Painel internacional debate taxas de cartões e traz panorama sobre perdas com mudança de temperatura dos combustíveis

Transição energética também foi tema do fórum nesta quinta (12/09); Número de participantes da edição 2024 do fórum chegou a cerca de 1500 nos três dias, um exponencial crescimento de 50%.

Painel internacional debate taxas de cartões e traz panorama sobre perdas com mudança de temperatura dos combustíveis
Foto: Divulgação / Reprodução
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São Paulo, setembro de 2024 - A importância das distribuidoras na transição energética foi o tema do primeiro debate do 16º Fórum ExpoPostos & Conveniência, maior fórum internacional do setor, nesta quinta-feira (12/09). James Thorp Neto conduziu um debate com alguns dos principais líderes das empresas do setor, como Abel Leitão (vice-presidente executivo da Brasilcom), Clarissa Sadock (vice-presidente executiva de Energia Renovável da Vibra), Eduardo Tardin (diretor Comercial da Ipiranga), Fulvius Tomelin (presidente da ALE Combustíveis) e Marcelo Besteiro (vice-presidente Comercial de Mobilidade da Raízen).

Na ocasião, os palestrantes falaram sobre os desafios e oportunidades do futuro energético e como isso está transformando a produção e consumo de energia. Clarissa Sadock, da Vibra, destaca que estamos passando por um momento em que os combustíveis renováveis estão crescendo e, ao mesmo tempo, os fósseis também. "Tem espaço para tudo. Os renováveis reduzem os gases de efeito estufa, mas também reduzem custos". Ela ainda destaca que os postos com mais variedades na conveniência atraem mais pessoas e, consequentemente, geram mais negócios.

Abel Leitão, que representa as distribuidoras regionais, alerta para o volume de projetos não harmonizados, que não levam tanto em conta as discussões técnicas, importantes para a segurança energética. Outro ponto levantado foi a vantagem competitiva do Brasil com sua matriz energética, que também foi abordada por Eduardo Tardin. O executivo da Ipiranga falou sobre a expectativa otimista da produção do etanol. "O biocombustível ainda está subutilizado, mas há capacidade de ampliar". Segundo ele, conhecer o hábito de consumo do cliente ajuda a ampliar a proposta de valor para os postos serem mais atrativos.

Vice-presidente Comercial de Mobilidade da Raízen, Marcelo Besteiro, comenta que a cana-de-açúcar está em 1% do território nacional e representa 20% da energia produzida no Brasil. Besteiro destaca que, além dos renováveis, estão chegando novos produtos: combustível para aviação, bioplástico e metanol, por exemplo. E faz um apelo para a união do setor para coibir práticas ilegais.

"Quanto mais energia barata tivermos, maior o desenvolvimento da sociedade", afirmou Fulvius Tomelin. Segundo ele, o trabalho em conjunto com as revendas ajuda a melhorar a vida das pessoas.

Destaque para o painel internacional que tratou exclusivamente sobre meios de pagamentos, taxas de cartões de crédito e self-service e correção de temperatura considerando o cenário de alguns países da América Latina.

O mediador Carlos Guimarães explicou que no Brasil, as revendas recebem os valores de transações feitas por cartão de crédito em cerca de 30 dias e com desconto de taxas que variam de 1,5% a 2,5%, mais outro valor se quiser antecipação dos valores. "Muitas vezes metade do faturamento de um posto é para pagar as taxas do cartão de crédito, o que é inviável". Sobre as correções por temperatura - quando há perda de volume, principalmente pela logística ou quando há a transferência para o tanque, apenas Honduras e México têm essa política. No entanto, a Costa Rica considera esse fator e faz uma 'compensação' para que os postos de combustíveis não tenham perda financeira. No Brasil, estima-se que 1% do volume é perdido no momento em que o caminhão abastece os postos.

Carlos Gold, secretário de Relações Institucionais e presidente honorário em atos internacionais da Cecha (Argentina) abordou como o país conseguiu reduzir de 28 para 5 dias corridos nos últimos seis anos. Segundo ele, foi com a união do setor e possibilidade de as revendas não aceitarem mais o pagamento via cartão que ajudaram a pressionar a decisão do governo e associações bancárias. E, ainda, querem diminuir ainda mais o prazo de pagamento. Lá, atualmente, há descontos que variam de 1,25% a 1,5% das transações via cartão.

Costa Rica, Honduras e México vivem realidades diferentes. Antonio Galva Saborío, vice-presidente da Iramari Technology S.A. e presidente da Tecnologia Oncológica Costarricense S.A. (Costa Rica), conta que por lá a prática é aplicar uma taxa de 1% e o valor fica disponível em até 24 horas. "Cerca de 70% das transações nos postos são com cartão de crédito".

Juan Segovia, diretor da Associação Hondurenha de Distribuidores de Produtos de Petróleo (Honduras), explica que em dois dias a revenda é reembolsada dos valores pagos com cartão, com taxa de 0,75%, que estão tentando zerar. E ainda dá detalhes sobre a perda de volume dos combustíveis. O ideal exigido é 15°C, sendo que o combustível expande com o calor e comprime se exposto a temperaturas baixas, caso isso não seja aplicado, há correção. Victor Hugo Arellano, diretor técnico e normativo da ONEXPO Nacional (México) explicou que 40% dos pagamentos são via cartão de crédito, com prazo de 24 horas para estorno e taxa de 1%.

