Leapmotor T03: conhecemos o rival do BYD Dolphin Mini que chega em 2025
Pequenino carro elétrico chinês tem 95 cv e acabamento bem simples A Leapmotor, marca chinesa de carros elétricos que tem o grupo Stellantis como dono da maior parte de suas ações, vai iniciar sua história no Brasil com o C10, um SUV elétrico de grande porte que chega no começo do ano que vem. Logo em seguida vem o T03, um subcompacto com porte de Renault Kwid que chega para brigar com o BYD Dolphin Mini. Autoesporte conheceu o pequenino modelo, que está em exposição no estande da marca no Salão do Automóvel de Paris (França). Contamos, abaixo, quais foram as nossas primeiras impressões. Porte Logo no primeiro olhar já dá para perceber que o T03 é bem pequeno: são 3,62 metros de comprimento e 2,4 m de entre-eixos. Para efeitos de comparação, o Renault Kwid tem 3,68 m de comprimento e 2,42 m de entre-eixos. O Dolphin Mini oferece 3,78 m e 2,50 m, respectivamente – é, portanto, consideravelmente maior do que os rivais. Quando o assunto é porta-malas, o Leapmotor T03 tem apenas 260 litros, contra 290 litros do Renault Kwid e 230 litros do Dolphin Mini. Leapmotor T03 tem porta-malas com capacidade para 260 litros André Schaun/Autoesporte Como a disputa para conhecer qualquer carro em eventos como o Salão de Paris é grande, rapidamente ajustei o banco do motorista para um condutor da minha altura (1,87 m) e me acomodei no banco traseiro. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Initial plugin text Claramente não dá para uma pessoa mais alta viajar com conforto ali, pois não há sobra de espaço para as pernas e a cabeça encosta no teto. Por outro lado, como é um carro com total apelo urbano, certamente será bem prático para encontrar vagas e estacioná-lo na cidade. Porta-copos fica posicionado acima do túnel central André Schaun/Autoesporte A porta tem acabamentos em plástico, mas os vidros dispõem de acionamento elétrico. Não há saídas de ar-condicionado ou quaisquer entradas USB para os ocupantes que vão atrás. No entanto, os passageiros têm à disposição um porta-copos, que fica logo acima do túnel central. Cabine A cabine do T03 é marcada por um quadro de instrumentos digital com tela de 8 polegadas, central multimídia de 10,1", teto solar com acionamento elétrico — sem abertura do vidro — e freio de estacionamento eletrônico. Entre outros equipamentos, há alerta de mudança de faixa e frenagem autônoma de emergência. Cabine tem quadro de instrumentos de 8 polegadas e multimídia de 10,1 polegadas André Schaun/Autoesporte Para um carro deste segmento e proposta, não dá para exigir muito esmero em termos de acabamento. Os plásticos usados, porém, aparentam ser de qualidade inferior aos que seus rivais oferecem. O T03 lembra até mesmo aqueles carros chineses da década passada, que não deixaram muitas saudades e deram aos veículos feitos no país a pecha de produtos ruins. Motor do Leapmotor T03 O Leapmotor T03 tem apenas um motor no eixo dianteiro, que entrega 95 cv de potência e 16 kgfm de torque. Suas baterias são de 37,3 kWh e entregam 265 km de autonomia no ciclo combinado europeu WLTP e até 395 km de autonomia no ciclo urbano. Recarga Por fim, o T03 é compatível com conectores de carregamento Tipo 2 e CCS2. Na Europa, o modelo já vem com um carregador de 6,6 kW e uma potência máxima de carregamento DC de 48 kW. O tempo de recarga doméstica de 30% a 80% é de cerca de 3,5 horas, enquanto numa estação de carregamento DC pelo mesmo tempo precisa de 36 minutos para alcançar a mesma marca. T03 é compatível com conectores de carregamento Tipo 2 e CCS2 André Schaun/Autoesporte Preço do Leapmotor T03 No mercado europeu o T03 parte de 18.900 euros, o equivalente a R$ 111,5 mil na conversão atual. Para o Brasil ainda é difícil cravar o que o modelo terá em termos de equipamentos ou quanto vai custar. Há a probabilidade de que seja comercializado na faixa entre R$ 130 mil e R$ 140 mil para brigar com os modelos de entrada do segmento. A expectativa é que chegue a partir do final do primeiro semestre. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas
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