Hat-trick para Lando Norr...

Pole, melhor volta e vitória para o britânico da McLaren Lando Norris conquistou sua segunda vitória na Fórmula 1, diante de uma multidaão de holandeses, que esperavam uma nova vitória do herói local, Max Verstappen (Red Bull), nesta 34ª edição do GP da Hoanda.  A corrida começou com temperatura de 19º graus e fortes ventos, mas sem nenhuma previsão de chuva, que se fez presente tanto na sexta-feira, quanto no sábado no circuito de Zandvoort. Quando as luzes vermelhas se apagaram, Verstappen largou como um míssil, não dando nenhuma chance para Norris. Os dez primeiros do grid optaram por calçarem pneus médios, ao passo que Yuki Tsunoda (Racing Bulls) optou pelos macios, e o heptacampeão Lewis Hamilton (Mercedes) que fora punido por ter bloqueado Pérez no qualify, largou com pneus duros. Valtteri Bottas (Stake-Sauber) imitou Hamilton, e dos boxes largaram Alex Albon (Williams) cujo fundo plano do seu carro estava fora das especificações do regulamento, e Kevin Magnussen, que trocou deversos componentes do seu Haas. Com cinco voltas disputadas a ordem era: Verstappen com mais de 1s7 de vantagem sobre Norris, com George Russell (Mercedes) em terceiro, e Oscar Piastri (McLaren) que havia sido superado pelo piloto da Mercedes em quarto. Charles Leclerc (Ferrari) vinha em quinto, mas já um pouco distante de Piastri. Destaque para excelente largada de Pierre Gasly (Alpine), que de décimo superou os dois Aston Martin de Fernando Alonso e Lance Stroll, e vinha grudado na caixa de câmbio de Sergio Pérez. Na décima volta Carlos Sainz (Ferrari) com o uso do DRS supera Fernando Alonso, e sai a caça à Gasly. Na volta seguinte Sainz ataca Gasly na curva 1, e o francês resiste bravamente ao espanhol, só sendo superado duas curvas depois, após andarem lado a lado quase se tocando por diversas vezes. Lando Norris via rádio pergunta se a batalha deles era somente contra Verstappen, ou poderiam ser ameaçados por mais alguém. Com a estratégia de largar com pneus macios, Hamilton alcança e supera Lance Stroll (Aston Martin), e chega a décima colocação, e a zona de pontos. Com 17 voltas completadas Lando Norris reduz a diferença para Verstappen para menos de um segundo, passando a ter chances de utilizar o DRS. Verstappen reclamava que seu carro não respondia corretamente na curva Arie Luyendyk, e na volta seguinte não teve nenhuma condição de se defender de Norris, que assume a liderança da corrida. Em três voltas Norris já abre mais de dois segundos de vantagem sobre Verstappen, que tem Russell em terceiro, seguido por Piastri, Leclerc, Pérez, Sainz, Gasly, Hamilton e Alonso. A Ferrari com um ótimo desempenho permite a Leclerc incomodar Piastri, que não consegue nem encostar em Russell, nem desgarrar do ferrarista. Na volta 23 Hamilton, que já era o nono, mas não conseguiu superar Gasly, vai aos boxes e coloca pneus duros. Na volta seguinte a Ferrari chama Leclerc para sua parada. Na volta 25 a Mercedes chama Russell para evitar um possível undercut de Leclerc. No entanto a equipe se atrapalha e Russell perde muito tempo, e com isso Leclerc ganha a posição. Duas voltas depois é a vez de Verstappen fazer sua parada, e imediatamente a McLaren chama Norris para também colocar pneus duros. Piastri agora era o líder, e a equipe decide que ele teria de fazer quatro voltas à mais que o plano original, para evitarem qualquer surpresa por parte da Red Bull. Antes de completarem a volta 33 os dez primeiros eram: Piastri, Norris, Verstappen, Leclerc, Russell, Gasly, Pérez, Sainz, Hamilton e Hülkenberg. Com sete segundos de vantagem, a McLaren chama Piastri para troca, deixando Norris novamente na frente, e com já mais de sete segundos à frente de Verstappen. Para Piastri a estratégia não foi das mais acertadas, já que ele voltou a pista somente na quinta posição, atrás de Leclerc e Russell. Com um ritmo forte Piastri recupera a posição frente a Russell na volta 40 Gradativamente Piastri tira a desvantagem, e volta a se aproximar de Leclerc, projetando uma boa disputa por um luar no pódio. Hamilton faz nova parada na volta 48, e recoloca pneus macios para as 24 voltas restantes. Hamilton imediatamente estabelece a melhor volta da corrida, e passa a ter condições de brigar pelas posições de Sainz e Perez, que eram respectivamente sétimo e oitavo colocados. Desta feita a Mercedes chama também Russell para nova troca, e coloca pneus macios, mas estes usados, com Russell voltando a corrida à frente de Hamilton. Lá na ponta Norris já havia aberto mais de 15 segundos sobre Verstappen. Leclerc consegue manter uma distância segura sobre Piastri, e ao mesmo tempo tenta se aproximar de Verstappen.  Faltando dez voltas para o final os pneus de Norris perdem desempenho, o deixando sem chances de brigar com Pérez e Sainz, e ficando ameaçado de perder a sétima colocação para Hamilton. Se a decisão foi acertada para Hamilton, que havia largado de décimo quinto, foi péssima para Norris, que havia partido da segunda fila do grid. Na volta final Norris a

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