No talk-show "Casos de Sucesso na Revenda Brasileira", executivos de destaque compartilharam suas experiências na gestão de postos de combustíveis e lojas de conveniência. Ana Clara Franzner Chiodini, CEO da Agricopel (Postos Mime), falou sobre a expansão da oferta e a personalização do atendimento, destacando que "nenhum ponto é igual ao outro" e que "os banheiros dentro da conveniência são preferência em relação aos banheiros externos". Fabiano Gouveia, do Posto Morumbi, reforçou a importância de uma visão centrada no consumidor, afirmando que "entender o que o cliente precisa já é metade do caminho". Francielli Locatelli, do Grupo Aldo, trouxe a resiliência como tema central de sua participação. Conduzido por César Urnhani, o talk-show apresentou uma série de histórias inspiradoras de sucesso.

Encerrando o Fórum Internacional, o próprio César Urnhani explorou o cenário atual no painel "Mitos e Verdades Automotivas". O piloto de testes que possui mais de 35 anos de experiência na indústria automotiva discutiu o papel do Brasil na transição energética global e afirmou que "o Brasil é a maior fonte de matriz energética do mundo", e como isso posiciona o país como um ator-chave na transição para carros elétricos e energias limpas.

De acordo com Tatiana Zaccaro, diretora de unidade da GL Events, responsável pela promoção e organização da ExpoPostos, o Fórum encerrou hoje com retornos super positivos sobre a relevância dos assuntos debatidos. "Em 2024, a ExpoPostos cresceu 60% em número de expositores e a área de estandes praticamente dobrou. Além disso, no Fórum registramos o dobro de inscritos. E, com isso, tivemos oportunidades únicas de falar sobre o mercado de postos de combustíveis, conveniência e a transição energética, que inclui uma série de inovações e novas necessidades para o setor. E pudemos debater sobre o que está em questão no Brasil, na América Latina e em muitos outros lugares do mundo. Isso é muito enriquecedor e único", explica.

Tatiana também ressaltou a importância de debater temas essenciais para o futuro do setor, como a transição para combustíveis mais limpos e o papel dos postos na infraestrutura de recarga de veículos elétricos. "Essas discussões trouxeram insights não apenas sobre o cenário no Brasil, mas também em toda a América Latina e em outras regiões do mundo, o que é muito enriquecedor", explicou. Em um setor que movimenta cerca de R$ 500 bilhões por ano no Brasil, segundo dados da ANP, a ExpoPostos e o Fórum têm se consolidado como eventos essenciais para acompanhar inovações e preparar o mercado para as novas demandas globais.

16ª EXPOPOSTOS & CONVENIÊNCIA

Mais informações: www.expopostos.com.br | @expopostos



Sobre a ExpoPostos & Conveniência

A ExpoPostos & Conveniência é o evento oficial dos representantes de distribuição e revenda de derivados de petróleo, lojas de conveniência e food service do Brasil. A feira apresenta as últimas tendências e novidades do mercado, incluindo novos produtos, equipamentos, serviços e tecnologias voltadas ao setor. O evento recebe em paralelo, o Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service, que aborda temas relevantes para o mercado, junto aos especialistas nacionais e internacionais do segmento. O evento acontece de 10 a 12 de setembro de 2024, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Sobre a GL events

A multinacional francesa GL events é um dos principais players do mercado de eventos no mundo. Presente em 27 destinos nos cinco continentes, a companhia gerencia 52 espaços e é especialista no atendimento à toda cadeia do setor – desde a concepção à realização de eventos, passando pela produção e oferta de serviços. Sua experiência foi construída em mais de 40 anos de atuação. O grupo possui 315 festivais e feiras proprietários.

Sobre a Fecombustíveis

A Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes (Fecombustíveis) é formada por 34 sindicatos patronais e a Abragás e representa os interesses de aproximadamente 43 mil postos revendedores de combustíveis que atuam em todo o território nacional, além do segmento de Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRRs), revendedores de GLP e o mercado de lubrificantes. A Federação é filiada à CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e faz parte da CLAEC (Comissão Latino-Americana de Empresários de Combustíveis). Presente na cadeia há mais de 63 anos, a Fecombustíveis implementa diferentes ações a fim de defender os legítimos interesses de seus associados, incentiva a realização de seminários, congressos e estudos, por meio de seus sindicatos filiados, em prol da qualificação do empresariado da revenda, com difusão de valores de cidadania corporativa, estudos, além de acesso às mais novas tendências de gestão e tecnologias de informação.

Sobre a ABIEPS

Desde agosto de 2001, a Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência (ABIEPS) reúne os fabricantes de equipamentos, distribuidores, representantes comerciais e os prestadores de serviço que atuam no segmento de postos de combustíveis e suas lojas de conveniência.


Fonte: ExpoPostos (Danthi)