Dá para reciclar um carro inteiro? Conhecemos a fábrica da BMW que faz isso

Centro de Reciclagem e Desmontagem da marca na Alemanha já é capaz de recuperar até 95% dos materiais de um veículo Mais um dia comum transcorre em um pequeno complexo da BMW no município de Unterschleissheim, a cerca de 10 km de Munique, onde fica a sede da empresa alemã. Contudo, os funcionários aqui não fabricam carros. Fazem, na verdade, o processo inverso: desmontam veículos para fazer a reciclagem ou o reuso de seus componentes, uma rotina que causa até estranhamento a quem vê, mas parece um bocado mais divertida que uma linha de montagem. Estamos no Centro de Reciclagem e Desmontagem da BMW. Criado em 1994, inicialmente para promover um descarte mais sustentável de protótipos de automóveis e motocicletas da companhia, o Centro de Reciclagem e Desmontagem da BMW é pequeno para os padrões de uma fábrica, porém gigante se considerarmos um modelo de negócios que ainda engatinha ao redor do mundo. Na Europa, dificilmente há empresas especializadas no tema capazes de reciclar mais do que 500 veículos anualmente. Aqui, a capacidade anual é de 10 mil. BMW X7 no centro reciclagem da marca em Munique (Alemanha) Divulgação/BMW E acredite: apesar de o processo de reciclagem automotiva ainda não ser tão difundido e demandar boa dose de esforço logístico, a montadora bávara afirma que já é possível reaproveitar até 95% dos materiais de um veículo que chega ao centro. Ali, há desde carros e motos de teste até modelos que têm registro de perda total em seguradoras, passando por aqueles que apresentaram algum defeito ou, simplesmente, um carro usado convencional que o dono resolveu trocar. No centro, chamado RDZ na sigla em alemão, são permitidos apenas modelos de carro de luxo da própria BMW ou de suas marcas subsidiárias, como a Mini e a Rolls-Royce. Quais partes de um carro é possível reciclar? Na verdade, todas. O alumínio e o aço que compõem a carroceria, por exemplo, podem ser reaproveitados ad aeternum se bem separados. O mesmo vale para outros metais, alguns nobres, presentes em componentes como as fiações elétricas e sistemas de alimentação e escape. O mais difícil são os plásticos, que perdem qualidade no processo de recomposição, além dos fluidos extraídos do veículo antes de sua compactação. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. Detalhe interessante é que, caso um veículo esteja em bom estado de conservação, pode ter peças como bancos, motor ou câmbio extraídas e recuperadas não para reciclagem, mas sim para reuso. A própria BMW vende componentes do tipo a donos de usados da marca que querem comprar peças originais usadas em bom estado a um custo mais acessível. Após retiradas, tais partes são tabeladas em três níveis de qualidade: A, B e C. Os preços de cada uma, obviamente, variam conforme essa classificação. Initial plugin text Vale observar que nenhum desses componentes de reuso pode ser usado na montagem de um veículo zero-quilômetro, inclusive por força da lei. No caso específico dos bancos, apenas 10% dos carros que passam pelo centro têm componentes desse tipo em condições de reutilização imediata. O que não serve para ser reaproveitado de modo direto vai para a reciclagem comum, um processo fascinante que culmina na desfragmentação de um carro ou moto em pequenos cubos de 2 cm cada! Confira o passo a passo: Como funciona a reciclagem de um carro Reciclagem de carro BMW - Retirada de componentes para reuso Divulgação/BMW Antes, é preciso dizer que nem todas as etapas do processo de reciclagem são executadas no centro da BMW. Por exemplo, as baterias de veículos híbridos ou elétricos são enviadas a uma empresa parceira, que é capaz de separar e recuperar até 90% dos metais presentes na composição. Os pneus também vão para recicladoras terceiras, assim como os fluidos. No RDZ da marca bávara, a primeira etapa é justamente extrair os módulos de bateria dos carros eletrificados. Depois, esses veículos se juntam àqueles somente à combustão na fila e todos são encaminhados a uma espécie de linha de montagem reversa. Reciclagem de carro BMW - Extração da bateria de um carro elétrico Divulgação/BMW No primeiro galpão, uma equipe conecta um controle eletrônico à entrada OBD2 dos carros, para disparar os airbags e os chamados sistemas pirotécnicos do carro, como os cintos com pré-tensionador. Isso evitará eventuais acidentes nas demais fases. Reciclagem de carro BMW - Disparo de airbags e pré-tensionadores dos cintos Divulgação/BMW Os disparos são feitos manualmente por um controle remoto que parece ter vindo de um videogame da década de 1980. Apertar os botões e presenciar os disparos é divertido e até desestressante, mas demanda que se use fones de ouvido por conta do barulho. Na sequência, outra ala do centro drena os fluidos como óleo de freio e motor, além do combustível do tanque. Neste último caso, um funcionário usa uma furadeira integrada a uma mangueira vedada, para puxar o líquido sem que o combustível

Dá para reciclar um carro inteiro? Conhecemos a fábrica da BMW que faz isso
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Centro de Reciclagem e Desmontagem da marca na Alemanha já é capaz de recuperar até 95% dos materiais de um veículo Mais um dia comum transcorre em um pequeno complexo da BMW no município de Unterschleissheim, a cerca de 10 km de Munique, onde fica a >>>

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