Volvo FH, FM, FMX e VM serão vendidos no México em 2025

Volvo FH tem quase 1.4 milhões de unidades vendidas em seus 30 anos no mercado. Divulgação: Volvo Caminhões e Ônibus Modelos serão produzidos na fábrica da montadora em Curitiba, no Paraná e exportado para o México  Em dezembro de 2020, a Volvo anunciou que estaria encerrando a venda de caminhões no México, no qual ofertava os mesmos modelos que são comercializados nos Estados Unidos e Canadá. Com o fim da comercialização, a montadora manteve a sua rede de concessionárias a fim de continuar a dar suporte aos clientes, e é interessante notar que mesmo nesse período, novas "concessionárias" foram abertas, o que mostrava a força da marca no país. VEJA MAIS: Volvo vai construir uma nova fábrica de caminhões no México Concorrendo com modelos bicudos e americanos, Volvo lidera vendas na Austrália Pela quinta vez consecutiva, Volvo FH é o caminhão mais vendido no Brasil  Nesse período, de 2020 para os dias atuais, o mercado mexicano evoluiu e teve um crescimento, incluindo de marcas que ofertam apenas modelos frontais, cara-chata ou Coe (Cab over engine).  Para um entendimento maior do mercado mexicano, no primeiro semestre de 2024, o mercado registrou a venda de 10.036 mil caminhões, destes sendo 3.225 mil unidades de modelos pesados. Os dados são do Registro Administrativo de la Industria Automotriz de Vehículos Pesados (RAIAVP).  Com esse contexto, e o acordo Brasil-México para a exportação de veículos, Rafael Kisel, presidente da Volvo México comenta: "O mercado mexicano tem crescido ano a ano e há uma forte demanda por modelos "frontais" com isso vamos a partir de 2025 ofertar os modelos FH, FM, FMX e VM, esses que serão fabricados em Curitiba no Brasil e são produtos de altíssima qualidade".  Kisel ainda explica que a atual rede de concessionárias já estão sendo preparada para essa nova fase da Volvo no mercado mexicano, e que ao longo de 2025 deve abrir novas unidades para o fortalecimento do pós-vendas.  Dentro do pós-vendas, Kiesel comenta que os modelos terão os mesmo serviços ofertados aos modelos na América Latina, sendo a assistência 24 horas através do VOAR, contrato de manutenção e serviços financeiros. Esses serviços terão suporte em um Hub no Brasil. Volvo Caminhões no Brasil confirma a exportação de modelos  Em contato com o Portal Midia Truck Brasil, a Volvo Caminhões e Ônibus confirmou que estará produzido os modelos para exportação para o mercado mexicano, e confirmou que serão os modelos FH, FM, FMX e VM.  Os modelos serão exportados com motores Euro 6 sendo equivalente ao EPA10, norma vigente no mercado norte americano. Nova fábrica em Monterrey, no México  O Grupo Volvo já havia anunciado a construção de uma nova fábrica em Monterrey, no norte do México, com um custo de 700 milhões de dólares. A Nova fábrica vai ficar responsável pela construção das linhas VN para o mercado norte americano e de modelos da Mack, marca pertencente ao grupo.  Em comunicado na época, a Volvo comentou: "México proporcionará eficiência logística para apoiar as vendas nas regiões sudoeste/oeste dos EUA e no México e na América Latina. Também proporciona um ecossistema maduro de fornecimento e produção que complementam o sistema dos EUA e aumentará a resiliência e a flexibilidade da presença industrial do Grupo na América do Norte".  O Grupo Volvo tem apostado no mercado norte-americano como um todo. Neste ano de 2024 ela apresentou o novo VNL, um projeto do zero que contou com um investimento de 400 milhões para a sua produção. A nova fábrica no México deve entrar em operação em 2026 e não deve produzir a linha F, que seguirá sendo importada do Brasil. 

Volvo FH, FM, FMX e VM serão vendidos no México em 2025
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Volvo FH tem quase 1.4 milhões de unidades vendidas em seus 30 anos no mercado. Divulgação: Volvo Caminhões e Ônibus Modelos serão produzidos na fábrica da montadora em Curitiba, no Paraná >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.