Ford EcoSport: os problemas e defeitos mais comuns do SUV

Câmbio automatizado ainda é o maior motivo de reclamação dos proprietários do modelo Se hoje quase tudo que se encontra nas lojas de carros 0 km é SUV, podemos culpar o Ford EcoSport por isso. Quando chegou em 2004, o utilitário esportivo baseado no Fiesta da época foi logo um sucesso. Tanto que as concorrentes ficaram perdidas e tentaram enfrentá-lo com versões aventureiras de hatches e peruas, até que conseguissem fazer seus próprios jipinhos baratos. Quando isso aconteceu, anos depois, o pioneiro dos SUVs compactos nacionais foi perdendo a força, mesmo tendo uma segunda geração. A decisão da Ford de sair do Brasil como fabricante foi a pá de cal. Mesmo tendo sido bem vendido, no entanto, o EcoSport deixou alguns proprietários insatisfeitos. A segunda geração do modelo teve dois problemas crônicos principais, que foram as falhas no câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift e problemas na correia do tricilíndro 1.5 que equipou as últimas unidades fabricadas. Câmbio Powershift Câmbio Powershift do Ford Ecosport Bruno Guerreiro/Autoesporte Caixas automatizadas de dupla embreagem estão voltando a ser usadas no Brasil com uma árdua tarefa, a de tirar a imagem de problemáticas. E parte dessa fama veio da transmissão Powershift, da Ford, maior fonte de queixas dos proprietários. Renault Kardian fará as pazes do Brasil com o câmbio de dupla embreagem? “No último mês, por duas vezes, o carro apresentou a mensagem de ‘transmissão superaquecida’ no painel, sendo necessário desligar o veículo e aguardar 5 minutos para ligar novamente. Pesquisei para entender a mensagem de superaquecimento que aparecia no painel e para minha surpresa me deparei com inúmeros relatos de consumidores na internet com a mesma situação”, relatou um proprietário. Outro cliente Ford tentou o reparo na garantia estendida, mas foi negada. Segundo ele relatou no site Reclame Aqui, a concessionária cobra R$ 10 mil pelo concerto. “Vou entrar com uma ação contra eles”, afirmou. Relatos: Caso 1 Caso 2 Caso 3 Caso 4 Caso 5 Procurada, a Ford não respondeu até o momento da publicação dessa matéria. Quando acontecer, a reportagem será atualizada. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Correia do motor 1.5 Em 2018, pouco antes de parar de ser fabricado, o EcoSport passou a ser oferecido com um 1.5 de três cilindros com 137 cv e 16,2 kgfm. As unidades que saíram com ele, no entanto, são muito citadas pelos proprietários que recorrem aos sites de defesa do consumidor. Ford EcoSport 1.5 Freestyle (Foto: Ford) Auto Esporte A principal queixa é sobre o rompimento repentino da correia dentada. Um caso aconteceu com somente 45 mil km rodados. “Estava andando normalmente pelo veículo quando ele deu um tranco e passou a trepidar. Quando pisava no acelerador, ele mal respondia. Também passou a soltar fumaça escura pelo escapamento com cheiro forte”, relatou o proprietário. “Uma peça que era pra durar 160 mil km não está durando nem 60 mil km”, disse outro dono de EcoSport. Segundo ele, seu carro estourou a correia com 54.805 km rodados e teve o serviço na garantia negado. Ainda afirmou que a concessionária passou um orçamento de R$ 7.911 para os reparos. Relatos: Caso 1 Caso 2 Caso 3 Caso 4 Caso 5 Procurada, a Ford não respondeu até o momento da publicação dessa matéria. Quando acontecer, a reportagem será atualizada. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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