Peugeot 208 1.6 sai de linha e motor se despede da marca após 25 anos

Veterano EC5 vai continuar equipando carros vendidos em outros países Em maio, noticiamos em primeira mão que a Stellantis, dona das marcas Fiat, Peugeot, Citroën e Jeep planejava tirar de linha progressivamente o antigo motor 1.6 EC5 da sua linha de produtos. Agora, Autoesporte confirmou que a Peugeot está deixando de usar o conjunto veterano no Brasil depois de 25 anos. O chefe de marketing da Peugeot, Rafael Filon, afirmou em entrevista que o novo 208, que chega às lojas nas próximas semanas, não vai mais ser oferecido com motor 1.6 no mercado nacional. Como o SUV compacto 2008 seguiu por esse mesmo caminho, não há mais carros da Peugeot equipados com o EC5 à venda no Brasil. Peugeot 208 Roadtrip foi o último carro da marca com o veterano motor 1.6 Divulgação Esse já era um movimento esperado, já que a linha 2024 do 208, a última antes da reestilização, trazia apenas a variante Roadtrip com o motor 1.6 de 118 cv de potência e 16,1 kgfm de torque. Atualmente, ela nem aparece mais no site da marca. As únicas motorizações disponíveis são 1.0 aspirado de 75 cv e turbo, de 130 cv. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. E a Citroën? Citröen C3 também abandonou o motor 1.6 Murilo Góes O único outro modelo a usar o 1.6 EC5 no Brasil atualmente é o Citroën C4 Cactus (o C3 também acaba de abandonar esse propulsor). Entretanto, o SUV compacto deixará de ser produzido nos próximos meses para abrir caminho na fábrica de Porto Real (RJ) para o Basalt. O SUV cupê, por sua vez, será movido apenas por motores Fiat: 1.0 aspirado e turbo, os mesmos do 208 atual. Porém, ainda que o 1.6 EC5 esteja se despedindo do Brasil, a Stellantis garante que a linha de produção de motores na fábrica de Porto Real seguirá produzindo o conjunto e aplicando em veículos destinados a importação. O Aircross, por exemplo, é vendido na Argentina com essa motorização. O mesmo deve acontecer com o 208. Initial plugin text Plano futuro Ainda que a Stellantis garanta a continuidade do EC5, as perspectivas para o futuro do veterano 1.6 não são tão positivas. A empresa anunciou R$ 454 milhões para modernizar a fábrica de motores de Betim (MG). Modernização da linha de montagem de motores em Betim (MG) será responsável por encerrar produção em Porto Real (RJ) Divulgação Isso explica por que a Stellantis está investindo no aumento da capacidade produtiva da unidade fabril, que produz tanto os propulsores 1.0 e 1.3 GSE turbo quanto os 1.0 e 1.3 Firefly aspirados. Stellantis confirma chinesa Leapmotor no Brasil e rival do Dolphin Mini Stellantis vai usar R$ 13 bilhões para produzir híbridos em Pernambuco A planta também passará a montar as três variantes híbridas dos motores GSE turbo, começando pelas opções Bio-Hybrid (híbrida leve, a ser aplicada nos Fiat Pulse e Fastback) e Bio-Hybrid e-DCT (híbrida plena, que estará nos Jeep Compass e Commander). Ou seja, o 1.6 EC5 está mesmo fadado a ser descontinuado em um futuro não muito distante. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

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