Teste: Renault Kardian Exclusive, o carro turbo manual mais barato do Brasil

Nova versão de entrada do Kardian posiciona o modelo como o único SUV do segmento equipado com motor turbo e câmbio manual Chega às concessionárias nesta sexta-feira (11) o Renault Kardian Exclusive MT. A nova versão de entrada do SUV compacto da marca de origem francesa tem preço sugerido de R$ 106.990. O valor posiciona o modelo como o carro turbo equipado com câmbio manual mais barato do Brasil – à frente, inclusive, do Volkswagen Polo TSI. A nova configuração Exclusive manual do Kardian custa, ao menos por ora, R$ 1 mil a menos que a opção de entrada do Fiat Pulse, que atualmente é comercializada por R$ 107.990. E não é só aí que o SUV da Renault leva vantagem ante o rival. O Renault Kardian Exclusive MT é o único SUV compacto do país equipado com motor turbo e câmbio manual. Isso porque, embora tenha o mesmo tipo de câmbio, o propulsor do Fiat Pulse Drive manual é o 1.3 Firefly aspirado com injeção multiponto, que entrega 107 cv de potência e 13,7 kgfm quando abastecido com etanol. Já o novo Renault Kardian Exclusive MT se vale do motor 1.0 três-cilindros TCe turbo flex com injeção direta. Ele rende 120 cv e 20,4 kgfm com gasolina, sendo 125 cv de potência e 22,4 kgfm com etanol. E, mais importante: casa muito bem com o câmbio manual de seis marchas. Como anda o novo Renault Kardian manual Contudo, o câmbio do único SUV compacto turbo manual à venda no Brasil não é o mesmo do saudoso Sandero RS, com seu escalonamento distinto. A caixa que equipa o Kardian Exclusive MT é a JX22, fruto de um trabalho realizado pela Horse, joint venture de Renault e Geely, “com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível”. Justamente por isso as relações seguem à risca o briefing, com transições equilibradas. Primeira e segunda marchas são curtinhas, e focam estritamente em força para saídas ligeiras do semáforo. Isso faz com que o Kardian manual seja, inclusive, mais esperto nas arrancadas que as versões equipadas com transmissão automatizada de dupla embreagem – estas um tanto anestesiadas nesta fase. Lecar 459 terá motor do Renault Kardian para carregar bateria; entenda Renault Kardian vira SUV conversível para desfile de Lula em fábrica Renault Kardian Exclusive tem preço sugerido de R$ 106.990 Divulgação Já a terceira marcha do Renault Kardian manual privilegia a aceleração linear. Aliada ao motor 1.0 turbo, garante ao SUV compacto da marca francesa boas retomadas. A quarta, por sua vez, trabalha muito bem especialmente em ciclo urbano, sem demandar tanto do propulsor de três cilindros. Para completar, as relações de marcha de quinta e sexta primam pelo chamado overdrive. Alongadas, focam estritamente na eficiência energética em ciclo rodoviário. A sexta, principalmente, garante boa economia de combustível na estrada em velocidade de cruzeiro. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Initial plugin text Renault Kardian Exclusive MT - dinâmica do automático Além das diferenciações em termos de comportamento causadas pela união entre câmbio manual de seis marchas e motor turbo 1.0 TCe, o Renault Kardian Exclusive MT carrega predicados das versões automáticas como a suspensão, por exemplo, firme e com ótimo acerto para as vias brasileiras. O modelo vem equipado com suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira. Muito em decorrência disso, e de sua plataforma Renault Groupe Modular Platform (RGMP), uma variante local da base CMF-B, tem boa rigidez à torção e "ataca" muito bem as curvas. Interior do Kardian Exclusive MT é similar ao da configuração Exclusive com câmbio automatizado Divulgação Além disso, vale destacar que o Kardian é um dos melhores Renault nacionais dos últimos anos no quesito isolamento acústico. Evidentemente, o barulho característico do propulsor 1.0 turbo não deixa de invadir a cabine. Todavia, a viagem é relativamente silenciosa para os padrões do segmento e a construção da cabine garante boa experiência para motorista e passageiros. No quesito ergonomia, o ajuste de altura e profundidade da coluna de direção ajuda, e muito, a experiência do condutor. O único senão fica por conta do banco, que poderia abraçar um pouco menos o motorista, o que faz com que o condutor sofra um bocado, especificamente em jornadas mais longas. Além disso, a posição do banco em relação à coluna de direção é um tanto apertada. Renault Kardian Exclusive MT - Equipamentos Quanto aos itens de segurança e conforto, o Renault Kardian Exclusive MT carrega os mesmos equipamentos da configuração Evolution com transmissão automatizada de dupla embreagem. O visual, por conseguinte, também é o mesmo. Renault Kardian Exclusive manual vem com motor 1.0 turbo tricilíndrico que rende até 125 cv de potência Divulgação Entre os principais equipamentos, destaque para os seis airbags, lanternas traseiras de LED com assinatura "C-Shape", faróis e luzes diurnas (DRL) de LED, retrovisores externos em preto brilhante e rodas de 1

Teste: Renault Kardian Exclusive, o carro turbo manual mais barato do Brasil
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Nova versão de entrada do Kardian posiciona o modelo como o único SUV do segmento equipado com motor turbo e câmbio manual Chega às concessionárias nesta sexta-feira (11) o Renault Kardian Exclusive MT. A nova versão de entrada do SUV compacto da mar >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.