Veja os carros do Salão de Paris 2024 que serão lançados em breve no Brasil
Lista inclui elétricos da Renault, marca da Stellantis, SUV da BYD e substituto do Volkswagen Tiguan Allspace; confira A 90ª edição do Salão Automóvel de Paris, na França, abriu as portas para o público na terça-feira (15), no centro de exposições Expo Porte de Versailles. Grandes novidades foram apresentadas ao mundo, mas, aqui, Autoesporte foca em nosso território e seleciona 10 carros do evento que serão lançados no Brasil nos próximos anos. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Renault 1) 4 E-Tech, 5 E-Tech e Twingo E-Tech Electric Renault 4 no Salão do Automóvel de Paris 2024 - diagonal dianteira André Schaun/Autoesporte - Salão do Automóvel de Paris 2024 A Renault apresentou algumas novidades para o Salão com foco total em eletrificação. A marca francesa confirmou que pretende trazer novos carros elétricos para o Brasil nos próximos anos, porém, falta definir qual modelo será. São três possibilidades. Uma das chances foi a estrela da casa do evento: o Renault 4 E-Tech. Baseado no clássico Renault 4, produzido de 1961 a 1995 e com mais de 8 milhões de unidades vendidas, o novo elétrico teve a sua versão final apresentada – ela toma como base o conceito 4Ever trophy, mostrado no mesmo Salão de Paris, mas em 2022. A Renault estuda lançar o modelo em mercados da América do Sul como uma alternativa entre o Kwid E-Tech e o Megane E-Tech, que custam, hoje, R$ 139.990 e R$ 279.900, respectivamente. Com 4,16 m de comprimento, 2,62 m de entre-eixos e 420 litros de capacidade no porta-malas, o SUV compacto tem um motor elétrico dianteiro de 152 cv e 24,9 kgfm derivado do seu irmão maior, o Renault 5 E-Tech — que também é uma das alternativas de lançamento por aqui. Com baterias de NMC (Níquel Manganês Cobalto de 52 kWh, sua autonomia é de 400 km no ciclo WLTP, que é o padrão europeu. O Renault 4 E-Tech também tem uma configuração de entrada com baterias de 40 kWh e motor elétrico dianteiro que entrega 120 cv e 22,9 kgfm. Neste caso, a autonomia é de 300 km (WLTP). Outra estrela da casa foi o conceito Twingo E-Tech Electric, que dará origem a um modelo de produção nos próximos anos. O futuro (e pequenino) carro elétrico também é uma das possibilidades assim que entrar em produção. Dacia 2) Futuro SUV médio da Renault Irmão maior do Duster, Bigster dá pistas sobre futuro SUV médio da Renault André Schaun/Autoesporte A Dacia é a divisão romena da Renault e, como vocês bem sabem, não é vendida no Brasil. Porém, no Salão de Paris a marca apresentou o Bigster (um irmão maior do Duster) que dá pistas sobre o futuro SUV médio da matriz francesa, que chega ao nosso mercado em 2025. Trata-se do projeto R1312, que será produzido em São José dos Pinhais (PR), e utilizará a base estrutural do Dacia Duster europeu de terceira geração para encarar Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O novo utilitário esportivo será o primeiro produto híbrido flex da marca no Brasil. Embora ainda estejamos num lançamento ainda está longe, entretanto, a tendência é de que os preços sejam acima dos R$ 200 mil. Leapmotor 3) C10 Leapmotor C10 já foi flagrado pelas ruas de São Paulo Luana Conde/Autoesporte A Stellantis confirmou em maio a chegada da Leapmotor no Brasil, uma fabricante chinesa criada em 2015 que é parceira do grupo. O primeiro modelo lançado no nosso mercado será o C10, em 2025, que inclusive já foi flagrado pelas ruas de São Paulo. O SUV elétrico tem 4,74 metros de comprimento, 2,83 m de entre-eixos e 1,90 m de largura. Sua plataforma é a Leap 3.0, que poderá ser usada em outras marcas Stellantis. Na China o modelo é vendido em três versões, sendo uma delas com a autonomia estendida (EREV, na sigla em inglês). Todas as configurações são equipadas com um motor elétrico de 231 cv e 32,6 kgfm, o conjunto de baterias pode ser de 52,9 kWh ou 69,9 kWh. Por isso as autonomias variam entre 410 km e 530 km no ciclo chinês CLTC, que é bem menos rigoroso do que o padrão do Inmetro. Já a autonomia estendida, é alimentada por um motor 1.5 aspirado de 96 cv e ciclo Atkinson, neste caso, que opera apenas como gerador de energia. 4) T03 Leapmotor T03 André Schaun/Autoesporte A segunda estreia da marca no Brasil, também em 2025, será com o T03, um subcompacto elétrico de 3,62 metros de comprimento e 2,40 m de entre-eixos. O modelo tem um motor no eixo dianteiro, que entrega 95 cv de potência e 16 kgfm de torque. As baterias são de 37,3 kWh e a autonomia declarada no mercado europeu é de 265 km. Para saber as primeiras impressões da Autoesporte sobre o modelo rival do BYD Dolphin Mini, basta clicar aqui. 5) B10 Leapmotor B10 no Salão de Paris Divulgação A estreia mundial do B10 aconteceu no Salão de Paris e o modelo também chegará ao Brasil, porém, pode ser apenas a partir de 2026. O SUV médio será posicionado abaixo do C10 e tem 4,50 m de comprimento e 2,80 m. Apesar de ter sido apresentado no evento, dados como potência,
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