Equipe Nissan de Fórmula E terá Rowland e Nato na Temporada 11

Rowland continua após uma excelente campanha e Nato está de volta à escuderia.

Equipe Nissan de Fórmula E terá Rowland e Nato na Temporada 11
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

YOKOHAMA, Japão (11/09/2024) – A Equipe Nissan de Fórmula E terá Oliver Rowland e Norman Nato em seu line-up para a temporada 2024/2025 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E, formando uma dupla de pilotos experiente e competitiva.

Depois de uma parceria de sucesso na época da GEN2 (geração 2), Rowland voltou à escuderia para uma temporada 10 forte com a equipe. O piloto britânico conquistou dois troféus, incluindo uma vitória em casa na última corrida do ano, além de duas pole positions e outros cinco pódios, terminando em quarto na classificação geral dos pilotos.

O piloto francês Nato, que também já venceu uma corrida na categoria, retorna à escuderia japonesa depois de ter corrido com a Nissan na Temporada 9 (2022/2023). Neste ano, Nato foi regular na disputa por pontos e garantiu o primeiro pódio da equipe quando a Nissan assumiu 100% do controle da escuderia, na edição 2023 do E-Prix de Roma.

A campanha 2024/2025 será a estreia da tecnologia GEN3 Evo. As novas máquinas serão ainda mais rápidas e mais eficientes do que os carros que correram nas temporadas 9 e 10. O calendário também contará com um recorde de 17 corridas, incluindo a primeira sediada em Miami, um retorno a Jakarta, um fim de semana com duas corridas em Mônaco e a tão esperada segunda edição do E-Prix de Tóquio, onde a Equipe Nissan de Fórmula E corre em casa.

A Equipe Nissan de Fórmula E estará de volta à pista no Circuito Ricardo Tormo de Valência para os testes da pré-temporada, de 4 a 7 de novembro, quando os carros GEN3 Evo aparecerão pela primeira vez em público, em meio aos preparativos para a corrida de abertura, que acontece no dia 7 de dezembro, em São Paulo.

Tommaso Volpe, diretor geral e chefe da Equipe Nissan de Fórmula E:

"Estamos ansiosos pelo início da Temporada 11, depois de uma excelente performance na última campanha. Estamos renovando o nosso line-up de pilotos com a chegada do Norman, que retorna com toda sua experiência e performance. O Norman conhece bem a equipe e demonstrou seu talento quando esteve conosco anteriormente. Ele nos dá valiosos feedbacks e insights e já tem um histórico trabalhando no desenvolvimento dos carros, por isso é muito bacana recebê-lo de volta. Já o Oli fez uma fantástica Temporada 10 e estamos confiantes que ele continuará neste nível. Acreditamos que o Norman e o Oli formarão uma dupla forte, ambos sabem trabalhar em equipe e darão o seu melhor para nos ajudar a melhorar durante todo o próximo ano. Ao mesmo tempo – e apesar de não ter sido uma decisão fácil – temos que dizer adeus ao Sacha. Ele teve um papel fundamental na formação e desenvolvimento da Equipe Nissan de Fórmula E, nós somos gratos pelo seu grande trabalho e atitude sempre positiva. É um orgulho termos tido a oportunidade de crescermos juntos e desejo a ele tudo de melhor em sua futura carreira".

Oliver Rowland, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Fiquei bem animado por seguir fazendo parte da Equipe Nissan de Fórmula E depois de um ano de resultados fortes. É muito bacana ter uma pausa, fiquei me preparando e trabalhando com a equipe, o que é positivo. Na próxima temporada precisamos tentar trazer mais consistência a todos os elementos dos nossos fins de semana de corrida, seja nas qualificações ou no desenvolvimento do carro. No ano passado nós executamos algumas corridas de forma perfeita, então nesta temporada temos que manter esse progresso e melhorar os pequenos detalhes para continuar evoluindo na hierarquia. Conheço o Norman há alguns anos, ele é bastante experiente e conhece bem a equipe, por isso estou ansioso para trabalharmos juntos. O carro GEN3 Evo será um desafio para todos no grid, portanto será uma chance para maximizarmos nossa performance e iniciarmos a temporada com o pé direito. Também desejo tudo de melhor para o Sacha, foi muito legal trabalhar com ele na temporada 10 e espero vê-lo de volta no grid em breve".

