Palou conquista tricampeonato da Indy. Herta supera O’Ward no fim e vence em Nashville

Álex Palou é o novo tricampeão da Indy. O piloto da Chip Ganassi completou o Grande Prêmio de Nashville, etapa final da temporada 2024 disputada neste domingo (15) no Nashville SuperSpeedway, com a 11ª posição. O espanhol, que precisava apenas de um nono lugar para sair com o título, viu Will Power, seu adversário na disputa, ter problemas ainda no início da prova, ficando impossibilitado de vencer, o que garantiu ao dono do carro número 10 a conquista do campeonato. [caption id="attachment_443468" align="alignnone" width="2560"] Foto: IMS Photo[/caption] A corrida foi vencida por Colton Herta, piloto da Andretti que tomou a liderança na volta 201 das 206 realizadas em Nashville ao superar Pato O’Ward na marra. O mexicano da McLaren ficou com a segunda posição, 1s8106 distante do vencedor. Josef Newgarden, da Penske, foi o terceiro, sendo seguido por Kyle Kirkwood, quarto com a Andretti. O grupo dos cinco melhores ainda contou com Scott McLaughlin, da Penske. Santino Ferrucci levou o carro da AJ Foyt ao sexto lugar, terminando logo à frente de Marcus Armstrong, sétimo com a Chip Ganassi. Linus Lundqvist, também da Ganassi, cruzou a linha de chegada na oitava posição, com David Malukas, da Meyer Shank, em nono. Conor Daly, com um carro da Juncos Hollinger, fechando a disputa em décimo. Pietro Fittipaldi precisou de um splash and go com três voltas para o final e terminou em 21º com a RLL. Power, que precisava vencer ou terminar a corrida com a segunda colocação, fechou a disputa apenas com a 24ª posição com o carro da Penske, sete voltas distante dos líderes. Ainda na 14ª volta, o australiano da Penske se dirigiu aos boxes após o cinto de segurança de seu carro se soltar, perdendo cinco voltas apenas para ser preso ao carro novamente. Confira como foi a corrida A prova em Nashville começou com Kyle Kirkwood mantendo a primeira posição, mesmo depois de ser muito pressionado por Josef Newgarden, que se manteve na segunda posição. Will Power chegou a tomar o terceiro lugar, mas acabou superado por David Malukas pouco depois. Pietro Fittipaldi caiu uma posição, despencando para a 17ª posição, enquanto Álex Palou se manteve no pelotão de trás. A partir da quinta volta, Power começou a despencar no pelotão, caindo para a oitava posição. Felix Rosenqvist avançou ao terceiro lugar, sendo seguido por Colton Herta e por Malukas. Na volta 14, o australiano da Penske, que já reclamava de vibração nos pneus, avisou o time que o cinto de segurança se soltou, se dirigindo aos boxes para fixar a peça. Por isso, Power perdeu cinco voltas em relação aos líderes. Enquanto Palou avançava para a 12ª posição, o líder Kirkwood abriu 2,2 segundos em relação a Newgarden na volta 25. Três voltas depois, o piloto do carro número 2 passou a descontar a diferença para o adversário da Andretti. Com 35 voltas, quando os líderes já enfrentavam o tráfego dos retardatários, a distância entre os dois era de apenas meio segundo. A rodada de paradas nos boxes foi aberta por Rinus VeeKay na volta 41. Dois giros depois, foi a vez de Pato O’Ward e de Christian Rasmussen entrarem nos boxes para a troca de pneus e reabastecimento. Com 48 voltas, Palou fez seu primeiro pit stop. Na volta 54, foi a vez de Kirkwood trocar pneus e reabastecer, cedendo a ponta para Newgarden. A bandeira amarela foi acionada pela primeira vez na volta 56, quando Felix Rosenqvist acertou o muro da curva 2 pouco depois de avisar a equipe de que tinha um furo de pneu. Na volta 61, os pilotos que não haviam parado nos boxes fizeram suas primeiras paradas na corrida. Newgarden foi o primeiro a sair dos boxes, seguido por Herta e Malukas. Palou tinha uma volta de atraso, e Power, quatro giros. A relargada veio na volta 68 com Herta mantendo o segundo lugar após ser muito pressionado por Malukas. Atrás, Kirkwood passou por Romain Grosjean para tomar a nona posição. Na volta 77, o americano passou por Rossi, avançando ao oitavo lugar. A segunda bandeira amarela da prova veio na volta 89, quando Katherine Legge acertou o muro após ser ultrapassada por Pietro Fittipaldi. Todos os pilotos que estavam na volta do líder, menos Alexander Rossi, entraram nos boxes. A relargada veio na volta 99, com Rossi mantendo a posição, enquanto Santino Ferrucci fez uma ultrapassagem por baixo da linha branca, o que é proibido. O piloto da AJ Foyt foi obrigado a devolver duas posições por conta da manobra. Rossi se mantinha na liderança da prova, tendo apenas meio segundo de frente para Newgarden, o segundo colocado. Uma volta atrás, Dixon foi aos boxes na volta 120, enquanto o americano da McLaren foi aos boxes quatro giros mais tarde, cedendo a ponta para Newgarden. Scott McLaughlin foi para a parte suja da pista e quase acertou o muro, perdendo posições para Kirkwood e Lundqvist. Na volta 135, Marcus Ericsson foi para o muro, causando nova bandeira amarela. Na volta 140, os pilotos da volta do líder foram aos boxes. Newgarden voltou na frente, seguido por

Palou conquista tricampeonato da Indy. Herta supera O’Ward no fim e vence em Nashville
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Álex Palou é o novo tricampeão da Indy. O piloto da Chip Ganassi completou o Grande Prêmio de Nashville, etapa final da temporada 2024 disputada neste domingo (15) no Nashville SuperSpeedway, com a 11ª posição. O espanhol, que precisava apenas de um nono >>>

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