Como Elon Musk pode usar influência com Trump para beneficiar a Tesla
O ex-presidente Donald Trump prometeu, se for reeleito, acabar com as políticas da administração Biden que incentivam o uso e a produção de carros elétricos. No entanto, um de seus maiores apoiadores é Elon Musk, o CEO da Tesla, que fabrica quase metade dos veículos elétricos vendidos nos Estados Unidos. Independentemente de Trump cumprir ou não suas ameaças contra carros e caminhões movidos a bateria, um segundo mandato de Trump ainda poderia ser benéfico para a Tesla e Musk, dizem especialistas em automóveis e política. Elon Musk falando em comício do candidato republicano Donald Trump em Nova York - Angela Weiss -27.out.2024/AFP Musk gastou mais de US$ 75 milhões (R$ 432,5 mi) para apoiar a campanha de Trump e está conduzindo um esforço para mobilizar eleitores em nome do ex-presidente na Pensilvânia. Isso quase certamente garantirá a Musk o tipo de acesso que ele precisaria para promover a Tesla. Mas Musk também teria que enfrentar uma grande lacuna entre sua lista de desejos em Washington e a agenda de Trump. Embora Musk raramente reconheça isso, a Tesla arrecadou bilhões de dólares de programas defendidos por democratas como o presidente Joe Biden, que Trump e outros republicanos prometeram desmantelar. Em Michigan, um estado decisivo e lar de muitas fábricas de automóveis, a campanha de Trump veiculou anúncios que afirmam que a vice-presidente Kamala Harris, candidata presidencial democrata, quer "acabar com todos os carros movidos a gasolina" —uma posição que ela não sustenta. Durante o mandato anterior de Trump como presidente, "uma das primeiras coisas que ele fez no cargo foi tentar reverter os padrões de poluição de veículos e atacar carros limpos e regulamentos da era Obama", disse Katherine Garcia, diretora da Campanha de Transporte Limpo para Todos do Sierra Club. Em teoria, Musk poderia atuar como um freio nos esforços republicanos para eliminar programas que promovem carros elétricos. Mas seu capital político seria finito, e ele poderia usar sua influência para aliviar a fiscalização regulatória da tecnologia de direção autônoma da Tesla ou para preservar créditos de ar limpo que adicionaram bilhões de dólares ao resultado financeiro da Tesla. Musk também teria que decidir se priorizaria a Tesla ou seus outros negócios, como a SpaceX, da qual o governo federal depende para lançamentos de foguetes. A lista de interesses comerciais de Musk que se entrelaçam com o governo é longa. "Ele não estaria apoiando Trump se não achasse que haveria um benefício para ele e suas empresas", disse Will Rhind, CEO da GraniteShares, empresa de investimentos que oferece fundos focados na Tesla. "Claramente ele está apostando em um cavalo por uma razão." A Tesla não respondeu aos pedidos de comentário. A campanha de Trump citou uma entrevista recente na qual Trump reconheceu que ele e Musk discordavam "um pouco sobre o carro elétrico". O ex-presidente disse que terminaria "no primeiro dia" o que chamou de mandatos de carros elétricos. Ele acrescentou: "Queremos carros elétricos, mas queremos, realmente, ter todos os carros." Aqui estão algumas das questões nas quais os interesses da Tesla poderiam desempenhar um papel na formulação de políticas em um segundo governo Trump. Créditos de ar limpo A Agência de Proteção Ambiental e a Califórnia exigem que as montadoras atendam aos padrões de poluição ou comprem créditos de empresas como a Tesla que excedem esses padrões. Preservar esses créditos pode ser uma prioridade para Musk. Kamala x Trump De Washington, a correspondente da Folha informa o que importa sobre a eleição dos EUA Carregando... No terceiro trimestre, a Tesla ganhou US$ 739 milhões (R$ 4,2 bi), ou um terço de seu lucro, com a venda de créditos de ar limpo. Em anos anteriores, os créditos ajudaram Musk a atingir marcos financeiros em um pacote de compensação que o ajudou a se tornar a pessoa mais rica do mundo. Mas muitas partes interessadas gostariam de eliminar os créditos, não apenas republicanos, mas também outras montadoras que não estão vendendo carros elétricos suficientes para cumprir padrões de poluição. Subsídios de fabricação A Tesla também colheu bilhões de dólares de programas federais projetados para recompensar fabricantes que produzem baterias e veículos elétricos. Os subsídios podem reduzir o custo de fabricação de um veículo em centenas de dólares. A Tesla, que fabrica muitos mais elétricos do que outras montadoras, provavelmente se beneficiou mais do que outros fabricantes com os subsídios. (O Departamento do Tesouro não divulga quanto cada empresa individual recebe.) A Tesla também se beneficiou de fundos federais para construir estações de carregamento. Sua rede de carregamento é a maior dos EUA. Se os republicanos tentassem eliminar os subsídios, outras montadoras provavelmente se juntariam a Musk na luta por eles. A General Motors disse recentemente que incentivos federais no valor de US$ 800 milhões (R$ 4,6 bi) ajud
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