27% dos que não têm carro pretendem comprar um ainda em 2024, revela pesquisa OLX

Entre os que já possuem um veículo, 73% têm a intenção de adquirir o segundo ou trocar o modelo até o fim do ano; Automóveis de até R$50 mil são mais procurados por quem ainda não tem um, enquanto os acima deste valor são mais visados pelos proprietários.

27% dos que não têm carro pretendem comprar um ainda em 2024, revela pesquisa OLX
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)

Setembro 2024 – Uma pesquisa realizada pela OLX, maior classificado de autos do país, para entender a intenção de compra ou de troca de carro, identificou que 27% dos que não possuem veículo têm a intenção de adquirir um até o fim do ano. Já entre os proprietários, 73% têm a intenção de comprar mais um ou de trocar de automóvel.

Publicidade (IA1)
Publicidade (IA1)

Os veículos com valores até R$50 mil são mais procurados por aqueles que ainda não contam com um veículo na garagem. Acima deste valor, a procura fica, em sua maior parte, por quem já tem um ou mais veículos.

"Dentre as pessoas que pretendiam comprar um carro no início do ano e desistiram, 56% já possui um automóvel. E os motivos que mais levaram à desistência da compra foram para aguardar melhores condições de pagamento, pelo fato dos preços terem aumentado e pelo alto valor do IPVA. Diante desse contexto, o mercado de usados pode suprir essa demanda. Na OLX, além da oferta de grande variedade de modelos, há preços para todos os bolsos", Flávio Passos, VP de Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.


Motivos pelos quais desistiu da compra do veículo

Publicidade (IA2)
Publicidade (IA2)

Mais desejados

De modo geral, carros tipo Sedan são os que mais geram interesse dos entrevistados. Quando o foco são os proprietários, grande parte dos que possuem sedans (47%) e SUVs (60%) pretendem adquirir um veículo mantendo o tipo de carroceria do seu atual. Já os donos de Hatches têm mais predisposição a mudar para SUV (35%)

O carro usado é o mais desejado por aqueles que ainda não tem um, com 36% da preferência, enquanto os seminovos têm 35% e os 0km 30%. Pensando na isenção do IPVA para automóveis com mais de 20 anos, 50% daqueles que não têm um veículo disseram que comprariam um modelo nessas condições. A aceitação entre os que já têm carro fica em 45%.

Sobre o combustível, modelos flex, à gasolina e híbridos concentram as escolhas. Quando observados apenas quem já tem um carro, 23% considera adquirir um veículo 100% elétrico.

Entre os que indicam propensão para comprar um automóvel movido a eletricidade, 38% dos que têm um carro pagaria até 20% a mais em um elétrico, já dos que ainda não possuem um veículo, 30% pagaria até 10% a mais.

A pesquisa mostrou ainda que economia de combustível, uso de novas tecnologias e preocupação com o meio ambiente são os fatores mais relevantes na hora de considerar a compra de um veículo elétrico.

 

Por qual motivo você consideraria um carro elétrico um híbrido?

 

Outra tendência mapeada pela pesquisa é em relação aos carros por assinaturas, formato mais aceito por aqueles que já possuem um veículo, 48%, ante 35% daqueles que ainda não têm um.

O carro ideal

O preto é a cor favorita para o novo automóvel, depois prata, branco e cinza, opções que aparecem respectivamente com mais respostas.

Espaço e conforto, consumo de combustível e custo de manutenção são os principais motivos mencionados pelos entrevistados que os levam a escolher um veículo. Dentro do tema acessórios, ar-condicionado e airbags são prioridade. Ao olhar para tecnologias, o sistema de alerta de colisão, câmera de ré e sensores de estacionamento são os recursos que mais atraem os consumidores.

A pesquisa ainda perguntou aos entrevistados sobre a finalidade do carro, e as respostas foram locomoção com a família como prioridade, deslocamento individual no dia a dia, e por fim o uso do veículo para a geração de renda extra com trabalho autônomo.

Qual é a finalidade principal do carro?

 

Hora da compra

Para custear a nova aquisição, o financiamento é a modalidade prevista para 59% dos que já possuem carro e 64% dos que não possuem. Já o pagamento à vista é a opção cogitada para 37% dos que têm automóvel e 31% dos que não tem.

Metodologia

A pesquisa quantitativa online foi encomendada pela OLX e realizada por meio da plataforma de human analytics MindMiners entre os dias 27 de junho e 01 de julho de 2024. As respostas foram coletadas por meio do painel de respondentes proprietário também da MindMiners, o MeSeems, e totalizou uma amostra de 500 pessoas, sendo elas gênero: 51% Mulheres e 49% Homens.

Como adquirir um veículo online com segurança

  • Negociar diretamente com o proprietário do veículo ou vendedor autorizado e com a pessoa que irá comprar o item, evite negociar com terceiros, como parentes, amigos, conhecidos;
  • Tire todas as dúvidas pelo chat e canais oficiais das plataformas, evitando levar a conversa para aplicativos de mensagens, que são ambientes menos seguros e onde não terá apoio e dicas na jornada de negociação;
  • Sempre marque uma visita para ver o veículo presencialmente antes de fechar o negócio e prefira locais públicos e movimentados, como estacionamentos de shoppings e supermercados e vá, de preferência, acompanhado e durante o dia;
  • Antes de concluir o negócio, peça uma Vistoria Cautelar em uma empresa credenciada pelo Detran e vá junto com o dono do automóvel;
  • Faça o pagamento apenas em uma conta em nome do proprietário do veículo e antes de depositar, verifique os dados direto com o proprietário;
  • Se está vendendo, confirme os dados bancários da conta em que o valor do veículo deve ser depositado;
  • Vendedor e comprador devem ir juntos ao cartório fazer a transferência e o pagamento só deve ser feito quando a transação for concluída no cartório;
  • Negocie diretamente com quem vai comprar. Desconfie de compradores que apenas intermediam a negociação;
  • Se a proposta for de lojas de seminovos, não esqueça de checar o CNPJ e a legalidade do funcionamento do estabelecimento;
  • Só entregue o veículo depois que o pagamento for confirmado. 

Sobre o Grupo OLX

O Grupo OLX é um marketplace de classificados, líder na compra e venda de produtos usados, com um ecossistema diversificado em bens de consumo, autos e imóveis, por meio dos portais OLX, Zap e Viva Real.

Com tecnologia de ponta, o Grupo OLX democratiza o acesso a todas as pessoas para que realizem negócios e ressignifiquem sua relação com produtos usados, gerando impacto positivo no consumo consciente e na performance dos clientes e parceiros.

Os acionistas do Grupo OLX são os principais conglomerados globais de investimento em marketplaces e classificados online: Prosus NV (50%), listada na bolsa de valores de Amsterdã, e Adevinta ASA (50%), baseada em Barcelona e Oslo.


Fonte: OLX