Novo Audi Q5 é micro-híbrido com "truque" para mover as rodas

Nova geração do SUV estreia design futurista e terá versão híbrida plug-in com 100 km de autonomia A terceira geração do Audi Q5 acaba de ser mostrada ainda sem versão elétrica e mantendo a opção com motor diesel. O novo SUV de luxo será distribuído globalmente ao longo do segundo semestre. Autoesporte apurou que ainda não há data para sua chegada ao Brasil. Era hora para uma renovação profunda. O último Q5 foi lançado em 2016 e já mostrava sinais claros de que a idade estava pesando — ainda mais em comparação com seus principais rivais alemães, BMW X3 e Mercedes-Benz GLC. Porém, assim como a Audi tem feito em outros modelos, as principais características do SUV foram preservadas. Audi Q5 2025 mantém o estilo do modelo anterior Divulgação Isso fica claro pelo formato da carroceria, que é bem familiar. O novo Q5 tem 4,71 m de comprimento, 1,90 m de largura, e,165 m de altura e 2,82 m de distância entre-eixos. Comparado ao seu antecessor, está 3 cm mais comprido, mas as demais proporções foram preservadas. Já o porta-malas tem 465 litros. Audi Q5 2025 tem porta-malas com abertura elétrica Divulgação Initial plugin text Como todos os Audi, seu principal elemento de estilo é a grade frontal, combinada aos faróis de LED bem estreitos. Abaixo deles, onde normalmente ficariam as luzes de neblina, há grandes entradas de ar. Outra novidade visual fica por conta das opções de rodas, que foram ampliadas e agora compreendem aros que vão de 17 a 21 polegadas. Os tamanhos maiores com acabamento diamantado, evidentemente, fazem parte do pacote Audi Sport. Versão esportiva SQ5 tem detalhes voltados à esportividade Divulgação A traseira do Q5 acompanha o Q8 e-tron e traz lanternas interligadas com um design bem moderno. Agora o SUV conta com tecnologia OLED, que proporciona mais de 200 combinações para a iluminação. Na região inferior do para-choque, algumas versões terão duas saídas de escape. Um pequeno anteparo de aço escovado foi claramente inspirado na perua esportiva Audi RS6 Avant. Novo Audi Q5 tem estilo futurista na cabine Divulgação Os interiores da última geração de carros da Audi envelheceram rápido. Talvez, por isso, a marca alemã tenha apostado numa linguagem de design mais futurista e moderna, abusando das telas. São três no total: para painel de instrumentos, central multimídia e entretenimento do passageiro dianteiro. O sistema de som Bang&Olufsen é opcional e adiciona 16 alto-falantes ao pacote. Seguindo o minimalismo, botões começam a sumir da cabine Divulgação O acabamento traz revestimentos de couro em todos os assentos, bem como materiais emborrachados e macios nos painéis das portas. Uma fita de LED com diversas opções de cores também marca presença para criar uma ambiência mais sofisticada. Motores Audi Q5 terá versão híbrida plug-in, mas só em 2025 Divulgação Em sua nova geração, o Audi Q5 estará disponível exclusivamente com motores micro-híbridos. A marca instalou uma pequena bateria de fosfato de ferro e lítio (LFP) com 1,7 kWh de capacidade, bem como um motor elétrico e um gerador simples. Diferentemente de outros carros da categoria, este sistema pode mover as rodas. Isso porque, normalmente, os veículos micro-híbridos têm apenas uma pequena assistência elétrica para reduzir o consumo de combustível e emissões. Este sistema da Audi, em contrapartida, pode atuar sozinho em baixíssimas velocidades — como em manobras para estacionar, por exemplo. Logo, trata-se de um MHEV com características de HEV. Por enquanto, as opções disponíveis trazem os motores 2.0 turbo, a gasolina ou diesel, capazes de desenvolver 204 cv de potência. A versão esportiva SQ5 tem motor 3.0 V6 e entrega 367 cv. Independentemente do propulsor, o câmbio é sempre automatizado de sete marchas. Versão elétrica do Audi Q5 existe apenas no mercado chinês Divulgação Uma versão híbrida plug-in com mais de 300 cv está em desenvolvimento e chegará às lojas em meados de 2025. Sem confirmar maiores informações, a Audi afirmou que essa opção poderá rodar quase 100 km apenas na eletricidade. O Q5 também oferece um seletor de modos de condução que pode elevar a altura da suspensão. Os amortecedores têm comando eletrônico e podem enrijecer ou suavizar os impactos de acordo com a opção escolhida pelo motorista. Ainda na parte de dirigibilidade, o Q5 tem sensores de ponto-cego, controle de frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital. Mais Lidas

Novo Audi Q5 é micro-híbrido com "truque" para mover as rodas
Publicidade (DT)
Publicidade (DT)
Nova geração do SUV estreia design futurista e terá versão híbrida plug-in com 100 km de autonomia A terceira geração do Audi Q5 acaba de ser mostrada ainda sem versão elétrica e mantendo a opção com motor diesel. O novo SUV de luxo será distribuído >>>

Essa é mais uma manchete indexada e trazida até você pelo site AUTOMUNDO.