que Colapinto surgiu como candidato.No entanto, o argentino assinou um logo contrato com a Williams assim que foi escalado como substituto de Logan Sargeant. James Vowles, gerente da equipe, sabia que, para manter Franco a longo prazo, tinha de lhe dar um contrato de vários anos, sabendo que, em 2025, não poderia fazer isso, visto que os pilotos titulares seriam outro. Esse contrato firmado tem um alto preço de rescisão, e a Williams não vai simplesmente abrir mão de um piloto em quem investiu e confiou tanto dinheiro.Naturalmente, é provável que a Red Bull espere que esse dinheiro seja gasto pelos patrocinadores do argentino. A empresa também mira uma ajuda de Carlos Slim, empresário mexicano fundador da Claro, que historicamente apoiou Checo Perez e quer continuar apoiando a presença de latinos na F1 (Franco pode ser o único caso a aposentadoria de Pérez se concretize), além de já ter um relacionamento com a marca de bebidas energéticas.Há mais um agente no negócio: a Fórmula 1. O campeonato estaria interessado em ter um sul-americano em suas fileiras (hoje há apenas Franco, mas Gabriel Bortoleto pode entrar na Sauber em 2025) e está encantado com o furor causado pelo argentino nas redes sociais. Todo esse movimento é monetizado e perdê-lo não é algo que a F1 queira (será que a categoria também contribuirá com algo?).Por en
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