Volkswagen convida startups para o seu 1º Desafio de Inovação Aberta

Impulsionada pela inovação e comprometida com a sustentabilidade, a Volkswagen do Brasil busca novos modelos de negócios que vão além da mobilidade urbana, beneficiando as pessoas e o planeta.

Volkswagen convida startups para o seu 1º Desafio de Inovação Aberta
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

• Startups vencedoras terão seus projetos piloto explorados pela Volkswagen; 
• Inscrições vão até domingo (15 de setembro) pela plataforma do parceiro AEVO.


São Bernardo do Campo, 9 de setembro de 2024 - Impulsionada pela inovação e comprometida com a sustentabilidade, a Volkswagen do Brasil está em busca de soluções disruptivas que vão muito além da mobilidade urbana. Para encontrar novos modelos de negócios que beneficiem as pessoas e o planeta, a Volkswagen lançou seu 1º Desafio de Inovação Aberta para startups de todo o País. As inscrições vão até domingo (15 de setembro) por meio da plataforma do parceiro técnico AEVO. Clique aqui ou acesse: https://aevo.com.br/connect/volkswagen/

As startups podem se inscrever em quatro Desafios (categorias):

• Inovação na Mobilidade Urbana: Transformando a Sustentabilidade nas Cidades: Revolucione o transporte urbano com soluções inovadoras em mobilidade elétrica e infraestrutura sustentável.

• Inovação em Saúde: Ampliando Diagnósticos Médicos para Comunidades Remotas via mobilidade: Leve diagnósticos médicos a comunidades remotas com soluções móveis de telemedicina.

• Inovação em Aprendizado Preditivo e Adaptativo para Mobilidade: Transforme a educação com plataformas de aprendizado preditivo e adaptativo, utilizando inteligência artificial para personalizar o ensino.

• Inteligência Ambiental Urbana: Reinvente a gestão urbana com soluções de inteligência ambiental que promovam sustentabilidade e eficiência para cidades do futuro. Como a tecnologia pode criar cidades mais inteligentes e sustentáveis?

As startups vencedoras terão suas propostas de piloto ou prova de conceito (POC) exploradas pela Volkswagen.

"Na Volkswagen do Brasil estamos focados em construir o futuro da mobilidade e ir além: queremos prover soluções em prol da sociedade e do planeta. Impulsionados pela inovação e sustentabilidade, lançamos o 1º Desafio de Inovação Aberta da Volkswagen do Brasil, em parceria com a AEVO, e convidamos startups de todo o País a fazerem parte dessa transformação. As ideias inovadoras serão transformadas em novos modelos de negócios que pretendem melhorar a vida das pessoas, propondo soluções em Mobilidade Urbana, Saúde, Aprendizado Preditivo e Adaptativo e Inteligência Ambiental Urbana", afirma Maurício Marchesini Carvalho, Head do Business Transformation Office da Volkswagen do Brasil.

Inovação: Desafios foram definidos por IA (Inteligência Artificial)

A inovação está presente em todo o processo de desenvolvimento do 1º Desafio de Inovação Aberta da Volkswagen. A forma como os temas foram definidos é um case de agilidade, assertividade e descoberta de oportunidades estratégicas por meio do uso de AI (Inteligência Artificial).

A Volkswagen mapeou temas relevantes com ajuda de IA (Inteligência Artificial), em parceria com a AEVO. Foram analisados o contexto brasileiro, tendências de negócios, impacto ao setor automotivo e à sociedade.

"É um processo extremamente assertivo, rápido, objetivo e estratégico. O uso de IA (Inteligência Artificial) demonstrou uma eficiência de 50% do tempo utilizado em abordagens tradicionais de exploração de inovação. A IA analisa o mercado, processa grandes quantidades de relatórios de tendências e considerações macroeconômicas, identifica demandas e oportunidades, avalia potenciais de monetização e sugere soluções e novos modelos de negócios a serem implementados pela Volkswagen, além de possíveis parceiros dentro do ecossistema de inovação", revela Gabriela Soares, gerente de Inovação Corporativa da Volkswagen do Brasil.

A Volkswagen utilizou IA para criar "usuários sintéticos" que representam especialistas do mercado e o consumidor do futuro para fazerem as validações iniciais de oportunidades futuras e inexistentes. "Nesse contexto, o humano se torna o curador das informações, avaliando se os critérios e base de dados que a IA está usando para filtrar e tomar decisões são confiáveis, e se as propostas são viáveis. Mais do que gerar novas receitas, essas oportunidades, quando lançadas no mercado, podem incluir pilares ESG, gerando transformação social e ambiental", completa Gabriela.

Todo o processo foi feito em parceria com especialistas em IA para garantir a segurança dos dados e tratativa das informações. O trabalho é feito via licenças Pro de fornecedores de AI Generativa dentro de infraestruturas de dados seguras que permitem processar grandes variáveis complexas para determinar oportunidades de inovação de forma objetiva e disruptiva para o setor automotivo. O futuro já começou na Volkswagen!



Fonte: Volkswagen do Brasil