Equipe Nissan de Fórmula E atualiza pintura dos seus carros antes da 11ª temporada

Pilotos da escuderia, Rowland e Nato lançam campanha GEN3 Evo em novo workshop de última geração.

Equipe Nissan de Fórmula E atualiza pintura dos seus carros antes da 11ª temporada
Foto: Divulgação / Reprodução
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

PARIS, França (17/10/2024) – A Equipe Nissan de Fórmula E revelou hoje a pintura atualizada dos seus carros para a 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E 2024/25, que começa em dezembro com a prova em São Paulo.

A equipe optou por manter a pintura em flor de cerejeira, que tem sido a favorita dos fãs desde que estreou no início da Temporada 9. Além de fazer parte da identidade da Nissan na Fórmula E, o padrão é significativo e é uma referência ao DNA japonês da escuderia e aos novos começos.


Adaptada aos veículos GEN3, a equipe japonesa tentará superar o ritmo forte da Temporada 10, na qual terminou em quarto lugar no Campeonato de Equipes e Pilotos, bem como em terceiro no recém-criado Campeonato de Construtores. Para ajudar no objetivo de subir ainda mais no grid, a Equipe Nissan de Fórmula E optou por renovar a sua formação de pilotos, com o experiente Norman Nato voltando à escuderia depois de uma temporada fora.

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Juntamente com Oliver Rowland, que conquistou duas vitórias e mais cinco pódios no último campeonato, a equipe conta agora com dois vencedores de corridas de Fórmula E. Ambos possuem conhecimento de como tirar o máximo de suas máquinas e têm histórico comprovado em ajudar as escuderias a desenvolver seus carros. Nato continuará a ostentar o número 17 no seu carro Nissan e-4ORCE 05, enquanto Rowland muda para o tradicional 23 da Nissan.

Nova sede

Antes do início da campanha 2024/25, as instalações localizadas no sul da cidade de Paris totalmente dedicadas à Equipe Nissan de Fórmula E estarão funcionais. Elas têm mais de 2.600 m² e incluem uma área de oficina, simulador, escritórios de engenharia e gestão, bem como áreas de exposição, reuniões e multiusos. A sede está localizada perto de outras instalações da Nissan e dos seus parceiros da Aliança, garantindo sinergias e acesso a talentos, equipamentos e instalações disponíveis na Nissan e no grupo.

Rowland e Nato estarão na pista pela primeira vez como companheiros de equipe nos testes de pré-temporada, de 4 a 7 de novembro, em Valência, enquanto a 11ª temporada começa em 7 de dezembro, no E-Prix de São Paulo.

Tommaso Volpe, diretor-geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E: Estamos entusiasmados com a nova temporada e temos trabalhado muito para nos familiarizarmos com o carro GEN3 Evo. Tudo tem corrido bem até agora e estamos ansiosos por entrar na pista em Valência. A nossa nova oficina está agora totalmente operacional, o que está a fazer uma enorme diferença - conseguimos aproveitar ao máximo as instalações, permitindo-nos maximizar o potencial da equipa. Em termos de pilotos, Norman adaptou-se muito rapidamente, ele já conhecia a maior parte da tripulação, o que tornou as coisas mais fáceis do que o normal. Juntamente com Oli, estamos confiantes de que temos uma formação forte e pronta para lutar por vitórias e pódios ao longo da próxima campanha. Além disso, temos grandes empresas nos apoiando, com a Electromin ampliando e aumentando sua colaboração com a equipe para se tornar nosso principal parceiro, juntamente com os relacionamentos existentes com Coral e Coral Eyewear, com quem temos o prazer de trabalhar. Estamos totalmente focados em melhorar a cada passo e continuar de onde paramos há alguns meses, pois pretendemos desafiar o topo na 11ª temporada."

Oliver Rowland: Tem sido bom recarregar as energias depois de um ano agitado, mas ainda estou me preparando para a 11ª temporada, garantindo que estou em boa forma física e mental. É ótimo ter o novo workshop totalmente em ação, fiquei realmente impressionado com as instalações. A localização é ideal e estabelece um padrão elevado para nós, mostrando a nossa ambição de continuar a melhorar e a lutar na frente. Existem algumas áreas para superar com o GEN3 Evo, incluindo a tecnologia de tração integral, mas vamos tentar resolver tudo e estar prontos para enfrentar a luta desde a primeira corrida."

Norman Nato: Estou muito feliz por estar de volta à equipe e já me sinto confortável com o carro, o simulador e a equipe. A maior mudança foi a excelente nova oficina, que nos permite preparar e fazer o balanço das corridas em condições incríveis, com o equipamento do mais alto nível à nossa disposição. A pintura atualizada é muito legal, mantendo nossa identidade japonesa e os fãs adoram, tornando-nos tão reconhecíveis na pista. Mal posso esperar para começar esta era do GEN3 Evo nos testes de Valência, antes de partir para o Brasil para a abertura da temporada!"

Parceiros da Equipe Nissan de Fórmula E

A Equipe Nissan de Fórmula E tem orgulho de contar com o valioso apoio de seus parceiros da 11ª temporada, que ajudarão a equipe na busca de seus objetivos dentro e fora da pista ao longo do ano.

Firstly, Electromin increases their involvement with the team, becoming innovation partner. A leading mobility solutions provider in the Middle East, Electromin is a subsidiary of Petromin Corporation, one of Nissan's official importers in Saudi Arabia. Kalyana Sivagnanam, CEO do Grupo, Petromin Corporation: Estamos imensamente orgulhosos de iniciar esta parceria estratégica com a Equipe Nissan de Fórmula E como seu patrocinador global oficial durante os próximos quatro anos, com a Electromin liderando o processo no primeiro ano. Como pioneiros da mobilidade elétrica na Arábia Saudita através da Electromin, vemos esta parceria como um passo fundamental na aceleração da adoção da tecnologia veículos elétricos em toda a região."

A Coral continua a bordo como parceira de sustentabilidade da equipe, especializada na compensação de emissões de carbono. Coral ajuda a equipe a avaliar, monitorar e reduzir sua pegada de carbono. Daniele Sileri, fundador e chefe de estratégia da Coral, afirmou: A Nissan Formula E Team tem sido o parceiro de lançamento perfeito para a Coral. Estamos muito satisfeitos por mostrar os resultados tangíveis da nossa parceria numa questão de semanas, através dos quais podemos ajudar a equipa a compensar sua pegada de carbono."

A Coral Eyewear também continua seu relacionamento com a equipe para uma segunda temporada. A start-up de moda sustentável fornece à roupa sua linha de produtos diferenciada, confeccionada com plástico reciclado e materiais vegetais. George Bailey, cofundador da Coral Eyewear, disse: Estamos imensamente orgulhosos da parceria com a Nissan Formula E Team. É emocionante ver os desenvolvimentos na tecnologia elétrica passando das pistas para os veículos rodoviários, e a equipe está claramente fazendo esforços para escolher opções sustentáveis."


Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.


Fonte: Nissan