Tomada de carro elétrico: conheça os tipos de plugue de carregamento

Aprenda a identificar qual tipo de conector um carro elétrico usa; Brasil caminha para adotar padrão único Desde 2011, o Brasil tem um padrão de tomada residencial único e obrigatório. Durante os anos de transição houve muitas dúvidas, polêmicas e uma profusão de adaptadores. E o que falar do mercado de celulares? Só agora, depois que a Apple adotou o USB-C, parece que os carregadores de telefone caminham para um padrão universal. E com os carros elétricos e híbridos plug-in não é diferente. Ainda há muitas dúvidas no uso dos conectores e compatibilidade entre eles. A boa notícia é que já existe consenso na Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) pelo padrão CCS2, usado por mais de 90% do mercado. Segundo Marcelo Palla, head de recharge da GWM Brasil, existem diferenças entre os conectores, principalmente diferenças técnicas e de protocolos de comunicação, no qual cada modelo se encaixa melhor para uma determinada região. + Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte. “No caso, se comparar o CCS Tipo 1, padrão muito utilizado no EUA, foi desenvolvido para redes elétricas monofásicas e aqui no Brasil temos algumas variações em nossas redes, monofásicas, bifásicas e até trifásicas, o qual o padrão CCS Tipo 2 suporta e atende perfeitamente”, explica Palla. Mas quais são os tipos de conectores? Tipo 1 Plugue de recarga do tipo CCS1 (Tipo 1) Getty Images É o padrão mais adotado nos Estados Unidos e é chamado de SAE J1772. Atende carregamento monofásico para equipamentos Nível 1, que tem 80% de eficiência. Carregadores Nível 2 têm 90% de eficiência. Usa corrente alternada (CA), tem cinco pinos e conectado a uma saída 240 volts pode carregar até 80 amperes, assim ele consegue uma saída máxima de 19,2 kW. Tesla Supercharger Plugue de recarga Supercharger, da Tesla Getty Images É o padrão da marca de Elon Musk no mercado norte-americano. Antes era exclusivo da Tesla, mas a empresa liberou a patente. Em 2025 carros de outras montadoras poderão adotar o padrão. Usa tanto corrente alternada quanto corrente contínua em tomadas monofásica e trifásica. Com CC ele trabalha com até 400 amperes e tem potência de até 250 kW. Tipo 2 Plugue de recarga do Tipo 2 é o mais usado no Brasil Murilo Góes É o conector mais encontrado no Brasil e é conhecido também como Mennekes, empresa que criou o padrão. Ele atende conexão monofásica e usa CA, mas só carregadores nível 2. Usa sete pinos e tem travas laterais. Com 400 volts de uma tomada trifásica pode carregar até 32 amperes e saída máxima de energia de 22 kW. GB/T AC Plugue de recarga do tipo GB/T Divulgação No visual até parece com o conector Tipo 2, porém a ordem dos cabos dentro do plugue é diferente. Ele usa corrente alternada (AC) com mais potência e é adotado no mercado chinês. A sigla GB/T remete aos padrões “Guobiao”, ou seja, especificações técnicas recomendadas para a China. Usa corrente de 32 amperes numa tomada de 240 volts trifásica. A potência de saída é de até 7,4 kW. GB/T DC Usado na China para recarga rápida, tem o mesmo protocolo do GBT/ AC. Por usar corrente direta numa tomada de 440 volts, consegue entregar até 237,5 kW numa corrente de 250 amperes. Neste caso é classificado como conector de recarga rápida. CHAdeMo Plugue de recarga do tipo Chademo Getty Images Padrão usado no Japão para corrente contínua (CC). Já está dando “Adeus” a exportação, pois até marcas japonesas estão abandonando essa tecnologia, ficando restrito ao mercado doméstico. A desvantagem dessa tecnologia é que ela não permite usar o mesmo plugue para corrente contínua e corrente alternada. Usa conexão trifásica de 400 volts, 400 amperes e potência de 400 kW. CCS1 Plugue de recarga do tipo CCS1 (Tipo 1) Divulgação É o padrão Tipo 1 com adição de dois plugues abaixo. Usa corrente contínua e tem mais potência pelos 480 volts e conexão trifásica. Com 500 amperes de corrente consegue entregar 360 kW e é classificado como conector de recarga rápida. Usa o mesmo protocolo do conector Tipo 1, o que permite conexão de corrente alternada e corrente contínua no mesmo plugue. CCS2 Padrão CCS2 tem a parte superior idêntica ao Tipo 2, porém, com a adição de conectores para recarga rápida em corrente contínua Renato Durães Padrão que a ABVE aponta como ideal para o mercado brasileiro. Tem opção de recarga rápida de corrente contínua numa tomada trifásica de 400 volts. Também entrega 360 kW com a corrente de 500 amperes e trabalha com carregadores nível 3. Esse é o padrão que a Tesla usa no mercado europeu para alguns modelos. Diferença de Corrente Contínua e Corrente Alternada Para quem dormiu na aula de física, vamos simplificar: na corrente contínua (CC) os elétrons viajam em sentido único. Na alternada (CA) os elétrons vão em direções diferentes. Por isso, usamos CC em equipamentos de baixa tensão. Já a CA comporta grandes potências e pode ser “transportada” por cabos em longas distâncias com pouca perda. Ca

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