Norman Nato, piloto, Equipe Nissan de Fórmula E:

"Estou bem feliz em voltar à equipe. Terminamos a Temporada 9 em um ritmo forte juntos e estou ansioso para reiniciar por onde paramos. Nossa meta é performar logo de cara, por isso o fato de conhecer o carro e a equipe vai ajudar muito. O Oli demonstrou sua velocidade na última temporada, nós já brigamos na pista desde a Fórmula Renault 2.0, mas nunca fomos companheiros de equipe! Tenho certeza que vamos nos dar bem e, quem sabe, vamos subir no pódio juntos. Será interessante ver como o carro melhorou e a meta é clara. Queremos vencer corridas e campeonatos. Aproveito para desejar ao Sacha tudo de melhor, ele é um cara incrível e nunca é fácil substituir alguém que foi seu parceiro na equipe. Tenho certeza que estaremos competindo um com o outro novamente em breve".

# # #

Sobre a Nissan na Fórmula E

A Nissan estreou no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E na Temporada 5 (2018/2019), tornando-se a primeira e única montadora japonesa a participar da categoria 100% elétrica.

Na Temporada 7 (2020/2021), a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E e com a era dos carros de Geração 3 (Gen3), que vai da Temporada 9 (2022/2023) até o final da Temporada 12 (2025/2026) da categoria de corridas 100% elétricas.

Com a aquisição da escuderia e.dams pela Nissan em abril de 2022, a montadora japonesa assumiu o controle total de sua participação no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em junho de 2022, a Nissan anunciou que vai fornecer sua tecnologia de motorização elétrica para a McLaren Racing durante toda a era da Gen3 na Fórmula E.

Oliver Rowland e Norman Nato formam o line-up de pilotos da Equipe Nissan de Fórmula E na Temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.

Em 28 de março de 2024, às vésperas do primeiríssimo E-Prix de Tóquio, a Nissan anunciou seu compromisso de longo prazo com a Fórmula E, tornando-se o primeiro construtor a confirmar seu envolvimento na era dos carros de Geração 4 (Gen4), que vai até 2030, reforçando seus objetivos de eletrificação da visão Ambition 2030.

A Nissan está competindo na Fórmula E para levar a emoção e a diversão dos veículos elétricos de emissão zero a uma plateia global. Como parte de sua meta de atingir a neutralidade de carbono em todas suas operações e no ciclo de vida de seus produtos até 2050, a Nissan pretende eletrificar todos os novos veículos comercializados até o início da década de 2030, nos principais mercados. A montadora japonesa pretende usar sua expertise na transferência de know-how e tecnologia entre as pistas e as ruas, para oferecer veículos elétricos ainda melhores aos seus clientes.

Sobre a Fórmula E

Desde que foi criado, em 2020, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi o primeiro esporte global a ser certificado com uma pegada líquida de carbono zero, com investimentos em projetos certificados de proteção do clima em todos os países que sediam suas corridas elétricas, para compensar as emissões de cada temporada.

Todos os carros no campeonato são movidos a eletricidade, fazendo da categoria uma plataforma competitiva para testar e desenvolver as últimas tecnologias de motorização elétrica.

Os maiores construtores do planeta competem entre si em circuitos de rua e a Fórmula E promove a adoção da mobilidade sustentável nos centros urbanos, apostando no combate à poluição atmosférica e na diminuição dos efeitos das mudanças climáticas.


Fonte: Nissan