7 tendências lançadas em carros vendidos no Brasil que viraram febre
De novos segmentos a itens inéditos, alguns modelos ditaram algumas regras do mercado brasileiro nos anos seguintes Se a sabedoria popular diz que "nada se cria, tudo se copia", é claro que na indústria automotiva não é diferente. Basta alguém vir com uma boa ideia para que logo a concorrência siga pelo mesmo caminho. Abaixo listamos 7 itens que foram lançados em um modelo e rapidamente se tornaram padrão na indústria. Vale lembrar que mencionamos apenas casos da indústria nacional. Degrau lateral nas picapes Chevrolet Montana estreou recurso em sua primeira geração, em 2003, e mantém solução até hoje Murilo Góes/Autoesporte Esse prático recurso para facilitar o acesso à caçamba veio das picapes feitas nos Estados Unidos. O degrau localizado próximo à roda traseira ficou famoso em modelos como a Ford Ranger Splash, uma das picapes mais famosas da década de 90. Aqui ele surgiu na primeira geração da Chevrolet Montana, que estreou em 2003, com o nome de step side. Com o sucesso, as rivais Peugeot Hoggar e Volkswagen Saveiro copiaram a ideia. Flagra: novo Nissan Kicks reduz camuflagem e estreia no Brasil está próxima Pintura bitom Nissan Kicks terá nova geração em breve no mercado brasileiro Divulgação Pintar a carroceria com duas cores não é uma invenção recente. Vários carros dos anos 50 e 60 exibiam a combinação, como a clássica pintura "saia e blusa" da Volkswagen Kombi. Essa onda voltou com tudo na década de 2010 graças a modelos como o Range Rover Evoque. Como consequência, diversos modelos seguiram essa tendência no Brasil, mas o Nissan Kicks, lançado em 2016, foi um dos primeiros. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Conjunto óptico dividido Fiat Torodeu aderiu à moda dos faróis divididos em 2015 Renato Durães/Autoesporte Dividir o conjunto óptico em duas partes está entre as tendências mais recentes de estilo da indústria no geral. Após sua popularização, o primeiro carro nacional a aderir à moda foi a Fiat Toro, que trouxe a solução em 2015. Hoje, até carros de entrada, como o Renault Kwid, seguem a receita. Aventureiros urbanos Fiat Palio Adventure 2005 era equipado com motor 1.8 Carros na Web Encher um automóvel de passeio com acessórios que remetem a veículos off-road é uma fórmula bastante comum na indústria atual. O que nem todos sabem é que o Brasil teve papel importante na popularização dos aventureiros urbanos no final dos anos 90, quando a Fiat lançou o Palio Adventure. Baseado na Palio Weekend, ele tinha suspensão mais alta, pneus de uso misto e vários apliques plásticos pela carroceria. Central multimídia Chevrolet Onix passou a ter a central multimídia como item de série em 2012 Autoesporte/Fábio Aro Os sistemas de entretenimento a bordo não eram mais novidade, mas só se popularizaram quando chegaram aos carros populares. Com mais recursos além do som, eles facilitaram a vida do motorista e passageiros. No Brasil, o Chevrolet Onix foi o primeiro carro a vir com esse item de fábrica em 2012. Picape leve cabine dupla Fiat Strada Ranch é versão topo de linha da picape compacta Cauê Lira/Autoesporte Pensar em uma picape leve com cabine dupla era improvável até o fim dos anos 2000. A Fiat, famosa por suas diversas inovações no Brasil, ousou ao lançar a Strada Cabine Dupla em 2009. Mesmo com duas portas, ela tinha uma cabine mais alongada para abrigar um diminuto banco traseiro onde cabiam (com certo aperto, é verdade) dois passageiros. A carroceria de três portas estreou em 2013 com a terceira porta do lado do passageiro. Apenas na segunda geração lançada em 2020 é que a Strada ganhou uma cabine dupla "de verdade", com quatro portas e mais espaço interno. Volkswagen Nivus 2025: veja como era e como ficou o SUV cupê SUV cupê Volkswagen acaba de apresentar uma reestilização do Nivus no Brasil Divulgação/Volkswagen A BMW fez o SUV cupê se tornar sonho de muita gente pelo mundo com o X6. Mas foi a Volkswagen que trouxe esse segmento para o alcance do brasileiro com o Nivus. Lançado em 2020, o modelo baseado no Polo acaba de ser reestilizado. O Nivus, inclusive, é um projeto 100% brasileiro assinado por JC Pavone, atual chefe de design da Volkswagen Américas (incluindo América do Norte e América do Sul). Nos anos seguintes ao seu debute, o Nivus ganhou as companhias de Fiat Fastback e, mais recentemente, Citroën Basalt. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas
Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.